next up previous contents
Next: Administração da rede Up: Desenvolvimento Previous: Serviços   Conteúdo

Interfaces

No começo do projeto, as interfaces e a arte final eram elaboradas quase que exclusivamente pelo designer, que possuía algum conhecimento sobre os conceitos para construir as interfaces. Nessa tarefa, como não possuía uma base teórica sobre o assunto, eu colaborava utilizando minha própria experiência para tentar aplicar o que já tinha visto sobre interfaces com bom senso.

Já no 2$^{o}$ semestre, com a disciplina MAC4462.8 essas dificuldades minimizaram bastante, pois com os princípios e técnicas de desenvolvimento aprendidas pude organizar e planejar-me melhor juntamente com o webdesigner no processo de desenvolvimento de algumas interfaces.

A maior dificuldade na implementação das interfaces foi o de especificar as métricas de usabilidade que utilizaríamos para mantermos como diretrizes do projeto. Somente depois de algumas versões iniciais da interface conseguimos melhor estipular qual seria a forma mais adequada para quantificar esse problema. Atualmente, existe um espaço na interface que administra sua conta onde ele pode encaminhar sugestões ou críticas sobre a interface. Essa idéia simples, feita pelo webdesigner ajuda muito no desenvolvimento de novas interfaces e no aprimoramento da mesma.


next up previous contents
Next: Administração da rede Up: Desenvolvimento Previous: Serviços   Conteúdo
Jeferson Roberto Marques 2000-12-20