Surgimento da Idéia

Desde 1997 venho trabalhando na Ox Tech, uma empresa inicialmente composta por eu e dois colegas do curso de BCC. Desde o início, temos nos voltado ao desenvolvimento de aplicações para Internet, principalmente ferramentas de ecommerce.

No primeiro ano de existência, a empresa era carente de uma organização e estrutura profissional, fruto da inexperiência total de seus fundadores. Lentamente, a situação foi mudando, e no final de 1999, já era melhor. Neste momento, a empresa já possuía uma carteira de clientes regulares, um escritório e seis funcionários. Destes seis funcionários, quatro eram os sócios (o quarto entrou em meados de 1999) e dois estagiários.

Foi em dezembro de 1999 que surgiu a idéia de desenvolver um produto que pudesse melhorar o suporte aos clientes das lojas que desenvolvíamos. Baseando-nos em um produto americano (LivePerson) apresentado por um amigo, resolvemos iniciar o desenvolvimento de uma ferramenta similar, porém com alguns diferenciais e vantagens, para suprir o mercado nacional.

O desafio era grande, pois não bastaria desenvolver todo o software e tecnologia necessária, mas também conceber uma estratégia para comercializar o produto quando estivesse pronto. Neste aspecto, a tarefa era amedrontadora, pois nenhum projeto da Ox Tech até então necessitara de um esquema de comercialização mais intenso.

 

Refinamento e Esboços iniciais

Após a conclusão de que valia a pena nos dedicarmos ao projeto, dividimos as tarefas: eu e meu irmão Gustavo seríamos responsáveis pela área comercial. Alexandre e Francisco, colegas meus de BCC, cuidariam da implementação do sistema.

Os esboços iniciais utilizavam a mesma metodologia de implementação do sistema concorrente (o LivePerson). Posteriormente, descobriu-se novas e melhores maneiras de realizar diversas funcionalidades. Então, construiu-se a especificação para a versão 1.0 do sistema, já apresentando mudanças e melhorias em relação ao produto americano.

 

Implementação e versão Beta

Assim, os quatro sócios iniciaram a empreitada, tendo a ajuda dos estagiários para continuar com o desenvolvimento dos outros projetos da empresa. Obter o equilíbrio entre o desenvolvimento do DirectTalk e os outros projetos para clientes foi especialmente difícil. Tínhamos de cumprir os prazos acordados para eles, e ao mesmo tempo desenvolver o novo projeto o mais rapidamente possível, para apresentarmos aos eventuais clientes.

A solução foi tentar renegociar os prazos dos projetos pendentes, procurando esticá-los o máximo possível, e ao mesmo tempo trabalhar ao longo da noite no DirectTalk. Foi um período muito intenso, marcado pelas noites varadas à base de fartas doses de café e pizza no escritório.

Com o projeto em andamento, o segundo passo foi a determinação de uma estratégia comercial. Os primeiros contatos efetuados foram com os clientes da Ox Tech.

 

<
Home
>
Pag. Anterior
Próxima. Pag.