Andar [Super Mario Bros, Super Meat Boy]
Correr [Super Mario Bros, Super Meat Boy]
Agachar [Super Mario Bros, Contra]
Nadar [Super Mario World, Alex Kidd]
Pular [Super Mario Bros, Super Meat Boy]
Pulo Duplo [I Wanna Be The Guy, Hollow Knight]
Pulo longo após carregar por 1s parado [Super Mario 2]
Pulo maior, pegando impulso ao pular em cima de inimigos [Super Mario, Braid, Donkey Kong Country]
Pular mais longe devido ao "momentum" provindo de uma plataforma em movimento [Celeste]
Impulso para cima ao bater em espinhos e inimigos abaixo de você [Hollow Knight, Super Mario World (rodar o corpo)]
Impulso para cima por meio de explosão de bombas [Metroid]
Impulso para cima ao atirar para baixo [20XX (metralhadora)]
Dash em uma direção [Castlevania SOTN, Mega Man X, 20XX]
Dash etéreo (passa por inimigos) [Hollow Knight (shade)]
Dash nas 8 direções [Celeste]
Super Dash para cima [Castlevania SOTN]
Super Dash para frente [Hollow Knight (crystal heart), Sonic 2 (carrega o rolamento), Alex Kidd Shinobi (balançar em poste)]
Wall Slide [Super Meat Boy, Celeste, Hollow Knight]
Wall Jump [Super Meat Boy, Celeste, Hollow Knight]
Wall Climb [Celeste, Contra 3, Mark of the Ninja, Little Samson, Strider]
No Celeste é limitado: quando acaba o fôlego, você cai.
No Contra 3 você pode ficar grudado na parede continuamente e até atirar de lá.
Voar livremente [Rogue Legacy (dragon class), Zelda 2 (forma de fada)]
Voar dando impulsos contínuos [Kirby's Dream Land, Super Mario World (capa)]
Planar (gliding) [Super Mario 2 (Peach), Super Meat Boy (Ninja do Arco-Íris), Cocoron (jetpack)]
Cair com menor velocidade [Earthworm Jim, Mark of the Ninja]
Rolar em formato de bola [Sonic, Mega Turrican, Metroid]
Subir escadas [Super Mario (plantas escaláveis), Mega Man]
Segurar em barras/teto e se mover horizontalmente [Earthworm Jim, Contra 3, 20XX, Mark of the Ninja]
Rappel (se mover automaticamente se segurando em uma corda) [Earthworm Jim]
No Bionic, se estiver perto da plataforma, ele sobe nela.
Mantém o "momentum" se o personagem se largar da corda, voando para frente.
Inversão da gravidade (tanto do player quando de objetos) [VVVVVV, Limbo, Strider]
Subir em plataformas se pendurando na borda [Fez, Mark of the Ninja, Earthworm Jim]
Blink (teleporte small-range) [Cuphead]
Teleporte targetável [Mark of the Ninja (mark of serenity)]
Long-range grappling hook, em que você é puxado pela corda (tipo teia do spiderman) [Mark of the Ninja]
Close-range [Bonks Adventure (cabeçada), Castlevania SOTN (soco)]
Close-Range contínuo [Castlevania SOTN (girar corrente), Donkey Kong (martelo do mario)]
Mid-range [Hollow Knight, Strider]
Long-range [Castlevania (corrente), Earthworm Jim (chicote), Strider]
Ataque que dá dano ao redor do player [Super Mario 3 (girar rabo), Hollow Knight (ciclone), Super Mario World (girar capa)]
Atacar para baixo no ar [Zelda 2, Ducktales, Shovel Knight]
Uppercut [Castlevania SOTN (shoryuken)]
Estocada (dash+atk) [Donkey Kong Country (peixe espada), Wario Land (ombrada), Shovel Knight]
Projétil simples em trajetória reta [Mega Man, Contra, Metal Slug]
Projétil em trajetória de parábola [Castlevania (machado), Super Mario 2 (bomba), Mega Man (bomba)]
Projéteis em formato de cone [Bionic Commando, Cuphead (triângulos vermelhos), Mega Turrican]
3 projéteis, um para frente, um para baixo e um para cima do player [Bionic Commando, Mega Turrican, Cocoron]
Projétil que quica no chão [Super Mario (flor), Shovel Knight (bolinha verde)]
Carregar super-tiro [Mega Man X, 20XX, Super Metroid, Cuphead]
Projétil que sai do ataque da espada [Zelda 2 (ataque com vida cheia), Hollow Knight (charm das larvas)]
Projétil que gruda no que acertar e explode depois de um tempo [Mega Man 2]
Alternativa: "chutar" blocos em inimigos [Ducktales]
Projétil que atravessa paredes [Super Metroid (wave beam)]
Projétil teleguiado [Cuphead (chaser), Mega Man X (homing missiles)]
Projétil boomerang [Mega Man (tesouras), Castlevania (cruz), Cocoron, Cuphead]
Atirar em 8 direções [Cuphead, Mega Man 2 (metal)]
Low-range, low fire rate, em cone
Flamethrower [Contra 3, Mega Man X]
Laser [Earthworm Jim]
High-range, low fire rate, piercing.
High-range, high fire rate.
Pular em cima de inimigos [Super Mario, Braid]
Ao bater no chão, geralmente acontece algo (mario: os monstros terrestres viram de ponta cabeça; bonk's: todos os bixos são petrificados)
Dar dano no ar, enquanto pula [Sonic (virando bolinha), Ninja Gaiden (habilidade de girar espada no ar), Metroid, Bonks Adventure]
Aura de dano constante [Hollow Knight (heroic odour)]
Dar dano em uma área acima de você [Hollow Knight (shriek)]
Plantar uma mina no chão, matando quem pisar em cima [Mark of the Ninja]
Plantar um explosivo estático que explode depois de um tempo [Metroid, Little Samson (forma de rato), Fez]
Inimigo explodir ao morrer, podendo matar outros por perto [20XX (decontructor's might)]
Invocar chuva ácida que pega a tela inteira [Castlevania SOTN]
Tacar fogo no chão [Castlevania, Castlevania SOTN]
Círculo que surge do player e se expande, eliminando inimigos próximos [Mega Turrican, 20XX (force nova)]
Invulnerabilidade temporária [Mega Man (ao tomar hit), Super Mario (estrela)]
Phase (ignorar colisão com inimigos e espinhos) [Castlevania SOTN (aspecto da névoa), Hollow Knight (dash negro), Shovel Knight (phase amulet)]
Escudo em forma de círculo em volta do player que protege contra dano [Sonic 1 (powerup), Mega Turrican]
Empunhar um escudo, que mantém o personagem parado e bloqueia tudo em sua frente [Castlevania SOTN, Bastion]
Escudo passivo, que não demanda que o personagem fique parado, e que bloqueia projéteis [Zelda 2]
Eliminar projéteis inimigos atacando com a espada [Ninja Gaiden, Alex Kidd Shinobi]
Não tomar dano de espinhos [Little Samson (robô)]
Parry (bloquear dano apertando um botão bem na hora do impacto) [Cuphead]
Curar vida [Hollow Knight (focus soul)]
Vida extra/Armor [Hollow Knight (corações azuis), 20XX (armor cinza)]
Orbitais que defendem o player de dano e projéteis [Hollow Knight (dreamshield), Mega Man 2 (folhinhas), Castlevania SOTN (livro), Bionic Commando (powerup)]
Imunidade a lava/ácido [Hollow Knight (isma's tear)]
Arma que cria plataformas estáticas [Mega Man]
Arma que cria plataformas que se movimentam horizontalmente [Mega Man 2]
Arma que cria plataformas que se movimentam verticalmente [Mega Man 2]
Mana-steal [Rogue Legacy (spellthief class), Hollow Knight]
Life-steal [Rogue Legacy]
Retorno de dano [Rogue Legacy (retribution sword), Hollow Knight (charm dos espinhos)]
Ao atacar, lança os inimigos para longe [Hollow Knight (heavy blow charm)]
Diminuir cooldown entre ataques melee [Hollow Knight (quick slash)]
Aumentar range do ataque melee [Hollow Knight (longnail)]
Summonar personagens que ajudam o player [Hollow Knight (moscas e aranhas), 20XX (drones)]
Atordoar inimigos [Mark of the Ninja (flare)]
Boost de movespeed [Hollow Knight (sprintmaster charm), Rogue Legacy (hokage class)]
Boost de atk dmg [Rogue Legacy (hokage class), Hollow Knight (nail upgrade, shaman stone)]
Usar chave em portão [Super Meat Boy, Braid, Zelda 2]
Interagir com botões/alavancas para abrir uma porta ou uma seção do level [Super Meat Boy, Shovel Knight, Hollow Knight]
Empurrar pesos em botões [Sonic 1, Limbo]
Empurrar/puxar/pegar caixas para servirem como plataformas [Limbo, Fez]
Mover plataformas por meio do nível da água [Fez]
Explodir obstáculos com bombas [Super Mario 2, Fez, Super Metroid]
Tripwires que, quando o player encosta, engatilham alguma armadilha [Mark of the Ninja]
Bloquear spawner de inimigos/projéteis colocando algo em cima (tipo uma rolha) [Super Mario 2]
Pickpocket [Mark of the Ninja]
Lockpicking [Mark of the Ninja]
Estática [Super Mario]
Se move sobre abismos [Super Mario]
Desce conforme você fica em cima [Super Mario]
Se desfaz depois que você toca nela por um certo tempo [Super Mario, Super Meat Boy]
Pilar que aparece do chão e retorna periodicamente (elevando o player) [Super Mario 2 (esguichos de água), Sonic 1]
Se retrai por alguns milisegundos [Mega Man]
Some e aparece em série, exigindo memorização [Mega Man, Alex Kidd Shinobi, I Wanna be the Guy]
Segue um circuito e o jogador tem que se manter em cima, enquanto desvia de obstáculos e inimigos [Mega Man 2, Super Mario World]
Em que o sentido do movimento é controlado por uma alavanca [Braid]
Em que o jogador voa pelo cenário [Super Mario 2 (tapete voador)]
Se move automaticamente a partir do momento que o jogador sobe nela [Ducktales (carrinho da mina), Super Mario World (sequência de caveiras em cima da lava), Shovel Knight, Little Samson]
Escorregador que faz o jogador deslizar, mas ainda podendo pular. [Sonic 1, Sonic 3]
Gangorra, na qual o jogador fica de um lado enquanto lança algo pesado do outro, sendo ejetado para cima [Sonic 1]
Escorregadia, que diminui o atrito do personagem com o chão [Sonic 3, Mega Man]
Que cai quando o jogador encosta nela, mas não se desfaz [Celeste, Sonic 3, Super Mario 3, Shovel Knight]
Que exige que o player fique pulando em cima para se movimentar [Super Mario 3 (parafuso), I Wanna be the Guy]
Muda a direção do movimento conforme o player pula em cima [Super Mario 3 (amarela com setinhas)]
Bola, na qual o player tem que ficar se equilibrando e pulando para trás enquanto ela se movimenta [Limbo]
Trampolim ou mola que impulsiona o player ao fazer contato [Super Mario, Sonic]
Andar para o fim da tela e aparecer do outro lado [VVVVVV, Super Mario 2, I Wanna be the Guy]
Portais conectados que teleportam o player [Super Meat Boy (mantém velocidade), 20XX]
Subir em projéteis para voar em cima deles [Super Mario (bala de canhão), Super Mario 2 (ovo)]
Rede/Grade em que o jogador pode se pendurar (no eixo Z) e andar em qualquer direção (X e Y) [Braid, Super Mario World]
Esferas com uma aura de repulsão [Super Meat Boy]
Corda que, ao pegar, te puxa para um lugar mais alto [Sonic 2]
Furacão que se movimenta horizontalmente e leva o player junto [Little Samson]
Vento que empurra o jogador horizontalmente [Celeste, Shovel Knight]
Ventilador empurra o jogador para cima, e o mantém oscilando no ar [Super Meat Boy, Shovel Knight]
Objeto coletável que permite pular novamente [Sonic 2, Celeste (pico-8 version)]
Objeto coletável que permite dar mais um dash [Celeste (diamantes)]
Esfera que ricocheteia o personagem (tipo "pinball") [Sonic 1, Celeste]
Buraco [Super Mario]
Espinho [Super Mario]
Lava/Ácido [Super Mario, Hollow Knight]
Bastões que giram [Super Mario]
Objetos que deslizam pelo chão [Donkey Kong (barril), Super Mario (casco), Ducktales (bloco), Bubble Bobble]
Areia movediça que puxa o player para baixo [Super Mario 2]
Serra elétrica (parada; indo e voltando em uma direção; girando na extremidade de bastões) [Super Meat Boy]
Objeto que surge dos cantos da tela e se move horizontalmente até o outro lado [Zelda 2 (bolas de fogo)]
Estalactite que cai quando você se aproxima (uma vez só) [Ducktales, Hollow Knight]
Goteira (cai continuamente) [Zelda 2, Alex Kidd Shinobi]
Esfera que gira em torno de um eixo [Super Mario 3]
Canhão que atira projéteis em uma direção fixa periodicamente [Super Mario, Braid]
Projétil teleguiado [Super Meat Boy (míssil)]
Projétil mirado na posição em que o player estava quando foi lançado [Zelda 2 (cabeças na parede), Celeste (lasers da Badeline), Super Meat Boy (olho)]
Projéteis em várias direções [Mega Man, 20XX]
Anda para frente e para trás de maneira levemente aleatória e ataca periodicamente [Castlevania SOTN (esqueleto), Zelda 2]
Carrega um ataque, parado, e depois se lança para frente rapidamente [Castlevania SOTN (lanceiro), Hollow Knight]
Invoca pilar na posição do player [Rogue Legacy (mago verde)]
Reflete projéteis [20XX]
Só anda reto [Super Mario (goomba)]
Fica parado e quando o player chega perto, pula nele [Castlevania SOTN, Ninja Gaiden]
Anda pulando [Zelda 2, Hollow Knight (monstro cinza, sapo roxo), Super Mario 3 (fake bloco)]
Projéteis em linha reta [Super Mario 2, Bionic Commando, Hollow Knight]
Projéteis em trajetória de arco [Mega Man 2 (trabalhador com martelo), Zelda 2 (monstro dos malabares), Super Mario 3 (tartaruga dos martelos)]
Projéteis em forma cone [Hollow Knight (mosca)]
Projétil boomerang [Castlevania SOTN, Zelda 2]
Projétil mirado na sua posição futura de acordo com a velocidade atual [Zelda 2 (lizard da cerca)]
Com escudo, que quando vai atirar, retrai o escudo [Mega Man, Mega Man 2, Bionic Commando]
Spawna outros inimigos menores [Super Mario 2, Rogue Legacy (boss slime verde), Zelda 2 (slime azul grande)]
Ressuscita depois de algum tempo [Castlevania SOTN (esqueleto vermelho), Super Mario 3 (tartaruga undead)]
Spawna uma bomba [Super Mario Land, Hollow Knight]
Fica lançando coisas para baixo [Super Mario (lakitu), Super Mario 2, Zelda 2 (lança fogo)]
Desce do céu, para e voa reto. [Super Mario 2, Zelda 2]
Quando o player se aproxima, dá dash na dele [Mega Man, Hollow Knight (monstro roxo)]
Voa em percurso senoidal [Mega Man, Castlevania (medusa), Hollow Knight (summons do boss No Eyes)]
Voa em percurso de onda quadrada [Zelda 2 (cabeça de lobo)]
Quica nas paredes e plataformas como bolas do Pong [Zelda 2, Super Mario (bolas de fogo nas salas de boss), Hollow Knight (moscas grandes)]
Apenas flutua [Hollow Knight (água viva)]
Surge da extremidade inferior da tela, voando em alta velocidade [Super Mario (peixe), Zelda 2 (peixe caveira)]
Aranha que desce e sobe em sua teia conectada no teto [Zelda 2]
Brota do chão e volta a se esconder [Super Mario (planta carnívora), Braid (coelho), Zelda 2 (monstro do deserto)]
Circunda plataformas [Super Mario 2 (bolinha de choque), Super Meat Boy (geléia vermelha), Hollow Knight]