Resumo da monografia

O GPS e a bússola digital são tecnologias que, embarcadas em dispositivos móveis, estão em crescente utilização. Hoje já é possível encontrar diversas aplicações que utilizam esses recursos.

Apesar dessas tecnologias fornecerem os dados necessários para que aparelhos se comuniquem através de referências geográficas, são raras as aplicações que permitem que um dispositivo envie uma mensagem a outro pelo simples fato de estar “apontando” para ele. A proposta desse trabalho de conclusão de curso (TCC) é a criação de uma biblioteca que cumpra essa funcionalidade e que independa de servidores externos. Pretendemos implementar um protocolo ad hoc sem fio entre dispositivos móveis e verificar a viabilidade de otimizar a identificação de um aparelho de destino através da virtualização de uma camada de baixo nível do modelo TCP/IP.

A implementação do protocolo e as funções básicas para a sua utilização serão disponibilizadas como uma biblioteca de código aberto. A fim de atestar a funcionalidade da nossa biblioteca, ela será utilizada na implementação de um jogo simples.