Ferramentas


Como já foi dito anteriormente, o uso do SourceForge facilitou muito a tarefa de dividir as responsabilidades pelo projeto. O sistema de controle de versões (CVS) permite que muitos desenvolvedores trabalhem em um mesmo projeto e ao mesmo tempo, mantendo um histórico de todas as alterações feitas e disponibilizando todos esses arquivos para download.

Além disso, utilizamos o ambiente de desenvolvimento Eclipse, que também tem licença de código livre. Ele pode ser integrado ao CVS e consegue auxiliar nas tarefas repetitivas como enviar os novos arquivos para o servidor, trazer as versões atuais para a máquina local, etc.

Com relação à arquitetura do sistema como um todo, nos inspiramos fortemente no modelo de objetos adaptativos, cujo principal “pregador” é o Joe Yoder (www.adaptiveobjectmodel.com). Nesse modelo, a principal idéia é que o desenvolvedor entenda que software muda ao longo do tempo. Assim, não basta criar um software que funcione agora, mas que em um ou dois anos precisará de uma reforma drástica. Assim, a proposta é que se desenvolva pensando em flexibilidade. E o JAdaptiveForms é uma inspiração desse modelo. Ele não é 100% adaptativo, mas podemos considerá-lo bastante flexível, na medida em que arquivos de configuração XML determinam o modelo de objetos que executarão naquele domínio de aplicação.

Voltar ao índice    Página Anterior    Próxima página