next up previous contents
Next: O IME e o Up: O Sistema Previous: Interfaces   Conteúdo

Administração da rede

A segurança de redes foi um tópico com o que sempre tive contato durante este período, porém nunca me aprofundei muito, apesar de muito interessante. Essa tarefa era igualmente dividida entre nós. Pude pesquisar razoavelmente sobre o assunto, uma vez que também é nossa função estar atento aos últimos bugs encontrados nas muitas bibliotecas que constituem o servidor. Para estar sempre atualizado, eu recorria a alguns sites, como por exemplo: Security Focus2.9 e LinuxSecurity2.10. Neste último também há muitas notícias e discussões sobre conduta de segurança e privacidade na Internet.

Claro que não era possível ler todas as informações publicadas sobre o assunto, dessa forma eu trocava informações com o pessoal da própria empresa e também com o Roberto Speicys Cardoso, que trabalha com segurança de redes e ajudou bastante.

Para conhecer melhor como procedem alguns tipos de ataque e para avaliar o nível de segurança dos instalava alguns programas de port scan, exploit, etc. e os testava nos servidores.

Outra tarefa referente à administração de redes era o de manter atualizadas as bibliotecas nos servidores além das inúmeras configurações e manutenções que deviam ser feitas: no switch ou no roteador(ainda não tive tempo de ler todo seu extenso manual) e também vários programinhas em Perl para otimizar algumas tarefas feitas freqüentemente.


next up previous contents
Next: O IME e o Up: O Sistema Previous: Interfaces   Conteúdo
Jeferson Roberto Marques 2000-12-20