Primeiros contatos

Por se tratar de um produto novo, sem similares nacionais na época, a fase de trabalhar sobre os primeiros possíveis clientes foi difícil. Elaborei uma tabela contendo possíveis interessados, passando a tentar agendar reuniões com cada um deles.

Em muitos dos casos, os clientes não conseguiram entender como o sistema funcionava, principalmente com relação ao conceito do operador. Ao mesmo tempo, iniciamos a elaboração de um business plan, com a esperança de despertar interesse de algum investidor para a idéia.

 

Início dos esforços comerciais

O primeiro cliente a se interessar pelo produto foi um site de ecommerce que havíamos ajudado a construir, o Microsite. Conseguimos implantar uma versão funcional, e com isso conseguimos uma valiosa fonte de feedback para aperfeiçoar o produto. Conversando com um funcionário da empresa, ele me sugeriu os serviços de um profissional especializado na elaboração do business plan, que também faria as apresentações aos investidores, cobrando um percentual pelo sucesso da operação.

 

Elaboração do Business Plan

Com a ajuda dos consultores indicados, seguimos com a elaboração de um business plan, algo totalmente desconhecido para nós, mas extremamente importante para se verificar a viabilidade de um projeto.

A elaboração do projeto durou um longo tempo, e no decorrer deste período, consegui um cliente importante: a empresa Americanas.com. O problema no caso era portar todo o sistema para a plataforma usada por eles, chamada WebObjects.

Aceitado o desafio e firmado o contrato, tivemos de distribuir a pequena equipe de desenvolvimento que tínhamos entre as duas versões.

<
Home
>
Pag. Anterior
Próxima. Pag.