MAC 499 – Trabalho de Formatura Supervisionado
Prof. Responsável : Carlos Eduardo Ferreira
Prof. Supervisor :
Dilma Menezes da Silva
Aluno : Rogerio Cesar
Iamamoto
No USP : 1797123
1- Natureza da organização e da
atividade
2- Especificação do sistema
principal
3- Forma de organização da equipe e
atribuição de responsabilidade.
4 - Estimativa inicial dos prazos e
do andamento do projeto.
6 - Participação em treinamentos.
7 - Desafios e frustrações
encontradas.
8 - Listas das disciplinas cursadas
no BCC mais relevantes no estágio.
9 - Interação com membros da
equipe.
10 - Aplicação de conceitos
estudados nos cursos.
11 - Aprimoramento dos
conhecimentos técnicos, metodológicos, comerciais, etc.
Fundada em 1982, a Techne é uma empresa de capital 100 % nacional, que atua no desenvolvimento de soluções para a Administração e Gestão Governamental, Saúde Pública e Educação.
Constituídos a partir da iniciativa de profissionais da
Universidade de São Paulo, a proposta é proporcionar o desenvolvimento de seus
clientes, através de soluções tecnológicas, combinadas com o know-how adquirido
ao longo dos 18 anos de existência.
Com
sede em São Paulo e uma filial em Fortaleza, a empresa está presente nos
principais estados e municípios brasileiros, em projetos ligados às áreas de
saúde e governo, e em diversas instituições de ensino, através do sistema de
gestão acadêmica para o ensino superior, o Lyceum.
Atualmente com 100
especialistas, mantemos parcerias estratégicas com a Microsoft, Oracle, Sun, GV
Consult e Unisys, além de desenvolver projetos específicos para o MEC -
Ministério da Educação, Secretária Estadual de Educação do Ceará , entre
outros.
Mais que dedicar-se ao desenvolvimento de sistemas, sua preocupação está em oferecer soluções compatíveis e precisas às necessidades dos seus clientes, promovendo seu desenvolvimento, através de seu maior capital : o Conhecimento.
Os sócios-diretores da Techne tiveram sua formação
acadêmica e profissional na USP, onde participaram da administração da
instituição, executando projetos de modernização tecnológica e de gestão e ocupando
posições de destaque. |
|||||||||||||||
|
Organograma da área
técnica :
O projeto que
estou envolvido é o Lyceum (detalhes no item 2), está sob gerência de Wânia
Gomes Pedrosa, que responde diretamente a Coordenadoria de Educação e Saúde.
Saiba quais foram as principais
realizações da Techne:
1999
- |
Lançamento do Archon - GRP -
Government Resource Planning - solução que oferece aos gestores públicos um
meio eficaz, rápido e irreversível de realizar o ajuste fiscal. Também
estabeleceu parceria com a GV Consult, empresa de consultoria ligada à FGV -
Fundação Getúlio Vargas e tornou-se parceira da Sun. O projeto SIED, –
Sistema Integrado de Informações Educacionais, foi o vencedor do prêmio
Conip: "Excelência em Informática Pública".
|
1998
- |
Implantação em piloto do SAEMEC em
700 escolas no país e do Sied regional e municipal em mais 200 pontos.
Desenvolvimento do SIEd MG – sistema de âmbito estadual para o gerenciamento
da rede estadual de Minas Gerais –, implantado na Secretaria Estadual de
Educação e em 40 regionais de ensino. Lançamento do Lyceum no 1º TecES, em
parceria com a Microsoft; |
1997
- |
Início do desenvolvimento do
SAEMEC e módulo municipal do Sied. Também deu início ao desenvolvimento
do Sistema de Gestão Acadêmica e Ensino Superior - Lyceum; |
1995
- |
Desenvolvimento do projeto
conceitual do SIEd – Sistema Integrado de Informações Educacionais.
Posteriormente, em parceria com a FIA – Fundação Instituto de administração
da USP–. |
1994
- |
Contrato de Parceria de mercado
com as duas maiores empresas mundiais de software: Microsoft e Oracle. Com a
Microsoft, a certificação de Solution Provider na categoria Partner, prestando
serviços de desenvolvimento de sistemas. Com a Oracle, integra o programa de
mercado OPP - Oracle Partner Program na categoria Certified Solution Partner
- e Solution Developer, prestando serviços de desenvolvimento, consultoria e
integração de sistemas; |
1993
- |
A Techne foi novamente contratada
pela Unisys para desenvolver a versão 2.0 do SAU – Sistema de Automação
Universitária, que foi adotado por várias universidades federais brasileiras; |
1992
- |
Desenvolvemos o Sistema Integrado
de Administração Pública – Archon, com módulos específicos para as áreas de:
recursos humanos e folha de pagamento - Ergon; materiais, compras/licitações
e patrimônio - Agora; gestão de protocolo e documentos - Argos; |
1991
- |
A Techne lançou sistema integrado
para saúde Hygia e foi contratada pela Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo para a realização de seu concurso vestibular. Também tornou-se
parceira da Unisys, o que garante soluções completas a seus clientes; |
1990
- |
A Techne foi contratada pela
Unisys para o desenvolvimento do SAU – Sistema de Automação Universitária.
Também executou os serviços de processamento de dados relativos ao vestibular
de 1991 da FUVEST - Fundação Universitária para o Vestibular; |
Descrevo os principais
produtos e projetos, para compreendermos as áreas de atuações da Techne.
Trabalhei grande parte no Lyceum, mas participei de outros projetos em
emergências, e agora recentemente fui alocado para o Hygia.
1.4.1 Produtos
Entendimento do negócio, tecnologia de ponta,
aproveitamento de recursos e todos os elementos necessários para proporcionar o
melhor em sistemas de Gestão Governamental, Saúde Pública e Educação.
A
implantação da solução será planejada e realizada pela equipe de consultores da
TECHNE, que acompanha o processo de
mudança organizacional, instala os sistemas, treina dirigentes, usuários e
técnicos, e cobre todas as etapas para o sucesso na utilização de um sistema
Techne.
Abaixo descrevo os principais produtos pois, a empresa
promove contínuas reestruturações das equipes :
-Um Novo conceito de Gestão Pública
Municípios, estados e governos
federais necessitam de ajuste fiscal: compatibilizar suas receitas e
despesas. O equilíbrio das contas públicas deve resultar da racionalização
das despesas, uma vez que o aumento da carga tributária diminui a
competitividade do país. O sistema de Gestão Governamental
Archon GRP oferece aos gestores públicos um meio eficaz, rápido e irreversível
de realizar o ajuste fiscal a partir de uma maior racionalização no uso de
recursos humanos, materiais e financeiros. Incorpora os princípios dos
sistemas de ERP, utilizados pela iniciativa privada, para otimizar processos,
diminuir custos e melhorar a qualidade. Porém, o Archon GRP foi desenvolvido
especialmente para a administração pública brasileira, incorporando a
legislação de forma parametrizada, podendo ser utilizado por municípios,
estados e demais órgãos públicos. Pode ser implantado em módulos,
que se integram e fornecem uma visão de conjunto do governo. Esta solução é a
única existente no mercado brasileiro que oferece um sistema integrado de
planejamento e otimização dos recursos públicos, dentro do conceito moderno
de GRP - Government Resource Planning. Permite a descentralização da
administração, centralizando os mecanismos de controle e tomadas de decisão
estratégica. O Archon GRP é o resultado da experiência acumulada pela Techne,
uma empresa líder em tecnologia de sistemas, com ampla experiência em
soluções para a administração pública. |
|
- Gestão do Ensino Superior
O que é o Lyceum?
O Lyceum é um moderno sistema de gestão de instituições de ensino
superior, que incorpora as ferramentas da atual Era da Informação. Utilizando o
Lyceum, a instituição diminui custos administrativos e promove a integraçâo da
comunidade de alunos e docentes
O sistema permite que a Secretaria se torne virtual, eliminando o
atendimento de balcão. Alunos e docentes interagem com a instituição, através
da Internet, utilizando o Aluno OnLine e o Docente Online, respectivamente. Os
modernos módulos Financeiro e Acadêmico otimizam o recebimento da receita e o
uso dos recursos. Todos os dados do passado da instituição são migrados para o
novo sistema.
Como integrante da equipe de desenvolvimento deste sistema, desde a
minha contratação, o Lyceum será o foco principal deste trabalho.
- Sistema Modular de Saúde
O que é o Hygia?
Hygia é um sistema de gerenciamento das atividades de saúde.
Interliga consultórios, ambulatórios, clínicas especializadas, unidades
de pronto atendimento, pronto-socorro, hospitais, farmácias, laboratórios e
serviços auxiliares de diagnóstico e tratamento, integrando-os e automatizando
suas atividades administrativas e gerenciais. Essa integração leva a rede de
saúde a novos patamares de eficiência.
1.4.2 Projetos
A
Techne possui uma vocação natural para a área educacional, pois foi constituída
por professores e ex-dirigentes da USP.
Além
da atuação em projetos específicos, somos desenvolvedores de um produto de
sucesso para a gestão de instituições de ensino superior, que contempla todas
as necessidades de integração da comunidade acadêmica, utilizando alta
tecnologia e o know-how de quem faz parte da história do ensino no
Brasil.
Com
uma competência única na América Latina, desenvolvemos vários projetos e
implantamos sistemas para redes educacionais em âmbito nacional e estadual.
Estas soluções, fornecem informações e análises, em tempo real, sobre a
matrícula, desempenho acadêmico, custos, fatores de apoio ao planejamento e à
tomada de decisão, entre diversas funcionalidades.
Nossos
serviços de consultoria e desenvolvimento têm atendido Ministérios de Educação
e Secretarias Estaduais e Municipais , no Brasil e em países da América Latina,
através da organização de informações e estatísticas educacionais.
Outros
sistemas, coletam, analisam e gerenciam completamente, estas redes
educacionais.
Conheça os projetos da Techne e saiba como eles colaboram para a evolução da Educação no Brasil e no Mundo:
O
SIEd – Sistema Integrado de Informações Educacionais - é um sistema nacional de
informações e estatísticas educacionais que fornece informações e ferramentas
gerenciais para todas as secretarias estaduais de educação, para municípios e
delegacias regionais, gerando também, informações agregadas para o nível
ministerial. Em 1999 o SIEd ganhou o prêmio de Excelência em Informática
Pública.
O
projeto do INEP/MEC de constituição do Sistema Integrado de Informações
Educacionais (SIEd) tem como ponto de partida a ESCOLA, fonte dos dados do
Sistema. Esse sistema tem como principal objetivo permitir que os dados fluam
da escola para as Secretarias de Educação e destas para o INEP/MEC. A
informação gerada a partir desses dados percorre o caminho inverso retornando à
escola, com indicadores de desempenho e comparações com escolas análogas do
sistema de ensino. O SIEd foi desenvolvido com os seguinte objetivos:
|
- instrumentar o MEC para o
desempenho de sua atividade de planejamento, acompanhamento, avaliação e
fomento do Sistema Educacional; |
|
- fornecer instrumentos gerenciais
e de apoio ao planejamento e à tomada de decisão, aos diferentes níveis do
sistema educacional, desde a direção da escola, passando pelas Secretarias
Municipais e Estaduais, responsáveis pelas escolas públicas, até o MEC; |
|
- permitir uma análise do Sistema
Educacional, a nível nacional, regional, municipal, estadual e, também,
permitir a comparação com outros países; |
|
- permitir a divulgação e a
disseminação das informações educacionais, de forma ágil, às escolas, às
Secretarias, aos estudiosos de problemas ligados à educação, aos responsáveis
pela formulação de políticas que influam no Sistema Educacional e à sociedade
em geral, que financia o Sistema Educacional, tanto através dos impostos,
quanto através do pagamento de taxas e mensalidades para a educação. |
Dentro desse conceito o SIEd é composto por vários
módulos, destacando-se:
|
1- Sistema Nacional de Informações
Educacionais, sediado no INEP/MEC, composto pelas informações das Secretarias
Estaduais de Educação, já concluído e em utilização por dois anos. |
|
2 - Sistema Estadual de
Informações Educacionais, sediado nas Secretarias Estaduais de Educação, que
reúne as informações das redes de ensino do Estado, já concluído e em
utilização por dois anos. |
|
3 - Sistema Regional ou Municipal
de Informações Educacionais, sediado nos órgãos Regionais das Secretarias de
Educação ou nas Prefeituras conveniadas, que reúne as informações da rede
regional ou municipal de ensino, o qual está em desenvolvimento, devendo ser
concluído até o final de 98. |
|
4 - Sistema de Administração Escolar,
sediado nas escolas, que informatiza a administração de uma escola ou de um
conjunto de escolas, em implantação-piloto. |
|
5 - Nos componentes 1 a 3 do SIEd
a informação vai até o nível da escola, enquanto que no componente 4 a
informação desce ao nível individual de cada aluno. |
|
6 - Está em desenvolvimento o
SIEdSup que completará o SIEd, agregando-lhe as informações e controles
referentes ao ensino superior. |
O SIEd é utilizado para fornecer
elementos para a política educacional do país. É utilizado, inclusive para a
distribuição de verbas do FUNDEF.
O SIGE é um sistema
desenvolvido para a Secretaria de Educação do Estado do Ceará para o gerenciamento
do sistema estadual de ensino. Este sistema é, na realidade, um ERP
(Enterprise Resource Planning) desenvolvido especialmente para a área de
Educação. O SIGE é composto pelos seguintes módulos: - Recursos Humanos |
|
O SIGE Sistema Integrado de
Gestão Educacional, é o sistema de informações da SEDUC (Secretaria e
Educação do Estado do Ceará) o que está sendo utilizado como instrumento para
promover a modernização administrativa, aliada a uma maior racionalização do
trabalho e dos recursos disponíveis. O SIGE foi desenvolvido pelo
CETREDE em parceria com a TECHNE, ao longo de 3 anos. Em sua configuração
final, deverá implementar a descentralização para as regionais (CREDEs),
tornando o gerenciamento da rede escolar mais ágil e eficiente. O SIGE está
em fase final de implantação. Sintonizado com a política da
SEDUC: "A Escola como ponto de partida", o SIGE se integra ao
sistema de administração escolar SAEMEC, desenvolvido pelo MEC, que começa a
ser implantado na rede de escolas estaduais a partir de 1999.
Orçamentário Financeiro Rede Física SIIG SAEMEC Legislação Matrícula Grade Curricular Biblioteca SIEdMEC
|
Este
projeto, que se encontra em fase inicial, constituirá uma base de dados sobre o
Sistema de Ensino Superior do país. Informações estarão disponíveis pela
Internet para atender a estudantes, pais de alunos, empregadores e o público em
geral. Este projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade
Federal do Ceará.
O que é
O
Sistema Integrado de Informações Educacionais (SIEd) é a base de dados
corporativa do Inep. É um de seus subsistemas e contém as informações da
Educação Superior no País. Abrange as informações do Censo da Educação
Superior, do Exame Nacional de Cursos (Provão), do Catálogo das IES e dos
levantamentos especiais deste nível de Educação.
Deverá
integrar e intercambiar informações com outros sistemas, principalmente da
CAPES, CNPq e IBGE. A SESu, o CNE e as IES terão acesso privilegiado ao
SIEd-Sup.
Para quem
O
SIEd-Sup está sendo desenvolvido visando auxiliar: os gestores públicos e
privados da Educação Superior; os estudantes e suas famílias; as instituições
de educação superior; as entidades de classe; o mercado de trabalho; os
estudiosos da Educação; a sociedade em geral.
Objetivos
- oferecer uma base de informações que permita conhecer, acompanhar e
avaliar o sistema brasileiro de Educação Superior, através de uma visão
completa deste nível de Educação;
- instrumentar o MEC e o CNE para atividades de acompanhamento,
avaliação e fomento do Sistema de Educação Superior;
- aprimorar o intercâmbio de informações entre as IES e o INEP;
- permitir o cálculo de indicadores para uma visão comparada entre
instituições e cursos, no âmbito nacional e internacional;
- informar a sociedade sobre as IES e seus cursos, os resultados obtidos
nos processos avaliatórios e os indicadores que a caracterizam;
- possibilitar análises independentes do SES por especialistas e
estudiosos da área.
Benefícios
- Integra informações hoje dispersas.
- Evita duplicação de coleta de dados.
- Economiza tempo e recursos.
- Facilita as consultas dos usuários.
- Possibilita que cada IES divulgue as suas características.
- Permite o controle social do Sistema de Educação Superior.
- Ajuda o gestor público e privado a usar uma base de informação melhor
e mais completa para tomar suas decisões e a acompanhar processos, programar e
executar as suas tarefas.
Componentes
- Site na Internet: Indicadores do Sistema de Educação Superior;
Retrato das IES com conexão (links) para seus sites e de seus cursos;
Indicadores das IES e de cursos.
- Pasta Eletrônica: Catálogo eletrônico de cada IES contendo o
cadastro institucional e a estrutura organizacional administrativa e acadêmica,
informações sobre seus hospitais, bibliotecas, laboratórios, museus, centros
esportivos e culturais.
- Documentações processuais: com documentação de criação,
reconhecimento, credenciamento, autorização.
- Censo da Educação Superior: É gerado a partir dos catálogos
eletrônicos; Retrata os dados das instituições em data pré-determinada; É
atualizado periodicamente, aperfeiçoado com a colaboração das IES; Constitui a
matriz para a construção de indicadores.
- Exame Nacional de Cursos (Provão): As informações públicas
estarão disponíveis na pasta eletrônica e no site.
Para estar à frente e preservar o nível tecnológico que garante nossa
liderança absoluta em sistemas de GRP e soluções para Educação, a Techne mantém
parcerias com as melhores empresas mundiais de tecnologia.
Desta maneira, estamos sempre atualizados e
sincronizados com as tendências, acontecimentos e lançamentos das
empresas que são referência no mundo da alta tecnologia, proporcionando o
mesmo aos nossos clientes.
·
Parceria:
A parceria Techne-Unisys, iniciada em 1991, nos garante fornecer soluções
completas junto a nossos clientes, com a possibilidade de uma integração
completa, realizada pela Unisys, uma empresa integradora conhecida por sua
seriedade no mercado mundial.
Essa associação resultou em diversos projetos de sucesso em governos estaduais,
prefeituras, empresas públicas e tribunais. Prova disso, é que fomos escolhidos
pela Unisys como o principal parceiro no oferecimento de soluções voltadas para
a Gestão Pública.
·
Parceria:
A Techne
é parceira da Microsoft desde 1995:
Microsoft Solution Provider
Partner;
Essa parceria nos garante o acesso em "primeira mão" à tecnologia de
ponta, permitindo escolher sempre a mais adequada solução para os problemas dos
nossos clientes e o desenvolvimento de nossos produtos na maior e mais
conhecida plataforma do mercado.
A Techne faz parte do Oracle Business Alliance Program como System Integrator
desde 1994, sendo o fornecedor oficial da Solução ERP para governo da Oracle:
Archon GRP. Essa associação nos propiciam uma constante atualização
tecnológica, permitindo escolher sempre a mais adequada solução para os
problemas dos nossos clientes.
Em 1996, a Techne foi premiada como o Parceiro Revelação da Oracle,
devido ao volume de aplicações desenvolvidas e implantadas utilizando a
tecnologia Oracle. Além disso, fomos responsáveis por mais de 40% dos
resultados do Business Alliance Program no Brasil por mais de dois anos
consecutivos.
A Sun Microsystems é, desde o último dia 20 de abril, a mais nova parceira da
Techne. Com esta associação, Techne e Sun irão oferecer soluções mais completas
para a administração pública, permitindo uma maior flexibilidade e
escalabilidade nas implantações de Archon GRP. Dessa maneira, estarão
preparados para atender ainda melhor clientes que utilizam banco de dados
Oracle em máquina Solaris / Sparc.
Por meio dessa parceria, a Techne estende seu canal de negociação com empresas
parceiras da multinacional no Brasil inteiro, que terão a oportunidade de
conhecer nossos sistemas no evento promovido pela Sun para parceiros.
·
Parceria :
A Techne firma uma parceria com a GV Consult para a implementação do
ArchonGRP.
O objetivo dessa associação é criar uma solução para
órgãos públicos que una duas especializações complementares: o know-how em
sistemas automatizados para governos, da Techne, e o conhecimento de professores,
pesquisadores e consultores sobre as mais variadas áreas de gestão pública.
A equipe de consultores, coordenada pelo professor
Stravos Xantopoyolos, irá participar de pré-projetos, implantações e
pós-implantações do ArchonGRP.
Os benefícios desse trabalho em conjunto vão desde a identificação clara
e objetiva do diagnóstico dos problemas a serem solucionados, até a
consolidação e a garantia da continuidade dos resultados obtidos.
Este é um sistema
utilizado para informatizar a administração de instituições de ensino superior,
permitindo o gerenciamento de informações diversas e a cobertura de todas as
peculiaridades existentes em tal atividade, abrangendo desde o concurso
vestibular (cadastramento e análise dos resultados), características da
instituição (docentes, disciplinas, unidades, departamentos), passando pela
vida acadêmica do aluno (matrículas, emissão de listas, controle de freqüência,
histórico de vestibular, histórico de matérias cursadas, registro de notas,
fechamento de período letivo), incluindo a movimentação financeira (solicitação
e cobrança de serviços) dos alunos.
O sistema utiliza arquitetura em 3 camadas, com servidor
de aplicaçâo isolado do banco de dados, ganhando performance e está totalmente
integrado às ferramentas de mercado, o que agiliza o trabalho dos usuários e
permite que os alunos possam rapidamente consultar e alterar parte de seus
dados através de terminais dentro da própria instituição, bem como pela
INTERNET. Permite o acompanhamento da vida acadêmica do aluno desde seu
vestibular até a conclusão de seu curso. Este acompanhamento pode ser realizado
a qualquer momento por funcionários habilitados ou pelos próprios alunos,
através de relatórios e serviços oferecidos pela instituição.
Para melhor distribuição das informações, o sistema foi
dividido em 8 (oito) módulos distintos ( Básico, Vestibular, Currículos e
Horários, Acadêmico, Freqüência, Serviços, Financeiro e On-Line ), sendo que
algumas das funcionalidades são comuns a mais de um dos módulos. Com a divisão
em módulos, consegue-se facilitar a administração do sistema no que diz
respeito ao acesso as informações e a distribuição das tarefas entre os
funcionários da instituição.
Módulos :
·
Básico
Módulo de
manipulação dos dados fundamentais para a funcionalidade dos demais módulos do
sistema: cadastro de unidades, dependências, departamentos, docentes, disciplinas,
habilitações, instituições, cursos, turnos e opções genéricas.
·
Currículos e Horários
O módulo de
Currículos e Horários é responsável pelo gerenciamento e acompanhamento das
disciplinas e turmas oferecidas, mantendo informações relativas a currículos,
grades e horários de aula. Possui cadastros comuns ao módulo básico como
unidades, disciplinas cursos e docentes, além do cadastro de turnos.
Possui um cadastro dos diferentes currículos dos cursos,
com as informações necessárias para o controle curricular (prazo máximo para
conclusão, número mínimo de créditos por matrícula, números máximo de
trancamentos), e das grades curriculares, com dados sobre série ideal,
obrigatoriedade, pré-requisitos e equivalências de cada uma das disciplinas que
a compõe.
Disponibiliza o cadastramento de feriados e do horário
operacional de cada unidade, que é utilizado para o cadastramento de turmas
(horários de aula). Permite a visualização e controle da alocação de salas e
docentes, e verifica a disponibilidade da dependência e do docente na definição
dos horários de aula para uma determinada turma, alertando o usuário para o
caso de algum dos recursos estar pré-alocado.
Possui um cadastro de provas por disciplina e turma,
podendo após este cadastramento, definir as fórmulas de cálculo para notas
finais e os conceitos mínimos por turma (ou disciplina oferecida). Tais
informações são usadas no módulo Acadêmico, no momento da finalização das
turmas, para aprovação ou reprovação dos alunos matriculados.
·
Vestibular
Este módulo é responsável
pelo gerenciamento e acompanhamento dos concursos de vestibular. Possui
cadastros de áreas, cursos, turnos, provas de vestibular e línguas estrangeiras
para a respectiva prova.
O concurso
vestibular é dividido em etapas: definição do concurso, inscrições, realização
das provas, entrada das notas,
normalização, desclassificação e classificação dos candidatos, e
convocação para matrículas.
A etapa de
definição do concurso permite total parametrização de um concurso, incluindo as
áreas de abrangência (ex. exatas, humanas), cursos oferecidos, provas a serem
realizadas por área e salas disponíveis para a realização das provas. A etapa
de inscrições dos candidatos inclui o seu cadastramento (dados cadastrais,
documentação), opções de cursos, língua estrangeira entre outras
informações.
Após o
cadastramento de todos os candidatos, existe um programa independente (chamado
de processo) que é executado para a distribuição dos candidatos nas salas
disponibilizadas para o concurso (processo de ensalamento).
A etapa seguinte é
a realização das provas e posterior entrada de notas. Com a leitura ótica da
ficha de respostas dos candidatos, é gerado um arquivo texto com os resultados
obtidos e, através do processo de entrada de notas, é efetuada a importação
desses resultados para o sistema. Após a total importação segue-se por ordem de
execução os processos de totalização de pontos ou normalização de notas,
desclassificação de candidatos e geração do número seqüêncial de classificação.
Como finalização
do processo de vestibular, são efetuadas as convocações, novamente através de
um processo, chamado convocação que fará a chamada dos candidatos para a
matrícula.
O acompanhamento
de cada etapa do concurso vestibular também pode ser realizado através dos vários
relatórios existentes neste módulo.
·
Acadêmico
Responsável pelo
gerenciamento e apoio administrativo das atividades de registro acadêmico da
Instituição
Principais funcionalidades:
o
Cadastro de dados do aluno: dados pessoais, notas de vestibular, histórico
de disciplinas e transferências internas(ingresso pelo vestibular ou por
transferência)
o
Registro e alteração de matrículas
o
Lançamento de notas e avaliação dos alunos
o
Manutenção do histórico
o
Transferência interna(cursos e turmas)
o
Trancamento, transferência externa e conclusão
·
Frequência
Este módulo
abrange o controle relacionado com o registro de freqüência dos alunos nas
disciplinas oferecidas por período letivo.
Possui um processo para a geração de listas de presença,
relacionando os alunos matriculados para cada uma das turmas. Internamente, o
sistema verifica a necessidade da atualização da lista, caso tenha ocorrido
alguma alteração (cancelamento ou inclusão de novos alunos) nas turmas. Existe
um outro processo que realiza a impressão de um lote de listas, selecionadas
com base em parâmetros de seleção.
A entrada de freqüência, indicando presença ou ausência
nas aulas, pode ser realizada através de digitação ou de leitura ótica. Essa
freqüência pode ser visualizada do ponto de vista da turma (onde para cada
disciplina são visualizados os alunos matriculados e freqüência de cada um), ou
do ponto de vista do aluno (mostra as disciplinas que o aluno está cursando e
as faltas atribuídas a ele).
As informações geradas e mantidas por este módulo são utilizadas
no módulo acadêmico, no momento da finalização das turmas, para verificar a
aprovação de um determinado aluno através da freqüência registrada.
Possui entre os relatórios disponíveis, os diferentes
tipos de lista de freqüência (por nome ou número do aluno).
·
Serviços
Este módulo
permite gerenciar os serviços oferecidos pela instituição. Como serviços
pode-se citar a impressão de atestados, históricos, boletins, comprovantes de
matrícula, revisão de notas e requerimentos diversos. Esses serviços são
parametrizáveis e definidos pela administração da instituição, sendo que é
possível incluir novos serviços a qualquer instante.
O aluno, para requisitar serviços, realiza uma solicitação
indicando os serviços e a quantidade que deseja. Essa solicitação pode ser
registrada por um usuário do sistema ou pelo próprio aluno, através do acesso
ao sistema Aluno On-Line, sendo que uma única solicitação pode incluir mais de
um tipo de serviço. O setor responsável pela execução e controle de serviços
(geralmente a secretaria) pode obter, a qualquer instante(por tela ou
relatório), a lista de serviços solicitados.
Os serviços podem ser cobrados, e neste caso, existe um
relacionamento com o módulo financeiro, gerando automaticamente o registro de
cobrança, assim que o serviço for atendido ou executado.
Além disso, é possível associar o serviço à impressão de
um relatório do sistema (por exemplo, histórico, boletim, atestado de
matrícula) e, sendo assim, o relatório é impresso no momento em que for
registrada a execução. Se o serviço não estiver relacionado à relatórios (por
exemplo, requerimentos, revisão de nota), o setor responsável deve registrar a
baixa quando ocorrer o atendimento, para que seja efetuada a cobrança.
Os serviços disponibilizados neste módulo estão integrados
com o sistema Aluno On-Line, permitindo portanto, que o aluno efetue
solicitações através da INTERNET.
·
On-Line
Este módulo é
responsável pela manutenção das informações necessárias para o funcionamento do
sistema Aluno On-Line / Docente On-Line / Coordenador On-Line e Reitor On-Line.
O sistema On-Line consiste na disponibilização e alteração de alguns dados do
sistema através da INTERNET, permitindo que o aluno / Docente faça consultas
sobre datas de provas, notas, faltas, alteração de endereço e solicitações de
serviços(este para alunos).
Pode-se mostrar avisos dirigidos aos usuários (alunos /
docentes) do sistema On-Line, sendo que esses avisos, válidos por um período de
vigência determinado, podem ser direcionados a um determinado aluno, ou válido
para todos.
Possui mecanismos de habilitação e desabilitação de
acesso ao sistema On-Line e um registro de log de conexões.
·
Financeiro
Módulo responsável
pelo controle e acompanhamento dos lançamentos financeiros do aluno, mantendo
os registros de débitos dos alunos, controlando os parcelamentos, calculando
multas, gerando boletos de cobrança bancária, entre outros processos
relacionados. Possui cadastros comuns ao módulo de serviços como códigos de
lançamento e cadastro de serviços oferecidos, além de outros, como contas
bancárias da instituição (para geração de boletos) e tipos de de bolsas de
estudo.
No tabela de serviços, são cadastrados itens com valores
das mensalidades e serviços em geral e no cadastro de aluno, existem as
informações financeiras (conta bancária, endereço de cobrança e débito
automático em conta-corrente) e de bolsas de estudo (utilizado na geração de
cobrança de matrícula/freqüência nas disciplinas).
Existem processos para a geração de lançamentos das
parcelas, geração de boletos bancários, geração de arquivo de boletos (para
envio a instituição financeira que efetuará a cobrança), importação do arquivo
financeiro enviado pela instituição financeira com os pagamentos efetuados e
geração da dívida ativa dos alunos.
Outros processos que são gerenciados por este módulo
são:
o
Cálculo e lançamento de rubricas em documentos de cobrança de
mensalidades
o
Mecanismos para o lançamento de baixas de cobrança em lotes e/ou
documentos individualizados
o
Mecanismos para lançamento de inadimplentes e controle da dívida ativa
dos alunos para com a instituição
o
Controle de cheques
o
a depositar, depositados, compensados, reapresentados, sem fundos
2.3.1 – Sistema Hades
O Sistema de
Gestão Acadêmica está integrado a um subsistema (HADES), que, dentre outras
funções, é responsável por controlar a segurança de acesso e a integridade das
informações.
Para acessar o sistema é necessário que o usuário esteja
habilitado, ou seja, possua um código de acesso e uma senha individual,
inicialmente fornecidas pelo administrador do sistema. Esse código e senha
devem ser informados para iniciar qualquer operação dentro do Sistema de Gestão
Acadêmica e do subsistema Hades, podendo ser alterada a qualquer momento pelo
próprio usuário.
Além disso, pode-se definir perfis de acesso (ou perfis
de usuário), associados à telas, relatórios e/ou processos. Os usuários são
enquadrados em um ou mais perfis, que indicam as funções que podem executar.
Por exemplo:
Para um hipotético perfil “PROFESSOR”, criado
para o corpo de docentes da instituição, as telas de manipulação de notas podem
estar acessíveis (assim como também para um segundo perfil “SECRETARIA”), no
entanto o controle de débitos e créditos dos lançamentos dos alunos não
pertencem ao escopo deste perfil, sendo de interesse apenas dos usuários
responsáveis pelos dados financeiros da instituição.
O sistema também possui recursos de auditoria,
registrando todas as alterações relevantes (as alterações registradas são
parametrizáveis), indicando o usuário, a máquina, o setor, a data e os dados da
alteração.
Portanto, convém enfatizar que as senhas são de
responsabilidade de cada usuário e devem ser mantidas em sigilo. Em caso de
perda ou esquecimento, a senha poderá ser alterada pelo administrador do sistema.
2.3.2 Características Técnicas
2.3.2.1 - Ambiente Operacional
o Servidor:
o
Windows NT (Inernet
Information Server)
o Windows NT
(Microsoft SQL Server ou Oracle)
o Unix ou Netware
(Oracle)
o Cliente:
o Windows 9X/NT
o Banco de Dados
ODBC (versão 2.0) Compliant
2.3.2.2 - Ambiente de Desenvolvimento
o Visual Basic 5.0 e
6.0 (telas, dll’s)
o Visual C++ (dll’s)
o Crystal Reports
(relatórios)
o MS Word (atestados)
o ASP, JavaScript (Internet)
2.3.2.3 - Arquitetura
Modelo Cliente/Servidor
o Servidor -
operações que envolvem acesso à base de dados
o Cliente –
formatação e apresentação das telas
Arquitetura em 3 Camadas
(Three-Tier)
O Application Model é uma visão
conceitual que estabelece as definições, regras e relações que vão estruturar a
aplicação. Esse modelo descreve como a aplicação deve ser estruturada e não
como deve ser implementada. O Application Model é recomendado pela Microsoft
para o projeto e construção de aplicações cliente/servidor que seguem o modelo
multi-camadas.
Nos últimos anos a computação
cliente/servidor testemunhou o surgimento de uma segunda geração de projeto de
aplicações, conhecido como três camadas (Three-Tier), multi camadas(Multi-Tier)
ou n-camadas(n-Tier). O objetivo deste novo método é superar as limitações de
projeto que possuiam as aplicações tradicionais de duas camadas do ponto de
vista de tamanho, complexidade e de aplicações de missão crítica.
Aplicações
multi-camada produzem aplicações flexíveis, escaláveis, e de fácil manutenção,
para aplicações que demandam:
o Distribuição entre
nós;
o Distribuição entre
múltiplos locais geográficos;
o Aplicações que
necessitam disponibilidade;
o Aplicações feitas
para sistemas que necessitam grande capacidade de processamento de transações;
o Aplicações com
grande número de estações cliente;
Componentização
Os componentes
podem ser tratados como caixas pretas. Os desenvolvedores podem enxergá-lo
apenas pela sua fronteira, logo o componente pode seguramente se adaptar às
requisições de mudanças pela execução de ajustes internos nas funções que implementam
as características dos objetos de dados ou negócios. Assim os outros serviços
que utilizam este componente não são afetados por alterações internas de
funcionamento.
A implemetação
física dos componentes se dá através de objetos definidos dentro da arquiteura
Windows, tais como DLLs, ActiveX Controls, etc.
Para o projeto dos
componentes, deve ser levado em consideração alguns aspectos importantes, como
a granularidade, a coesão e o acoplamento.
Através da
granularidade, mede-se a quantidade de componentes que será produzida. Se por
um lado um número maior de componentes produz uma chance maior de reutilização,
por outro a aplicação se torna mais complexa, pois precisaria recorrer a uma
série de funções para a execução de uma operação que poderia estar encapsulada.
Não existe uma definição formal e clara sobre qual granularidade. O que existe
é um ponto ideal entre as duas situações, combinando a reutilização com a
simplicidade.
Existem uma série
de padrões de comunicação entre os componentes dentro do Windows. Para citar
alguns exemplos, o Remote Automation, Distributed COM, HTTP para aplicações
Internet, RPC (Remote Procedure Calls), TCP/IP, e ODBC.
Componentes do Servidor :
o ODBC
o Provê acesso ao
banco de dados
o Idependente de
fabricante
o Fontes de Dados
(SQL Server, Oracle, Access, Sybase, etc.)
o Programação
difícil
o TDBServer
o Mantém a aplicação
isolada
o Facilita o acesso
pelos aplicativos
São unidades
lógicas que controlam o mais baixo nível de abstração para a manipulação de
dados. Controlam o acesso aos dados pela camada de serviços de negócios,
abstraindo dessa camada a implementação e a localização dos dados.
Os serviços de
dados implementam o armazenamento de dados e a representação de mapeamento
entre a arquitetura de negócios e o repositório de dados.
Componentes da Aplicação:
o ODBC
o TDBServer
o LyceumServer
o Responsável pela
integridade do banco de dados
o Objetos
encapsulados
A camada de
negócios garante portanto, a integridade dos dados, não levando em conta a
forma com que esses dados serão apresentados ao usuário.
Componentes Clientes:
São unidades
lógicas que dispoem serviços utilizados fundamentalmente pela interface com o
usuário. Podem ser criados novos serviços ou utilizados outros já existentes,
como por exemplo, a interface automática para objetos OLE do Microsoft Windows,
que disponibiliza funções providas pelo MS-Word ou MS-Excel, por exemplo.
A interface
provida pelos serviços pode ser tanto progamática como visual, e pode ser
utilizada também por outras aplicações.
Logo os serviços
de usuário permitem que a informação apareça da forma mais apropriada para o
usuário final.
Componentes visuais
o Techne: TCombo,
TLOV, Grid, TCheckBox, etc.
o Microsoft:
ToolBar, Spin, etc.
o Terceiros: Grid,
Calendário, etc.
Componentes Não Visuais
o Techne: TDBServer,
TechLib, etc.
o Microsoft: ODBC,
etc.
Tentarei
esclarecer, resumidamente o funcionamento do sistema.
As interfaces do
sistema foram escritos em Visual Basic, portanto é nesse código que eu posso
instanciar os componentes LyceumServer e o TDBServer. O LyceumServer é um
componente, isto é, uma biblioteca compartilhada (dll), no qual você pode
instanciar em qualquer linguagem que tenha suporte a tecnologia COM (ASP, C++,
Java). O LyceumServer é também chamado de camada das regras de negócio, pois
existe para cada tabela no banco uma classe correspondente com os seguintes
métodos :
·
Insert
·
Delete
·
Update
·
Maydelete
·
Valid
·
Validfields
Os nomes dos
métodos são intuitivos, mas para deixar claro observe o seguinte exemplo: Para
inserirmos um cadastro de aluno, existe a classe clsaluno, para verificar se os
dados foram preenchidos corretamente eu uso o método clsaluno.Validfields
(campos que não podem ser nulos, troca de tipos, etc) e o método clsaluno.Valid
para verificar se eu posso inserí-lo no banco, finalmente utilizamos o
clsaluno.Insert. Para deletarmos um cadastro, existe o método Maydelete que
verifica se existe registro “filhos”, se existir, não é permitida a deleção.
Esses métodos
deixam os dados consistentes na aplicação cliente, evitando o tráfego
desnecessário na rede. Não precisamos
tratar o erro no servidor de banco de dados.
Além de fácil
manuseio, e manutenção. Incentivamos nossos clientes a utilizar o LyceumServer,
para fazer sistemas auxiliares, relatórios, e qualquer processo que acesse o
banco de dados.
O TDBServer é uma
camada sobre o banco de dados, ele que faz todas as operações com o banco,
utilizando de ODBC, OLE DB, e C++ . Por exemplo, no nosso sistema o método
Insert invoca uma instancia do TDBServer que realiza a transcrição no banco.
Eu integro a
equipe de desenvolvimento sob coordenação de Wânia Gomes Predosa (conforme
organograma acima), que constam de mais ou menos(devido as constantes reestruturações)
dez pessoas, mas a equipe do Lyceum envolve ainda as equipes de Suporte,
Implantação, Vendas, Marketing, Comercial, e Controle de Qualidade.
Inicialmente, como
todo novo funcionário, integrei a equipe de suporte, para adquirir um
conhecimento geral do sistema. Logo depois, comecei a resolver bugs, e ser responsável pela geração de novas
versões, até chegar no desenvolvimento. Isso não significa que essas áreas
sejam totalmente desconexas, pelo contrário, continuo exercendo todas as
atividades anteriores, quando necessário.
Dentro da equipe
de desenvolvimento, tentamos fazer um rodízio de tarefas, para não nos
tornarmos super especialistas em determinadas ferramentas e para não
dependermos exclusivamente de determinadas pessoas, mas com o passar do tempo,
percebemos as afinidades de cada um, e eu, por exemplo, tornei-me desenvolvedor
majoritariamente das páginas para Internet onde desenvolvi um novo módulo(mais
detalhes a seguir).
Sobre a atribuição
de responsabilidade, temos internamente um sistema chamado Nemesis. A função
desse sistema é documentar e padronizar alguns procedimentos em relação ao
desenvolvimento e ao suporte. O Nemesis funciona resumidamente dessa forma: O
cliente cria uma solicitação ou cadastra diretamente na nossa página ou liga
para nosso suporte, então o suporte classifica a solicitação como dúvida, bug,
sugestão, e tenta resolvê-la. Caso não consiga, ela é repassada para minha
coordenadora. Ela avalia e atribui no próprio Nemesis uma tarefa para
determinado desenvolvedor. Se eu fui o escolhido, conseguirei acessar a tarefa
e terei que indicar no Nemesis para inciar a execução, estimando também um
tempo. Encerrada a tarefa, registro no sistema e cadastro também um documento
que será disponibilizado na Internet com as alteraçôes realizadas.
Se não for uma
solicitação de cliente, então, provalvelmente, nos é atribuído a implementação
de uma nova funcionalidade, e o procedimento é semelhante. Geralmente, eu e minha coordenadora discutíamos para
tentar estimar o tempo que levaria para a conclusão dessas atividades. Nem
sempre estimávamos corretamente, acarretando em horas extras e pressão dos
clientes, gerando um certo stress(acho que é normal na nossa área).
Semanalmente, é
realizado uma reunião de nossa equipe, para discutirmos procedimentos,
técnicas, experiências, metas,etc. Acho importantíssimo a reunião, e ajuda a
manter a equipe sempre unida.
O Lyceum é um
produto, criado em 1997. Eu não acompanhei a fase inicial, mas a cada liberação
de nova versão é como lançar um novo projeto.
Uma nova versão
contém novas funcionalidades, novos conceitos, novas telas, alteração em
tabelas no banco de dados. O Setup (programa de instalação) conterá todos os
arquivos do sistema, o que nós chamamos de versão Full.
Existem também a
versão Upgrade (atualização), onde corrigirá erros, ou atenderá alguma
necessidade urgente do cliente. Essa
versão incluirá somente os arquivos que sofreram alterações.
A estimativa
inicial dos prazos é calculada para cada nova versão Full. Nessa reunião
decidimos o que vamos implementar e determinamos um prazo para as tarefas, é
feito uma discussão sobre a tarefa e deduzimos o tempo. As tarefas mais
complexas deixávamos para o desenvolvedor designado para aquela tarefa calcular
posteriormente.
Principais motivos
do atraso de versões :
·
Estimativa inicial superficial - Muitas vezes a estimativa não era feita
de maneira adequda, pela tarefa ser muito complexa, ou por ela gerar uma
documentação extra;
·
Atendimento de cliente (suporte) - É imprevisível saber quando e quantas
solicitações de suporte teríamos que atender;
·
Realocação de pessoal - Tínhamos que ajudar outros projetos em apuros;
·
Lançamento de versões Upgrade - Eram feitas em paralelo com a versão nova.
As alterações realizadas na versão corrente deviam ser realizadas na versão
nova também, o que gerava uma mão de obra extra.
Com esses atrasos, o lançamento da nova
versão é prorrogado, podendo haver eventuais novos atraso. Não poderíamos ter
mais atrasos quando a data de liberação da nova versão é divulgada para nosso
clientes. A partir desse momento é uma correria, horas extras, expediente de
fim de semana, uma tensão muito grande.
·
Programming Office 2000
Web Components – Dave Stearns, Microsoft Press;
·
Designing and
implementing a data warehouse using Microsoft SQL Server 7.0 – Microsoft
Official Curriculum
·
Mastering Microsoft
Visual Basic 6.0 Development - Microsoft Official Curriculum
·
Oracle 8i Data Base Administrator
Tive
a oportunidade de participar de alguns treinamentos:
·
Curso oficial da Microsoft - Mastering
Microsoft Visual Basic 6.0 Development
·
Treinamento interno - Regras de negócio Lyceum
Curso para conhecermos o programa Lyceum, de todas as
suas funcionalidades, bem como regras e estatuto do MEC
·
Treinamento interno - Regras de negócio Hygia
·
Administração em Banco de Dados
Oracle 8i
O maior desafio que encontrei
foi o desenvolvimento de dois novos módulos no sistema Lyceum, o Coordenador
On-Line e o Reitor On-Line.
São módulos para serem acessados pela Internet, e são de
suporte à decisão, ou seja, são consultas com um grande volume de dados
agrupados por certas variáveis que permitem aos chefes daquela instituição respostas rápidas.
Primeiramente, tive que estudar técnicas OLAP(Online
Analytical Processing). OLAP é um conjunto de tecnologias que acessam dados em um data warehouse e transformam
esses dados em estruturas multidemensionais, chamado cubos, para permitir
melhores respostas à queries complexas.
OLAP tem uma melhor performance que um sistema OLTP ou um
data warehouse padrão, para armazenar dados em dimensões. OLTP (Online
Transaction Processing) é a técnica que utilizamos normalmente na hora de
modelarmos um banco, usamos entidade-relacionamento e tabelas normalizadas. Já
no OLAP, as tabelas não estão normalizadas, existe a tabela fato que é o
agrupamento de várias outras.
Um banco baseado em OLAP é read-only, pois só fazemos
consultas a ele, inserção e deleção são feitos com o banco offline.
Periodicamente, dependendo da aplicação, fazemos a atualização com dados vindo
de um sistema OLTP. Temos que montar a tabela fato e através de um comando SQL,
fazemos a inserção desses registros no banco OLAP. Pelo fato do banco OLAP só permitir consultas e nessas consultas
não são necessárias a utilização de união e intersecção de tabelas(join), a
performance é muito alta.
Resolvido o problema de banco de dados, eu tinha que achar
um dispositvo para mostrar esses dados. Achei
o Microsoft Office 2000 Web Components (OWC).
O Office Web Components é um
ActiveX ou um COM (objetos que podem ser criados em linguagens que os
suportam), e fazem parte das bibliotecas compartilhadas do Windows. No OWC há
vários componentes, mas os que eu utilizei são os componentes Pivot
Table(tabela dinâmica) e o Chart(gráfico).
O componente Pivot Table é bem interessante, pois ele foi
criado para mostrar análises e consultas dinâmicas de dados. Quando associado à
um OLAP cube (dados em multidimensões), a Pivot Table é capaz de fazer um
agrupamento dinâmico, você simplesmente arrasta um atributo para linha ou
coluna, e a tabela é recalculada e
reagrupada para os novos valores. Por exemplo, eu tenho uma Pivot Table que
conta o número de alunos na minha universidade, como eu não tenho nenhum
atributo nas linhas ou colunas ele me mostra o valor absoluto que é de 300
alunos. Agora eu tenho o atributo Curso e resolvo arrastá-lo para minhas linhas
da tabela, então a tabela é recalculada, agora a tabela me mostra que eu tenho
100 alunos no BCC, 100 no curso Licenciatura em Matemática e 100 na
Estatística.
Estudada a tecnologia, tive que levantar que consultas
seriam importantes para o módulo, que dados coordenadores e reitores gostariam
realmente de ver. Numa série de reuniões com minha coordenadora e clientes,
conseguimos levantar quais eram as perguntas que o sistema não respondia, e que
as respostas eram de vital importância para uma melhor análise ou planejamento
para o futuro da instituição.
Finalmente, comecei o desnvolvimento usando ASP,
JavaScript, VBScript, HTML, OWC, XML, sem maiores problemas.
Depois de pronto os módulos, apresentei primeiramente
para os diretores da Techne, o retorno foi positivo. Então, tive que apresentar
para os desenvolvedores da Techne, com outro foco, ensinando-os toda a parte do
desenvolvimento. Apresento o módulo nas universidades também, ensinando-os como
usar e tirar o melhor proveito dele.
Uma de minhas frustrações é que o nosso sistema não é
multi-plataforma, ele roda somente no “mundo” Microsoft.
E uma das minhas
preocupações, é a de que nós da área técnica, nunca subiremos na hierarquia de
uma empresa se continuarmos somente como desenvolvedor, eu tenho a impressão de
que sempre existe alguém acima de nós, que comanda e que conhece as regras do
negócio. O desenvolvedor é somente a
mão de obra do projeto, ele pode usar as técnica que quiser, que poucas pessoas
reconhecerão. E quando você subir de cargo ,quanto menos linhas de código se
escreve, melhor se ganha. Acho que com 10 anos de carreira, poucos continuarão
programando, muitos se tornarão, exclusivamente analistas ou exercerão cargos
gerenciais.
·
MAC323 - Estrutura de dados;
·
MAC346 - Sistema de Banco de dados;
·
MAC438 - Programação Concorrente;
·
MAC414 - Linguagens Formais e Automâtos.
Como citado
anteriormente, fazíamos reuniões semanais. Nossas tarefas eram, na maioria,
individuais. Para garantirmos que duas ou mais pessoas não alterassem o mesmo
arquivo simultaneamente, utilizávamos o software SourceSafe, ele tem um esquema
de check-out (significa que a pessoa está alterando o arquivo) e check-in (quando a alteração é realizada,
faço um upload no repositório de arquivos), dentre outras funcionalidades.
A forma de
cooperação dos colegas do BCC nas tarefas em grupo das disciplinas é totalmente
diferente da forma de trabalho conjunto na empresa. Nos grupos do IME, a desorganização é predominante, e quanto
maior o grupo, maior é a desorganização. Marca-se um horário, tem integrantes
que não vão, tem sempre uma pessoa que quer fazer mais que as outras, os que
não fazem nada, os que copiam. Na empresa levamos muito mais a sério. Há
realmente uma equipe, apesar de trabalhar com três ex-alunos do BCC do IME.
Minha coordenadora
sempre se mostrou prestativa e compreensiva em relação às minhas dúvidas e aos
meus problemas (principalmente problemas de horário). Tinha liberdade para
reportar qualquer problema ou insatisfação profissional.
É difícil escrever
sobre esse item, pois o que é realmente aplicar na prática os conceitos.
Existem muitos conceitos que são mencionados, ajudaram-me de certa forma, mas
não sei dizer se foram aplicados. Por exemplo, a aplicação deve realizar
diversos cadastros concorrentemente, eu utilizava algumas funções(já
implementada), que faziam operações de insert, update, delete serem mutuamente
exclusivas. Isso quer dizer que apliquei programação concorrente? Acho que não apliquei muitos conceitos do
curso com exceção de Estrutura de dados e Banco de dados.
Continuarei na
área em que exerci meu estágio, pois, desde outubro, fui efetivado. Apesar de ter sido realocado de projeto
(estou no Hygia), desempenharei a mesma função, desenvolverei módulos novos
para Internet.
Os projetos Lyceum
e Hygia existem há um bom tempo, e foram desenvolvidos, inicialmente, por
pessoas que não estão mais na empresa. Não há documentação técnica,
principalmente do código dos componentes que são amplamente utilizados. Muitas
vezes, implementamos funções totalmente desnecessárias, pois já existia outra
de mesma funcionalidade.
Temos tecnologia
de ponta, material humano de primeira, só que falta um pouco de metodologia,
sei que é difícil alterar o procedimento de um projeto que existe desde 1991 (o
cliente-servidor, o Hygia foi migrado do main frame), teríamos que aplicar
muita engenharia reversa. Não tenho muitas esperanças de obter grandes mudanças
procedurais e metodológicas nesses projetos.
No entanto, tenho
grande motivação em iniciar um projeto. Gostaria de utilizar uma linguagem
formal, para especificação, e que sirva de documentação. Na disciplina MAC 435
- Métodos Formais para Especialização e Construção de Programas, vimos a
linguagem Z, pareceu-me prática e funcional, e ainda suporta orientação a
objeto, que é outro ponto a atacar. A linguagem Visual Basic, não comporta a
orientação a objeto, há um boato que as próximas versões suportarão. Gostaria
de estudar a viabilidade dessa técnica em nossa empresa, eu sei que a migração
dos sistemas atuais é inviável. Já nos novos sistemas, poderá ser viável, mas
mesmo assim será necessário uma grande re-estruturação e muito treinamento,
muitas pessoas vieram da programação em COBOL. Finalmente, a portabilidade de
nossos sistemas é algo preocupante, eles rodam somente na plataforma Windows.
Esses são apenas alguns desafios, que terei de enfrentar e que aguardo
ansiosamente.