MAC499 - Proposta do Trabalho de Formatura Supervisionado

aluno: Ricardo Koji Ushizaki
riko@linux.ime.usp.br

supervisora: Dilma Menezes da Silva

julho/2000



Voltar à Página Principal


1. Introdução.
2. Informações da empresa.
3. Estágio.
    3.1 Descrição.
    3.2 Estrutura geral do trabalho.
    3.3 Objetivos.
4. Atividades realizadas.
5. Cronograma para o 2o. semestre.

1. Introdução.

A minha proposta do trabalho de formatura supervisionado da disciplina MAC499 descreverá atividades realizadas durante meu estágio na empresa Touch Tecnologia e Informática, bem como objetivos, estrutura geral do trabalho e cronograma para o 2o. semestre.


2. Informações da empresa.

A Touch é uma empresa responsável por um portal na área de Construção Civil, chamado Rede da Construção (www.rededc.com.br). O site entrou no ar esse ano e é do tipo business-to-business, com a intenção de integrar todas as empresas da área da Construção Civil.

A idéia do site é fazer com que empresas do setor usem o portal para auxiliá-los em todo processo relacionado à atividade da construção, como consultas a materiais de construção, programas auxiliares para calculadora HP, downloads de bibliotecas CAD, além de possuir áreas de notícias, cursos e filiais virtuais para cada associado.

O site entrou no ar esse ano, e desde então foi se acrescentado mais e mais conteúdo, além de novos módulos a serem implantados até o final do ano.

3. Estágio.

3.1 Descrição.

O site foi todo desenvolvido em Java, e utiliza como base de dados o Oracle, servidor web Apache rodando em Linux. Pude acompanhar toda a parte inicial da estruturação do site, além de problemas de manutenção e atualização, modo de trabalho, parte de documentação e projeto.

Basicamente, estou programando com Java TM Servlets, usando BD Oracle. O uso de objetos está extremamente ligado aos módulos do site, ou seja, a idéia é desenvolver um site orientado a objetos fácil de se manter, e por isso desde o início utilizou-se Java para seu desenvolvimento. Conseguiu-se assim uma facilidade maior de se acrescentar módulos, atualizá-los sem interferir um no outro, ficando cada módulo independente entre si.

A integração entre os módulos também fica mais fácil, bastando usar uma classe ou objeto de outro módulo e está feita a ligação. Como os objetos estão bem estruturados, pode-se assim reaproveitá-los em vários módulos. Um exemplo seriam as classes que montam drop-downs HTML, ou ainda a classe que trata do pool de conexões do banco de dados, utilizada pela maioria das classes.

3.2 Estrutura geral do trabalho.

O portal Rede da Construção é mantido basicamente pela seguinte estrutura de trabalho:

  • engenheiros - são responsáveis pela parte técnica de especificação, documentação e acompanham o desenvolvimento do projeto;
  • equipe de design - responsável pela montagem do layout da página, toda a parte de design (cores, figuras, imagens) ficam com eles;
  • equipe de desenvolvedores - são os programadores, analistas de sistemas que desenvolvem o projeto criado pelo engenheiro, integrando com a parte de layout do design;
  • recursos humanos - jornalista, atendimento ao cliente e toda a parte de RH do site.
Percebe-se acima que o desenvolvedor deve saber integrar a parte de engenharia com a do design. Deste modo, tentou-se separar ao máximo a parte de desenvolvimento com a do design, visto que um layout muda-se frequentemente, e a idéia do projeto não. Utilizou-se então templates em HTML, que são usados para criar páginas dinamicamente, a partir de dados do BD. Conseguiu-se assim uma certa "independência" entre ambas as partes.

3.3 Objetivos.

Um dos fatores que me fizeram estagiar nessa empresa foi a possibilidade de se participar em projetos, desde a parte de documentação, discussão, cronogramas e o desenvolvimento em si. Além disso, o fato de se desenvolver em Java me influenciou muito, visto que a tecnologia de Servlets ainda é nova, fácil de usar e está em alta no mercado. Pude também aprofundar meus conhecimentos em HTML e Javascript, além de usar Delphi para uma parte offline do site.

Pretendo com esse estágio me aprofundar na área de programação para Internet, além de se programar usando banco de dados Oracle. Um de meus objetivos principais é acompanhar toda a estruturação de um portal na web, seus problemas, necessidades, desde seu início até sua manutenção, além de aprender algo sobre redes e principalmente, aprofundar mais e mais na linguagem Java.

4. Atividades realizadas

A seguir descrevo minhas atividades realizadas durante meu período de estágio. Note que para cada projeto, foi feito todo um processo de discussão, criação, documentação e implatação do sistema.

5. Cronograma para o 2o. semestre

Durante o 2o. semestre deste ano, estarei participando do desenvolvimento de um novo módulo do site. Está formada uma equipe de 4 desenvolvedores (inclusive eu), e estamos desde meados de junho discutindo o novo sistema, tentando elaborar um cronograma para o projeto.

O novo módulo será criado para atender as necessidades das empresas que necessitam elaborar orçamentos para suas obras. Será possível para o usuário efetuar todo um orçamento on-line, usando o portal como intermediador entre compradores e fornecedores.

Será feita toda a integração da base de dados de materiais de construção, na qual o usuário poderá selecionar os materiais desejados, enviar o orçamento para os fornecedores do material, e escolher a melhor proposta, numa espécie de leilão. A idéia é automatizar o processo de compra, utilizando a agilidade da Internet.

Estamos agora elaborando o cronograma do projeto, especificando detalhadamente cada atividade a ser desenvolvida. Um fator positivo é que poderá se aproveitar muita coisa já feita em Java no site, e até agora nenhum site de Construção possui tal sistema.


Voltar à Página Principal

Última atualização: 03/07/2000

Ricardo Koji Ushizaki - BCC - IME - USP

riko@linux.ime.usp.br