O empréstimo de livros é uma prática usual entre amigos, colegas de trabalho/estudo e familiares, devido aos interesses em comum que compartilham. Isso se torna possível graças à confiança depositada uns nos outros a ponto de permitir o uso de um bem particular. Assim, utilizam os livros de sua rede de contatos como uma alternativa à compra e a empréstimos em bibliotecas.

O empréstimo de livros em bibliotecas e a compra em livrarias apresentarem algumas desvantagens. O primeiro possui datas rígidas de devolução, localização de difícil acesso dependendo da residência do leitor e falta de exemplares em certos períodos do ano, como próximo dos exames escolares. Já a compra não é muito apropriada quando se deseja realizar uma consulta em trechos/capítulos do livro onde o interesse é voltado para parte dele e não no todo. Neste último caso, a compra do livro se torna financeiramente custosa se comparada ao empréstimo.

Contudo, mesmo o empréstimo entre amigos enfrenta o problema do desconhecimento dos livros que seus amigos estão dispostos a compartilhar.

A fim de superar essas dificuldades, propomos facilitar o intercâmbio de livros através de um sistema web, a bigLib, onde estariam representadas todas estas entidades (livros, amigos, bibliotecas pessoais) e as relações que se estabelecem entre elas, para promover o uso compartilhado do bem. Em outras palavras, os leitores estariam conectados à bigLib como numa rede social, na qual cada usuário tem acesso aos livros de sua rede de contatos.

BigLib permitiria que o cadastro dos exemplares fosse feito através do número ISBN no código de barras, ou manualmente, inserindo informações como, estado do livro, conteúdo, categoria, etc. Nessa plataforma, as buscas por livros seriam feitas por títulos, autores e palavras chaves (tags). Os resultados devolvidos poderiam conter, além da localização do livro e dos comentários e avaliações dos leitores.

Uma vez selecionado o livro, o dono do livro poderá decidir se deseja emprestar pessoalmente, ou enviá-lo por algum sistema de entrega.

A bigLib estimularia a leitura, beneficiando uma grande faixa de pessoas, principalmente estudantes. Além do mais, com o crescimento do número de usuários da internet e da popularidade das redes sociais, a participação dos leitores no processo de avaliação dos livros (com comentários e rankings) poderia transformar a bigLib em uma referência na busca pelo conhecimento.