Metodologia


    Para desenvolver o JAdaptiveForms em duas pessoas algumas medidas foram necessárias, para que o projeto pudesse caminhar e para que as idéias pudessem ser bem entendidas pelos membros. Como, para o momento, este é um projeto conceitual, muito mais do que de implementação, várias semanas de discussão foram necessárias para que se chegasse a um acordo sobre a arquitetura do software. Abordaremos nessa seção, um pouco da técnica, por nós utilizada, para modelar e construir a arquitetura inicial do software.

    O ciclo de desenvolvimento da arquitetura foi baseado em reuniões periódicas (semanais) para discussão dos problemas a serem enfrentados e as possíveis soluções. O ideal é que se tenha pelo menos uma reunião por semana e, assim, os problemas já discutidos e possivelmente solucionados não são esquecidos. Estimamos que tivemos por volta de 20 reuniões, todas com aproximadamente 4 horas de duração onde procuramos, entre outras coisas:

-    pesquisar alguns softwares existentes que se aproximem da proposta do JAdaptiveForms;
-    pesquisar domínios de utilização do software proposto;
-    entender as necessidades dos softwares de entrada de dados (ponto-chave do nosso projeto)
-    definir as funcionalidades desejáveis para o JAdaptiveForms;
-    pesquisar as ferramentas que fazem uma camada entre o modelo de objetos e a persistência, pois desejávamos tornar o JAdaptiveForms independente da fonte de dados;
-    desenvolvimento de uma arquitetura suficientemente flexível para acomodar relacionamentos entre entidades (clientes e seus pedidos de compra por exemplo);
-    desenvolvimento de alguns exemplos de arquivos de configuração (XML)
-    iniciar a codificação do software, respeitando a arquitetura

Por outro lado, sempre quisemos fazer desse software um utilitário para a comunidade de desenvolvimento. Para isso, desde o início, registramos a proposta de desenvolvimento, no site de apoio ao software livre, chamado SourceForge. Neste site, você tem a possibilidade de submeter uma idéia de software livre para apreciação. Uma vez aceito, seu projeto fica hospedado e você ganha muitos recursos, como CVS (sistema de controle de versão), página web, fórum de discussão, bug tracking, espaço para disponibilizar os arquivos, compiler farm (um conjunto de servidores rodando diversas plataformas onde você pode testar seu software), entre outros.
Com esses recursos, tivemos maior facilidade para desenvolver o software de forma independente, ou seja, cada um em sua casa. No entanto, procuramos aplicar o conceito de programação pareada sempre que possível. E a verdade é que esta metodologia de desenvolvimento realmente funciona: enquanto um codifica, o outro detecta erros quase que imediatamente. Além disso, as discussões acontecem enquanto você codifica, e isto enriquece o produto final.
    
    Ao longo deste documento, descreveremos os principais conceitos criados ao redor do JAdaptiveForms e daremos uma visão geral de onde o projeto se encontra e para onde desejamos que ele vá.

Voltar ao índice    Página Anterior    Próxima página