Facilitando o ensino da computação a distância através do uso de Livros Interativos

Alunos: Jiang Zhi, Larissa Goto Sala

Supervisores:

Prof. Dr. Carlos Hitoshi Morimoto,

Prof. Dr. Jose Coelho de Pina Junior

Resumo

Este trabalho tem como objetivo utilizar ferramentas tecnológicas para democratizar e promover o ensino e o aprendizado a distância da Ciência da Computação e áreas relacionadas. Para isso, pretende-se acessibilizar as ferramentas da plataforma de livros interativos Runestone Interactive para uso em cursos na língua portuguesa. As funcionalidades interativas como o ambiente de desenvolvimento integrado, visualização da execução de programas passo a passo e vários tipos de exercícios permitem que estudantes pratiquem no mesmo local que possuem a teoria, de forma fácil e intuitiva. Esta nova forma de ensino pode ser interessante para o aprendizado de lógica de programação e estruturas de dados. A implementação teve como resultados a tradução parcial da plataforma Runestone para o português brasileiro, a criação de um plugin para integrar suas atividades como parte dos cursos do Moodle, por ser um dos ambientes virtuais de aprendizagem mais utilizados no Brasil, e o aprimoramento de uma plataforma do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) para disponibilizar conteúdos e recursos do Runestone em português para livre acesso.