Trabalho de Formatura

Manipulação de segmentações hierárquicas de imagens baseada em árvores de componentes

Introdução:

Métodos de representação hierárquica de imagem, vídeo e análise multimídia visam explorar a representação visual como um espaço de escala orientado por região. Esses métodos produzem uma hierarquia de partições composta por um conjunto de partições em diferentes níveis de detalhe, em que a representação em níveis mais refinados é aninhada em relação àquelas em níveis mais grosseiros. Esse tipo de estrutura de dados foi aplicada com sucesso em sensoriamento remoto, detecção de objetos e reconhecimento de ações humanas.

Métodos não hierárquicos, tal como o método proposto por Felzenszwalb e Huttenlocher [1], que usam uma medida de similaridade para mesclar duas regiões adjacentes para produzir uma segmentação, podem também ser transformados, sem perda de qualidade, em métodos hierárquicos através da incorporação de algumas novas propriedades [2].

Apesar das várias maneiras existentes de calcular hierarquias de partições, o desenvolvimento de métodos eficientes e eficazes não é uma tarefa fácil devido às informações semânticas necessárias para uma boa segmentação. Em [3], foi proposto um novo método hierárquico de segmentação em grafos direcionados que incorpora a informação de alto nível da polaridade de borda dos objetos desejados, a fim de promover para os níveis superiores da hierarquia as regiões candidatas mais parecidas com os objetos de interesse, facilitando assim os seus isolamentos. Porém, mais estudos visando a incorporação de outros atributos de alto nível ainda se fazem necessários a fim de reduzir a quantidade de falso positivos.

A visualização de uma representação hierárquica de imagem pode ser feita através da grade de Khalimsky do seu mapa de saliência de contorno [4]. Neste trabalho de formatura buscamos explorar a reorganização de hierarquias de partições de imagens, por meio de modificações nos grafos dos seus mapas de saliência, obtendo assim novas hierarquias via o mapeamento inverso de quasi-flat zones dos mapas modificados. O objetivo é destacar objetos de interesse na imagem, os promovendo para níveis superiores da hierarquia, sem a necessidade de muito poder de processamento. O projeto será desenvolvido majoritariamente em C.

Dado que os grafos dos mapas de saliência são grafos não direcionados, uma ideia é explorar os valores de extinção de atributos da Min-tree [5] do grafo de saliência para reordenar as partições. Também serão estudadas outras ideias provenientes de trabalhos recentes na área, tais como [6], [7] e [8].

Conceitos:

Vários métodos de segmentação não supervisionada de imagens usando grafos, consideram um grafo esparso G(V, E), no qual os vértices no conjunto V são os pixels e as arestas em E são definidas entre pixels vizinhos. Os pesos w(a, b) das arestas (a,b) \in E são dados por uma função de dissimilaridade entre as características dos pixels vizinhos (ex: magnitude do gradiente de intensidades), ou pela sua noção dual dada por uma função de afinidade/similaridade.

Para um dado grafo G(V, E) derivado da imagem, uma relação binária entre pixels contida no produto cartesiano V \times V que satisfaz as propriedades de reflexividade, simetria e transitividade, induz naturalmente uma segmentação da imagem, pois uma relação de equivalência permite particionar o grafo em classes de equivalência. Por exemplo, para um grafo não direcionado, considere a relação binária a \overset{\kappa}{\leadsto} b tal que existe um caminho interligando os pixels a e b, contendo apenas arestas com pesos abaixo de um dado limiar \kappa. As partições geradas por essa relação binária correspondem aos componentes conexos do grafo, após a remoção de todas as arestas com pesos maiores ou iguais à \kappa. Variando o parâmetro \kappa, é possível construir uma hierarquia das partições, conhecida como hierarquia de "quasi-flat zones" de G para os pesos w.

Segundo uma proposição teórica descrita em [4], para uma dada hierarquia conexa arbitrária H, sempre existe uma grafo com pesos w, tal que sua hierarquia de "quasi-flat zones" para w é precisamente H. Os mapas de saliência fornecem precisamente uma solução para esse problema.

Objetivos:

Atividades já realizadas:

  1. Leitura dos artigos [3] e [4].
  2. Familiarização com o código do artigo [3].
  3. Leitura do restante dos artigos.
  4. Implementação do cálculo do mapa de saliência e grade de Khalimsky.
  5. Implementação dos valores de extinção de atributos crescentes [5].
  6. Reorganização de hierarquias.
  7. Avaliação dos resultados.
  8. Escrita da Monografia
  9. ApresentaĆ§Ć£o

Cronograma:

Tabela de atividades
Atividades Mai Jun Jul Ago Set Out Nov
Estudo dos artigos [6], [7] e [8] X
Implementação do cálculo do
mapa de saliência e grade de Khalimsky
X
Implementação dos valores de
extinção de atributos crescentes [5]
X X
Reorganização de hierarquias X X
Avaliação dos resultados X X
Escrita da monografia X X X X
Confecção do pôster e apresentação X

Estrutura esperada da monografia:

Referências:

[1] Pedro F. Felzenszwalb, Daniel P. Huttenlocher
Efficient Graph-Based Image Segmentation,
International Journal of Computer Vision.
2004, vol. 59, pp. 167-181.
[2] Silvio Guimarães, Yukiko Kenmochi, Jean Cousty, Zenilton Patrocinio, Laurent Najman
Hierarchizing graph-based image segmentation algorithms relying on region dissimilarity: the case of the Felzenszwalb-Huttenlocher method,
Mathematical Morphology - Theory and Applications.
Dec 2017, vol. 2, issue 1, pp. 55-75.
[3] Hans H. C. Bejar, Silvio Jamil Ferzoli Guimarães, Paulo A. V. Miranda
Efficient hierarchical graph partitioning for image segmentation by optimum oriented cuts,
Pattern Recognition Letters.
Mar 2020, vol. 131, pp. 185-192.
[4] Jean Cousty, Laurent Najman, Yukiko Kenmochi, Silvio Guimarães
Hierarchical Segmentations with Graphs: Quasi-flat Zones, Minimum Spanning Trees, and Saliency Maps,
Journal of Mathematical Imaging and Vision.
2018, vol. 60, pp. 479-502.
[5] Alexandre Gonçalves Silva, Roberto de Alencar Lotufo
Efficient computation of new extinction values from extended component tree,
Pattern Recognition Letters.
2011, vol. 32 , pp. 79-90.
[6] Edward Cayllahua-Cahuina, Jean Cousty, Silvio Jamil F Guimarães, Yukiko Kenmochi, Guillermo Cámara-Chávez, Arnaldo de Albuquerque Araújo
Hierarchical segmentation from a non-increasing edge observation attribute,
Pattern Recognition Letters.
2020, vol. 131, pp. 105-112.
[7] Isabela Borlido, Gabriel B Fonseca, Zenilton Patrocinio Jr, Jean Cousty, Benjamin Perret, Laurent Najman, Yukiko Kenmochi, Silvio Guimarães
Exploring hierarchy simplification for non-significant region removal,
2020, Anais do XXXII Conference on Graphics, Patterns and Images.
[8] B Perret, J Cousty, SJF Guimarães, Y Kenmochi, L Najman
Removing non-significant regions in hierarchical clustering and segmentation,
Pattern Recognition Letters.
2019, vol. 128, pp. 433-439.