Value-Objects

Consideramos importante detalhar melhor como os Value-Objects foram utilizados no SGT.

Um Value-Object é uma classe utilitária, criada a partir de um Entity Bean, que possui como atributos os campos persistentes do ``bean'', além de prover métodos de manipulação dos relacionamento do mesmo.

Criamos, para cada Entity Bean, uma série de Value-Objects, cada qual possuindo um subconjuntos dos campos persistentes do ``bean''.

No exemplo a seguir, o ``bean'' TarefaBean possui diversos atributos: nome, nomeFicha, equipe e execuções. No entanto, cada Value-Object contém apenas um subconjunto destes campos.
Esta divisão dos campos, se justifica pelo fato de que, nem sempre precisamos lidar com todos os campos do ``bean''. Por exemplo: numa tela que permite a escalação de pessoas para uma tarefa, não precisamos das execuções da mesma logo, não há razão para desperdiçar recursos computacionais alocando um Value-Object que contenha estes dados.

Figura 7: Diagrama UML simplificado mostrando os diversos Value-Objects criados a partir da classe TarefaBean. Observe como cada Value-Object contém apenas um subconjunto dos campos do ``bean''.
\includegraphics[scale=0.4]{figuras/values}

Fabio Pisaruk 2004-12-07