next up previous
Next: Visualização 3D - Up: Apêndice - Detalhes da Previous: Modelo e Parte Numérica

Log

Todos os cálculos realizados pelos métodos numéricos são inseridos no $log$ para posteriormente serem analisados e ou mostrados na tela.
Primeiramente o log foi implementado como uma lista ligada de vetores de estados mas percebeu-se que muito tempo de processamento poderia ser perdido somente com a aloção de espaço na memória assim como espaço perdido por ponteiros.
A implementação adotada foi uma lista duplamente ligada de matrizes, cada elemento da lista foi chamado de $Page$, estes contém uma matriz (dados do vôo) e os ponteiros para os elementos seguintes e anteriores.
As linhas das matrizes representam o tempo e as colunas as posições do vetor de estados, o tamnho do vetor de estados é dado no momento da criação do log. As Páginas do log são criadas dinamicamente quando o usuário deseja calcular um determinado número de iterações dos métodos numéricos, a página terá o tamanho do número de iterações escolhido.

O estrutura do log não armazena o método nem o passo que foi utilizado para os cálculos, gerando problemas quando forem utilizados métodos de passos variáveis, pois não saberemos dize qual passo foi utilizada no cálculo a cada instante. A implemetação disto pode ser feita inserindo novas váriaveis nas Páginas do $log$ para armazenar o passo e o método que foram utilizados.

Os últimos itens: $current$, $offset$, $pos$, estão relacionados à manipulação do log, isto é, a posição que está o log em determinado instante.

Interface para a utilização do Log :


next up previous
Next: Visualização 3D - Up: Apêndice - Detalhes da Previous: Modelo e Parte Numérica
Julian Geraldes Monteiro 2000-12-20