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Programação Automática de Máquinas Morfológicas por Aprendizado Computacional

Aluno: Caetano Jimenez Carezzato
Orientador: Junior Barrera

Departamento de Ciência da Computação
Instituto de Matemática e Estatística
Universidade de São Paulo

21/Agosto/1998

Bolsa CNPQ http://www.linux.ime.usp.br/~caetano/ic/relatorios/1998-1998/

Resumo:

A Morfologia Matemática é uma teoria útil para modelar transformações entre imagens e, por isso, vem sendo empregada com bastante sucesso para resolver diversos problemas de processamento de imagens. Entretanto, para se obter bons resultados em aplicações, o usuário deve possuir conhecimentos específicos a cerca da técnica empregada, bem como uma vasta experiência na área. Para simplificar a tarefa do usuário, vem sendo estudadas técnicas de projeto automático de operadores (i.e., transformações) morfológicos. Neste trabalho estudamos a aplicação da técnica de aprendizado Provavelmente Aproximadamente Correto para o projeto de operadores morfológicos (ou, equivalentemente, programas para Máquinas Morfológicas), que resolvem problemas de Análise de Imagens. Em particular, estudamos um método híbrido de projeto de operadores (heurístico-estatístico) que viabiliza a solução de problemas complexos e extensões para melhorar a sua precisão.





Caetano Jimenez Carezzato 2000-04-25