SGT: detalhes

Durante o desenvolvimento, algumas arquiteturas foram propostas e analisadas, sendo que duas delas mereceram destaque, por terem sido implementadas.

Apenas relembrando, a aplicação cliente é responsavel por disponibilizar uma interface gráfica para interação do usuário com o sistema e, a aplicação servidora, é responsável por efetuar as tarefas do sistema: regras de negócio, validações, persistência, etc.

A principal diferença entre as arquiteturas propostas está no tipo de acesso entre a aplicação cliente e a servidora:

Local
Neste caso, ambas devem estar rodando no mesmo servidor de aplicações e, a comunicação entre elas é feita apenas com o uso de interfaces locais.
Remoto
Cada uma pode estar rodando em servidores de aplicações diferentes e, a a comunicação entre elas, ocorre com o uso de interfaces remotas.
Não existe um tipo de acesso melhor, isto é decidido pela especificação do sistema. Se houver a necessidade de distribuição de carga, por exemplo, então é interessante que se use acesso remoto e que ambos fiquem em servidores diferentes, caso contrário, é melhor usar acesso local por ser menos dispendioso, do ponto de vista computacional.

Subsections
Fabio Pisaruk 2004-12-07