next up previous contents
Next: About this document ... Up: Monografia - MAC 499 Previous: O IME e o   Conteúdo

Conclusão

Foi muito interessante a experiência adquirida durante o estágio, pesquisando e transmitindo o que havia aprendido. Na equipe onde trabalho, todos gostam muito de pesquisar novas tecnologias na área de computação. Isto fui muito gratificante, pois tal hábito tornava a equipe mais bem preparada para novos desafios que eventualmente surgissem. Esse ambiente de troca de informações tornava o desenvolvimento mais agradável e produtivo.

Outro ponto muito importante foi o contato com os clientes, direta ou indiretamente, através do suporte ao cliente da empresa. A todo momento estamos em contato com o suporte e vice-versa para saber as necessidades e dificuldades do cliente em relação aos serviços oferecidos. Este contato trouxe de volta algo que se costuma ficar um pouco distante de nós aqui no IME, o usuário. Identificar suas necessidades e suas capacidades é fundamental para a criação de um bom produto.

O trabalho de pesquisa, sem dúvida, foi o mais interessante, pois era quando procurava por novas idéias e compartilhava com os outros integrantes da equipe para discutí-las e analisar a viabilidade de implantação das mesmas, se elas trariam algum benefício ou não para o que estávamos fazendo. Essa era a tarefa mais motivadora.

Enfim, a experiência foi muito gratificante, pois tive a oportunidade de aprender muitos conceitos novos, seja por meios de livros, Internet ou colegas. E, não menos importante, compartilhar o que sabia, pois conhecimento só tem valor quando disseminado.


next up previous contents
Next: About this document ... Up: Monografia - MAC 499 Previous: O IME e o   Conteúdo
Jeferson Roberto Marques 2000-12-20