next up previous
Next: Algoritmo de Reconstrução por Up: Função Peso no Algoritmo Previous: Agradecimentos

Introdução

Imagens estáticas de uma secção transversal dos pulmões podem ser obtidas através de raio X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Entretanto, não é possível monitorar um paciente submetido à ventilação artificial com essas técnicas, pois elas utilizam fontes radioativas ou necessitam de contrastes. A vantagem da tomografia por impedância elétrica (TIE) reside no fato de ela ser não invasiva, portátil (podendo ser levada à beira do leito) e utilizar o potencial elétrico como estímulo para a obtenção das imagens.

O objetivo principal do projeto temático da FAPESP Novas Estratégias em Ventilação Artificial: Diagnóstico e Prevenção do Barotrauma/Biotrauma através da Tomografia de Impedância Elétrica, liderado pelo professor Marcelo Amato da Faculdade de Medicina da USP, do qual participam pesquisadores do Instituto de Matemática e Estatística e da Escola Politécnica da USP, é utilizar a técnica de tomografia por impedância elétrica (TIE) para monitoramento contínuo dos pulmões de pacientes submetidos à ventilação artificial.

A impedância elétrica de uma região conexa e fechada fornece, para cada ponto contido na região, a razão entre o campo elétrico e a corrente elétrica deste ponto. Como gordura, ar, sangue e ossos possuem impedâncias distinguíveis, essa técnica pode ser aplicada para reconstrução de imagens que representam uma secção transversal do tórax.

O algoritmo utilizado neste trabalho para a reconstrução da imagem é o backprojection, uma adaptação do algoritmo clássico utilizado em tomografia computadorizada [6]. Neste algoritmo, os valores de voltagens medidos na fronteira são projetados para o interior do domínio através de linhas equipotenciais, definidas pelo modelo do dipolo elétrico, e ponderadas em função da distância entre o ponto e o dipolo.

No algoritmo clássico, a função peso decai rapidamente a partir da posição do dipolo, anulando com isso a contribuição de informações da região central da imagem. A proposta deste trabalho de iniciação científica foi explorar modificações na função que pondera o algoritmo de reconstrução por projeção, com o objetivo de recuperar essas informações melhorando a qualidade da imagem final.


next up previous
Next: Algoritmo de Reconstrução por Up: Função Peso no Algoritmo Previous: Agradecimentos
Elisa Pereira Kameda 2004-12-06