next up previous contents
Next: Interfaces Up: Desenvolvimento Previous: Servidores   Conteúdo

Serviços

Neste item vou descrever algumas das atividades relacionadas com os servidores que rodam os serviços oferecidos. Esse trabalho foi sobretudo de pesquisa e testes(benchmarking) dos programas instalados.

O servidor web que utilizamos é o Apache2.5. Ele é estável e rápido o suficiente para a estrutura do nosso sistema. Para sua configuração tive de pesquisar não somente seu manual com as diretivas que podem ser usadas, mas principalmente sobre a otimização do mesmo, porque seu arquivo de configuração padrão não reflete nenhum pouco nossas necessidades. Como suporte a esta pesquisa utilizei a documentação do próprio site, que ajudou muito sobre detalhes não cobertos pelo livro Apache: The Definitive Guide [2].

Temos um bom hardware onde o servidor HTTP roda, o que é um bom começo. No entanto, foi preciso configurar diretivas que controlam o número de requisições que cada filho do processo pai deve atender, por exemplo. Caso muitos filhos sejam lançados para atender as requisições, o sistema vai ter de usar a memória virtual e o swap prejudica muito a performance de todo o sistema, causando lentidão para retornar a resposta para o agente que fez a requisição.

Para servidor de email a solução escolhida foi o Qmail2.6. Essa escolha foi induzida pelo fato de ele gerenciar muito bem usuários e domínios virtuais. O conjunto de programas que gerenciam POP funcionam excelentemente. Porém, a parte de SMTP não estava configurada adequadamente e, infelizmente, descobrimos mais tarde quando o servidor já estava no ar. O servidor não enviava muitos emails ao mesmo tempo, o que aumentava muito a fila de email e, conseqüentemente, o atraso no recebimento dos emails dos clientes. Esse problema era causado pela limitação que estava imposta no número de filhos que o Qmail consegue gerenciar. Tivemos de adicionar então, patch para servidores com grande tráfego de emails(high-volume servers patch) para minimizar este problema.

Outro serviço com o qual pude ter bastante contato foi o serviço de nomes, que é um dos serviços mais importantes na Internet. O serviço de nomes basicamente ele mapeia nomes de domínios para números IPs. Isso é utilizado vários outros serviços e agentes dependem dele para saber qual o endereço da máquina onde o serviço ao qual querem enviar dados está. O Bind2.7é o servidor de nomes utilizado nas máquinas. Muitos dos conceitos sobre serviços de nomes que aprendi foram encontrados no livro DNS & Bind [3].


next up previous contents
Next: Interfaces Up: Desenvolvimento Previous: Servidores   Conteúdo
Jeferson Roberto Marques 2000-12-20