O
Projet Veolia trata-se de um projeto de traçabilidade de containers marítimos desenvolvido por dois estudantes de Engenharia da Computação e um de Engenharia Eletrônica para a empresa francesa Veolia.

VEOLIA Environement é o unico grupo mundial a juntar sob uma marca única um conjunto de serviços ao meio ambiente nos setores de agua, gestão de dejetos, energia e transporte. Veolia Propreté France Recycling (VPFR) é a estrutura de comercialização de matérias primas recicladas por Veolia, sua função principal é a venda desses materiais. Juntas VEOLIA e VPFR lideram o comercio e reciclagem de Papel, Papelão e plástico na Europa, e a sua exportação para o mercado asiático (China, Coreia e Malásia) que gira em torno de 20.000 containers marítimos por ano.

Esse comércio com a Asia é altamente controlado, e a empresa necessita de autorizações e regulamentações internacionais, bem como uma maneira de garantir a traçabilidade desses produtos. Hoje,
dossiers em papel são enviados pelo correio para clientes e a alfândega, sendo que em caso de perda ou atraso na entrega desses documentos, taxas de frete e/ou custos de armazenamento e retenção de container podem vir a representar prejuízos significantes para VPFR.

Esse projeto consistiu em uma tentativa da empresa VEOLIA de avançar o mercado com técnicas de informática e traçabilidade. Aravés do desenvolvimento de um sistema de informação online, atrelado ao potencial de leitores de RFID embarcados em dispositivos PDA, esse projeto teve como objetivo avançar o estado da arte e melhorar todo o processo de exportação para as matérias comercilizadas pela empresa. O uso de RFID principalmente, trás uma nova dinâmica dentro do que tange a traçabilidade completa da cadeia de valor da empresa(desde o sítio de carga de containers, aos portos de embarque e desembarque até a entrega por via terrestre ou férrea ao ao cliente final: a papelaria asiática). A solução apresentada constitui em selar mecanicamente cada container com uma trava RFID contendo um dossie completo com diversos documentos informando procedência, cliente, bem como imagens do container. De modo a acessar essas informações, clientes foram munidos de um PDA ou por intermédio de um site web.