MAC 499
Trabalho de Formatura

Programação Automática de Máquinas Morfológicas por Aprendizado Computacional


Como trabalho de formatura, prentedo utilizar meu projeto de iniciação científica que realizei com meu orientador e supervisor de mac499 Prof. Dr. Junior Barrera (IME/USP).

O projeto visa estudar aprendizado computacional de máquinas morfológicas para processamento digital de imagens e foi mantido por bolsa CNPq durante os anos de 1998 e 1999. Podemos dividir esse período em duas partes principais

A primeira parte do projeto, (1998-1998), foi constituída basicamente de leituras e visualizações de exemplos prontos. Durante os quatro meses dessa fase inicial, eu basicamente me familiarizei com os conceitos básicos de processamento de imagens, com o ambiente de trabalho e com o aprendizado computacional propriamente dito.

Já na segunda parte, (1998-1999), continuamos os nossos estudos e realizamos uma parte mais prática que constituiu da construção de um protótipo de OCR para dígitos manuscritos. Participei também do projeto REAL e iniciei minha participação no projeto que estou atualmente mais ativo, o projeto CAGE , possível "pedaço" do meu mestrado.

Esse período de aproximadamente um ano e meio foi muito importante para o meu aprendizado. Foi uma excelente introdução ao processamento digital de imagens bem como ao aprendizado computacional. É a base de praticamente todos os projetos que estou participando atualmente e também de parte do meu mestrado.

Relatórios:

1998-1998
ps | html

1998-1999
ps | html

Cartaz


PosterFinal.pdf

mail: caetano@linux.ime.usp.br

09 Jul 2000 por Caetano Jimenez Carezzato usando modelo de Thiago Teixeira Santos