Aluno: Leonardo Haddad Carlos
Orientador: Marco Dimas Gubitoso
Coorientador: Guilherme Fernandes Otranto
Marco Dimas Gubitoso é graduado em Física pela Universidade de São Paulo, mestre em Física pela Universidade de São Paulo, doutor em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo e orientador do projeto CodeWay.
Leonardo Haddad Carlos é graduando do curso de Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo e está desenvolvendo o projeto CodeWay como Trabalho de Conclusão de Curso do mesmo.
Guilherme Fernandes Otranto é graduado no curso de Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo, doutorando em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo e coorientador do projeto CodeWay.
Desenvolvimento de um software voltado para o ensino de computação, usando interatividade para facilitar e acelerar o processo de aprendizagem.
Ferramenta Unity, que permite, entre outras funcionalidades, a manipulação de modelos 3D e entrega em diversas plataformas, desde dispositivos móveis até aplicações desktop.
Elaboração de um conteúdo progressivo, com aumento gradual da complexidade computacional. Será utilizado um método de codificação chamado Blockly, que permite que o usuário do aplicativo manipule pequenos blocos visuais configuráveis, cada um representando uma ação ou um controle de fluxo diferente. Esse método já é adotado atualmente por instituições renomadas, como o MIT, Harvard, Berkeley e o projeto Code.org.
Referêcias/Inspirações:
→ Code.org
→ Code Academy
→ Code Combat
→ MIT Open Courseware – Introduction to Computer Science and Programming
→ MIT App Inventor
→ Lightbot
→ Inclusão de programação no currículo do Reino Unido
Segue o cronograma com as atividades previstas para realização do projeto:
Construção do objeto básico de Blockly que será usado para representar todos os comandos que serão disponibilizados.
Implementação da transcrição de um objeto para uma sequência representativa de comandos.
Implementação da transcrição de uma sequência de comandos, definida pelos padrões da Transcrição de Objetos, para que seja possível gerar objetos de comandos através dessa sequência (permitindo, assim, importação e exportação de um código).
Possibilidade de execução do código criado em um cenário controlado e contextualizado dentro do app.
Criação da versão preliminar da monografia, a ser entregue no dia 18/10.
Elaboração da versão final da monografia e implementação do acabamento do aplicativo e de funcionalidades adicionais.
Entrega da versão final da monografia.
Existem muitas possibilidades de melhorias e expansões para o projeto.
Entre as melhorias já consideradas, as mais relevantes são:
Implementação de jogos de comandos (como Code Combat e Light Bot) e de outras formas de contextualização que apresentem desafios a serem resolvidos através da criação e uso dos scripts corretos.
Referências de código mais robustas e uma exploração mais profunda das linguagens de programação mais usuais.
Atividades de ensino com representação e aplicação de algoritmos conhecidos.
Sequências de ensinamentos organizados de forma a atingir um objetivo ou assunto específico. Pode incluir ferramentas relacionadas às outras possíveis implementações listadas.