Nome: Everton Topan da Silva

Supervisor: Alfredo Goldman

Tema: Sistema web de achados e perdidos para a comunidade USP

Resumo

É muito comum as pessoas perderem objetos pessoais, e estes serem encontrados por alguém que gostaria de devolve-los, para isso em diversos locais há o serviço de achados e perdidos, que faz uma ponte entre quem perdeu e quem achou o objeto. Normalmente esse serviço necessita de um local para guardar os itens e pessoas para supervisionar o local, até mesmo quando o serviço é oferecido online como já acontece no metrô de São Paulo e nos correios.

Esse sistema tem a desvantagem de necessitar de um intermediário entre quem perde e quem encontra o objeto, pois nem sempre esse intermediário existe, ou está disponível. Aproveitando a web e sua usabilidade, foi pensado um site que pode eliminar esse intermediário, fazendo toda a comunicação entre as partes acontecer online. Esse site será implementado visando seu uso dentro da Universidade de São Paulo, mas por se tratar de um software livre, será possível, para aqueles que gostem da ideia, adaptar o código e usar o sistema em outros lugares.

A licença escolhida para esse projeto é a GNU Affero General Public License Version 3 (AGPL-3) [1], garantindo que caso o código seja modificado, ele deve ser liberado para a comunidade sobre a mesma licença, portanto qualquer produto derivado deste deve ser software livre.

O trabalho será essencialmente a implementação desse site, um local onde seja possível cadastrar itens perdidos ou encontrados, com descrição, foto e local. Além disso o site permitirá que os usuários se comuniquem para que os objetos sejam devolvidos, o sistema também permitirá que um usuário que perdeu algo, possa oferecer uma recompensa a quem encontrá-lo.

Objetivos

Desenvolver um sistema de achados e perdidos web, onde as pessoas possam cadastrar objetos encontrados ou perdidos na USP e facilitar a comunicação entre as duas partes.

Atividades já realizadas

  • Pesquisa sobre outros sites de achados e perdidos
  • Escolha da tecnologia (Ruby on rails)
  • Geração do primeiro backlog (Histórias aqui)
  • Estudo sobre ontologias (pois serão aplicadas no sistema)
  • Configuração do ambiente de desenvolvimento
  • Escolha e estudo das bibliotecas que serão usadas no sistema

Cronograma

Atividade Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro
Estudo e escolha das tecnologias X X            
Estudo de ontologias e como implementa-las no sistema   X X X        
Desenvolvimento     X X X X X  
Monografia       X X X X X
Apresentação             X X
Poster             X X

Estrutura esperada da monografia

Parte Objetiva
  1. Introdução
  2. Visão geral do sistema
  3. Explicação das tecnologias
  4. Atividades realizadas
  5. Resultados
  6. Conclusão
  7. Bibliografia
Parte Subjetiva
  1. Desafios
  2. Paralelos com as disciplinas do BCC relevantes para o trabalho
[1] http://www.gnu.org/licenses/agpl-3.0.html