Introdução


    Sistemas comerciais, sistemas de gestão empresarial, sistemas de gerenciamento de escolas ou até sistemas de venda em balcão são fortemente dependentes da entrada massiva de dados por parte do usuário. Assim, devemos obter uma interface que seja amigável e padronizada para tal manipulação.
Do ponto de vista de desenvolvimento desses softwares, sabemos que a tarefa de desenvolver tais interfaces não é trivial. Mesmo tendo, atualmente, utilitários que ajudam nesse serviço, como construtores de interfaces gráficas por exemplo, é notório que desenvolvedores queiram poupar esforços nessa empreitada.
Com o intuito de minimizar o esforço requerido para a construção de interfaces que recebem e exibem dados para o usuário, foi criado o JAdaptiveForms. Assim, podemos definir esse software como sendo uma ferramenta de definição de formulários de entrada de dados independente da fonte. Essa independência vem do fato de que JAdaptiveForms não requer um banco de dados ou tecnologia de persistência específica. Ele foi modelado para que consiga trabalhar em cima de qualquer modelo de persistência que siga padrões razoáveis de modelagem de dados.
Utilizando o conceito de modelos adaptativos de objetos, projetamos um software que se molda de acordo com definições escritas em arquivos XML. No decorrer deste documento, veremos os diversos componentes e conceitos que definem o JAdaptiveForms.

Voltar ao índice    Página Anterior    Próxima página