MAC499 Trabalho de Formatura Supervisionado
Aluno: Douglas Alves dos Reis
Professor Supervisor: Walter Figueiredo Mascarenhas
Tema: Software para dados de mercado visando pesquisa acadêmica
Código - Monografia - Apresentação - Poster

 
 
Objetivo do Trabalho

Neste trabalho, desenvolveremos um software que proporcione acesso rápido e fácil a dados públicos de mercado (como por exemplo precificação de ações, derivativos ou títulos de renda fixa) a usuários de pesquisa acadêmica.


Resumo da monografia

Após uma breve explicação dos ativos de mercado para os quais a aplicação dará suporte, a monografia tratará de explicar as funcionalidades do mesmo, bem como os passos e tecnologias adotados para tal desenvolvimento.


Atividades já realizadas

Até o momento, consultou-se ao professor que orientará este trabalho no esforço de, além da definição do tema, encontrar soluções e definições pertinentes ao andamento do trabalho. Também foram realizadas pesquisas sugeridas pelo professor e teve início a codificação de uma primeira versão na qual se sucederá constantes melhorias até o fim da disciplina.


Cronograma de atividades

  • Abril - Modelagem e pesquisa de tecnologias para o desenvolvimento e fontes de dados que utilizaremos.
  • Maio - Coleta de requisitos e estudo das tecnologias adotadas.
  • Junho - Codificação (versão minimal).
  • Julho - Levantamento/ Codificação de novas funcionalidades.
  • Agosto/Setembro - Refinamento do software e entrega da versão preliminar.
  • Outubro/ Novembro - Monografia e pôster.
  • Dezembro - Preparativos finais para a entrega.


  • Estrutura esperada da monografia

    A monografia terá duas partes principais: a primeira mais técnica e extensa que tratará a etapa de pesquisa, passando pelas implementações realizadas até as aplicações e resultados observados.
    A segunda tratará de assuntos relacionados à forma como o trabalho foi realizado juntamente com a contribuição que cada disciplina teve durante o curso para realização do trabalho. Também serão citadas quais satisfações e dificuldades puderam ser observadas no decorrer do trabalho. Por fim, discutiremos qual prosseguimento será dado ao mesmo.