Proposta de Monografia
Tema:
Geração de Mundo para Jogos Eletrônicos.
Aluno: Gustavo Teixeira da Cunha Coelho
Supervisor: Marco Dimas Gubitoso
Resumo:
Vários tipos de jogos eletrônicos suportam-se na geração procedural conteúdo para
gerar jogabilidade que possa ser considerada "interessante" por seus usuários. Um desses
conteúdos é o "mundo do jogo", sendo tal que "mundo" pode ser composto de
informações tais como seu terreno, climas, biomas, ecossistemas e a existência de civilizações.
Essa monografia destina-se então ao entendimento de técnicas de geração procedural para
tais fins de geração de mundo, e a implementação de rotinas que formarão uma biblioteca para fins
de uso em jogos eletrônicos.
Objetivos:
- O estudo e implementação de algoritmos geradores de terrenos.
- Implementação de um vizualizador de tais mapas de altura.
- Implementação de geradores de informação no mapa, tais como biomas e
ecossistemas.
- Identificador de áreas com potencial de população humana e a geração
de protótipo de tais civilizações.
Atividades já realizadas:
- Implementação dos algoritmos Value Noise e Perlin Noise
para de mapas de altura.
- Implementação de um vizualizador de mapas de altura.
Cronograma de Atividades
- Março: Escolha do tema, que seria geração de algoritmos para Jogos Eletrônicos, e a procura de um orientador para o projeto.
- Abril: Escolha da temática de geração de ambiente, primeiros estudos sobre algoritmos geradores de mapas de altura. Avaliação de Monografias anteriores.
- Maio: Implementação dos algoritmos de geração de mapas de altura Value Noise e Perlin Noise, início da implementação do visualizador de mapas de altura.
- Junho: Refinamento do visualizador e implementação de mais algoritmos de mapas de altura.
- Julho: Término do vizualizador, ínicio da geração de conteúdo do mapa.
- Agosto: Mais implementação de geração de conteúdo, ínicio da implementação do identificador de áreas habitáveis.
- Setembro: Mais implementação e estudos, entrega de prévia da Monografia.
- Outubro: Acabementos finais do projeto e na monografia.
- Novembro: Criação do pôster e apresentação do projeto.
- Dezembro: Entrega final da monografia.
Estrutura Esperada da Monografia
- Introdução
- Conceitos e Tecnologias Estudadas
- Atividades Realizadas
- Geração de mapas de altura
- Visualizador de mapas de altura
- Geração de conteúdo do mapa
- Resultados e Produtos obtidos
- Conclusões
- Bibliografia
- Parte Subjetiva
- Desafios e Frustrações
- Disciplinas Cursadas e Relevantes ao projeto
- Comentários Finais