Hot Games

Aluno: Matheus Tararam de Laurentys
Supervisor: José Coelho de Pina

Resumo

Jogos combinatórios são chamados quentes quando suas posições são ativas, o que significa que ambos os jogadores querem fazer o próximo movimento. Jogos quentes são aqueles que geralmente proporcionam partidas interessantes. Antes de discutir essa classe de jogos, o texto apresentará ideias fundamentais para seu estudo. Os primeiros três capítulos apresentam e explicam os conceitos envolvidos com análise de jogos combinatórios. Nessa primeira metade, há grande foco na correspondência entre jogos e números e como jogos podem ser ou não números.

O quarto capítulo formaliza a ideia de temperatura e contém métodos para lidar com jogos quentes. O próximo capítulo usa de todo o conteúdo a fim de tratar de problemas mais avançados e discutir aplicações das definições. O sexto capítulo capítulo toma os conteúdos até então apresentados para provar um teorema importante e prover esse resultado para um jogo que permeia o texto, o Domineering. O texto acaba elencando possíveis próximos passos e áreas que não foram discutidas, apontando para algumas outras referências.

Cronograma

Iniciei meu projeto em Dezembro de 2019 com escolha do tema e decisão da referência base que iria utilizar. Até março, quando iniciei as atividades elencadas na tabela abaixo, eu me foquei principalmente em aprender teoria combinatória dos jogos, porém também realizei estudos em outras áreas. Como não havia decidido o foco que teria dentro de teoria combinatória dos jogos, eu passei tempo investigando assuntos, como complexidade e jogos de perseguição e evasão (especialmente o problema do anjo de Conway).

Após decidir o tema e de fato ter conhecimento suficiente sobre ele passei para imeplementação de alguns dos métodos. Conforme o conteúdo se solidificava eu ia planejando a monografia e esse período está elencado na tabela abaixo. Note que essa tabela não corresponde com exatidão às datas, mas não há desvios grandes.

Após desenvolver o tema suficientemente e decidir sobre o que seria a monografia passei a focar todos os meu esforços para a escrita, que se iniciou em Maio, mas só acelerou mesmo próximo do fim de Julho. Uma versão que tinha a maior parte do conteúdo básico, mas não os capítulos 5 e 6 foi finalizada perto do meio de Outubro. Após Outubro eu trablahei quase exclusivamente na monografia e deixei de detalhar as etapas.

Após outubro eu aprimorei os capítulos anteriores mas também adicionei conteúdos novos. Em especial, adicionei o Upper Bound para temperatura provado na tese de doutorado da pesquisadora Svenja Huntemann e todos os detalhes que julguei necessários.

Tabela com atividades atividades programadas

Activity Start Date End Date
Implement a game that has hot positions 27 / 03 27 / 05
Implement position evaluator for Domineering 28 / 03 27 / 05
Monography: Write sample to establish style 15 / 04 10 / 05
Implement partial numerical library 01 / 05 30 / 06
Implement partial temperature evaluation 30 / 06 07 / 07
Browse open problems 01 / 07 30 / 07
Monography: Write sequence of topics 30 / 07 15 / 08
Monography: Write main topic 30 / 07 15 / 08
Implement complete numerical library 31 / 07 Unfinished
Implement termograph plotting 31 / 07 Won't Do
Monography: Write the beggining of every section 15 / 08 30 / 08
Dialogue with problem 4 30 / 08 30 / 09
Connect evaluator to numerical library 30 / 08 30 / 09