Renderização de pessoas em movimento a partir de vídeos

Ricardo Juliano Mesquita Silva Oda
Supervisor: Prof. Dr. Carlos Hitoshi Morimoto


Proposta Monografia Pôster Apresentação Fonte Blog

6 de junho de 2011

Resumo

Tendo em mãos múltiplos vídeos gravados de pontos de vista distintos e de uma mesma cena, é possível, através de técnicas de renderização, gerar novas visualizações da mesma. Essa técnica permite uma reconstrução realística de uma cena previamente gravada, e também a movimentação no tempo e espaço nela, simulando uma câmera virtual.

Alguns trabalhos de Jeferson Rodrigues da Silva, ex-orientando do Prof. Hitoshi, tratam deste assunto utilizando vídeos obtidos de câmeras esparsas [1][2][3][4]. Porém a renderização de pessoas em movimento para fins de pós-visualização a partir de um conjunto de vídeos esparsos apresenta vários desafios, entre eles:

Objetivo

Este trabalho tem por objetivo investigar técnicas de modelamento e renderização de pessoas que apresentem resultados realistas, incluindo:

Atividades já realizadas

Começo do estudo da parte teórica através da leitura dos trabalhos do Jeferson.

Cronograma

estudo da parte teórica maio-junho
estudo do código fonte junho-julho
busca de soluções julho-agosto
implementação julho-setembro
começo da monografia setembro
avaliação dos resultados outubro
pôster novembro
apresentação novembro
término da monografia dezembro

Estrutura da monografia

A monografia se dividirá em duas partes, uma teórica e uma subjetiva.

Começando pela parte teórica, que contextualizará o assunto sobre a geração de novas visadas a patir vídeos esparsos, citando o trabalho do Jeferson. A seguir haverá a explicação dos conceitos teóricos utilizados, e seus papéis na parte prática do desenvolvimento. Por fim, a conclusão possuirá a análise dos resultados obtidos.

A parte subjetiva relatará sobre as experiências vividas no processo de desenvolvimento do trabalho. Também mostrará o papel do Bacharelado de Ciências da Computação em sua realização.

Referências

  1. da Silva, J. R. ; Santos, T. T., and Morimoto, C. H. Real Time Novel View Scene Rendering From Multiple Sparse Videos. In: Proc. of the XII Brazilian Symposium on Virtual and Augmented Reality - SVR 2010. Natal, RN, Brazil, 2010, v.1., p. 184-193. [Best paper award]

  2. da Silva, J. R. Renderização interativa de câmeras virtuais a partir da integação de múltiplas câmeras câmeras esparsas por meio de homografias e decomposições planares da cena [link]

  3. da Silva, J. R., and Morimoto, C. H. Material do mini curso 7 apresentada no JAI 2010 [link]

  4. da Silva, J. R. ; Santos, T. T., and Morimoto, C. H. PROJETO: TV 3D Interativa [link]