Proposta

Tema

Desenvolvimento de um jogo, para múltiplos jogadores, utilizando o ambiente para desenvolvimento e execução de jogos Panda3D.

Resumo

Motivados pela crescente importância e facilidade de acesso a redes, cada vez mais rápidas e disseminadas, optou-se por desenvolver um jogo distribuído.

O jogo será segmentado em dois níveis: um jogo de fundo e vários mini-games. No jogo de fundo cada jogador decide suas ações com base em um objetivo e em certos momentos esse jogo é interrompido, onde todos os jogadores iniciam um mini-game. Neste, o(s) jogador(es) vencedor(es) ganham benefícios em relação aos outros jogadores.

Sobre o Jogo

O jogo de fundo tem como cenário um labirinto. O objetivo é percorrer um caminho, em direção ao centro do cenário, que pode ser interrompido para a disputa de um mini-game. Cada jogador se move no labirinto continuamente e de forma independente dos outros jogadores e a única limitação no movimento é a quantidade de passos que possui.

Os mini-games tem temas específicos e sem relação com o jogo de fundo e com os demais mini-games. A consequência deles é dar vantagem aos vencedores (maior número de passos e pontos bônus) e possibilitar que diferentes aspectos do jogo de fundo possam ser modificados. O acúmulo de pontos bônus dá ao jogador o direito de escolher uma vantagem para o restante do jogo.

Mini-Games

A princípio serão implementados os seguintes mini-games:

  • Os jogadores terão de passar por um inimigo inteligente. A idéia é que o inimigo se mova em direção a um jogador com uma determinada característica. O último jogador sobrevivente será o vencedor. A implementação utilizará idéias de inteligência artificial e teoria dos grafos para mover o inimigo.

  • Em duplas, os jogadores deverão vencer uma corrida de obstáculos; a eficiência da dupla é baseada na sincronia de suas ações. A implementação utilizará técnicas de programação concorrente para controlar o sincronismo.

  • Os personagens tem que atingir um entre diversos alvos defendidos por um inimigo. Esse inimigo toma suas decisões a partir de um aprendizado sobre as escolhas anteriores do jogador. A implemetação utilizará conceitos de máquinas de estados, cadeias de Markov e inferência estatística para construir a inteligência do inimigo.

Objetivos

  • Desenvolver um jogo extensível;

  • Utilizar técnicas de engenharia de software para o planejamento do projeto;

  • Explorar variadas áreas da computação através dos mini-games.

Atividades Realizadas

  • Estudos, avaliação e seleção das ferramentas;

  • Início da adaptação com ambiente Panda3D;

  • Decisão da estrutura base do jogo;

  • Escolha do enredo;

  • Escolha dos primeiros mini-games.

Cronograma

Atividades Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov
Estudos de ferramentas x x
Preparação do ambiente x x
Modelagem do sistema x x
Modelagem física x x x
Implementação do jogo base x x
Implementação dos mini-games x x x x
Efeitos sonoros x x x x
Interface Gráfica x x x x x
Testes x x x x
Comunicação entre jogadores x x x
Documentação do usuário x x x
Documentação do desenvolvedor x x x
Monografia x x x x
Pôster x
Apresentação x

Método de Trabalho

Primeiramente, será desenvolvido uma base do jogo de fundo e três mini-games (talvez com gráficos ainda simples) que representam a maior interação entre os jogadores. Nas iterações intermediárias do projeto, espera-se refinar aos poucos o jogo de fundo e expandir a qualidade dos mini-games.

O processo de desenvolvimento dos jogos será baseado em diferentes metodologias, como programação extrema. O objetivo é que todos participem de cada uma das partes do desenvolvimento de forma direta e ativa.

Estrutura

A estrutura da monografia será bastante semelhante ao modelo disponível.

    Na parte objetiva:

  • Introdução descrevendo as motivaçõees, objetivos, idéias e contextualizaçãoo do projeto;

  • Apresentação dos conceitos e tecnologias aplicadas;

  • Apresentação do ambiente Panda3D;

  • Descrição do jogo (idéias e estrutura);

  • Descrição dos mini-games;

  • Descrição das atividades realizadas;

  • Resultados finais;

  • Conclusões.

    Na parte subjetiva:

  • Descrição dos desafios enfrentados;

  • Contribuição das disciplinas cursadas para a elaboração do projeto;

  • Discussão de pontos para aprimorar o projeto e como extender o jogo.

Além destes tópicos, será entregue um manual do usuário contendo detalhes não técnicos sobre o jogo, tais como enredo, controles e objetivos e um manual do desenvolvedor, que descreverá como o jogo foi implementado, mostrando detalhes sobre modelagem, estrutura e algoritmos.

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