next up previous contents
Next: Conclusão Up: Monografia - MAC 499 Previous: Administração da rede   Conteúdo

O IME e o estágio

Os professores do IME forneceram uma base muito sólida na área de computação, de forma que não nos sentimos nem um pouco ``acuados'' diante de novas tecnologias. Isso talvez seja intrínseco a quem está nessa área, mas, sem dúvida, aqui no IME tivemos oportunidade de aprender a lidar com tais tecnologias e utilizá-las da melhor forma possível.

Outro aspecto importante é o de trabalhos em grupo realizados no IME. Com eles já podemos ter contato com o desenvolvimento em grupo que, quando mal planejado torna-se um caos e qualquer pequena tarefa muito estressante. Por outro lado, torna-se muito motivador quando todos estão dispostos a colaborar uns com os outros. No ambiente de trabalho a situação é semelhante, porém, obviamente, numa escala maior.

Quanto às matérias, muitas delas tiveram aplicação direta durante o estágio, sendo as mais importantes as que estão citadas no item Base. Gostaria, entretanto, ter aplicado bem mais os métodos e processos de desenvolvimento de software ensinados em Engenharia de Software. O mais importante é interligar os conceitos de todas as disciplinas para melhor compreendê-las.


next up previous contents
Next: Conclusão Up: Monografia - MAC 499 Previous: Administração da rede   Conteúdo
Jeferson Roberto Marques 2000-12-20