Ficha

Como já dissemos, cada tarefa possui uma ficha, que deve ser preenchida durante sua execução. A ficha é o modelo enquanto que o preenchimento dela pode ser visto como o registro. Então, enquanto uma tarefa possui uma ficha, uma execução possui um registro.

As fichas são manejadas pelo sistema VODU, criado por mim e pelo Élcio Koiti Nakashima, outro aluno do BCC/IME. Pense numa ficha como um pequeno questionário. Por exemplo: imagine que exista uma tarefa chamada Atender Telefone e que, durante a execução desta tarefa, a pessoa deva preencher um questionário com os seguintes dados: nome da pessoa que ligou, horário da ligação, assunto, além, é claro, do nome da pessoa com quem ela gostaria de falar. O conjunto deste dados forma a ficha desta tarefa.

No sistema, o usuário pode criar diversas fichas e, atribuir a cada tarefa do sistema uma.

É vantajoso utilizar o VODU por que este permite que a estrutura das fichas sejam alteradas sem que, os dados preenchidos, sejam corrompidos ou fiquem inacessíveis. Imagine, por exemplo, que uma determinada tarefa32 use uma ficha( 3.7.3) com os seguintes dados: nome, dúvida, email. Suponha que esta tarefa tenha sido executada diversas vezes e, um certo dia a estrutura da ficha foi alterada, retirando-se o campo email. A partir deste momento, os próximos preenchimentos não irão conter o campo email mas, toda vez que uma execução passada for aberta(uma que tenha ocorrido antes da alteração da ficha) o preenchimento mostrado conterá os campos: nome, email e dúvida.
Para que isto funcione, o VODU registra junto com o preenchimento, a versão da ficha utilizada.

Figura 9: Exemplo de como o sistema se comporta quando a estrutura de uma ficha é alterada. As duas primeiras execuções foram baseadas na ficha que continha email, enquanto que as duas últimas forma baseadas na ficha alterada.
\includegraphics[scale=0.5]{figuras/fichas}



... tarefa32
Novamente a tarefa Atender Telefone.
Fabio Pisaruk 2004-12-07