Monografia Preliminar


Objetivo da preliminar

A versão preliminar do TCC é uma entrega feita antes do prazo final do material que se conseguiu produzir até o momento. Além disso, deixa-se pronto referências para todo o conteúdo que espera-se entregar, mas que ainda não foi elaborado.

O intuito dessa entrega é deixar toda a estrutura do trabalho armada e iniciada de modo que seja possível ter uma visão do que será entregue de fato.


Download

Data: 19/10/11

A versão preliminar da monografia está disponível em pdf:


Andamento

Estudo e leituras de conceitos sobre Scrum e de desenvolvimento jogos eletrônicos. Muita pesquisa foi feita em conteúdo de páginas na internet, porém o trabalho está formalmente baseado nas seguientes referências:

  • Keith, Clinton (2010). Agile Game Development with Scrum. Addison-Wesley Professional
  • Schwaber, Ken; Beedle, Mike (2002). Agile software development with Scrum. Prentice Hall.
  • Takeuchi, Hirotaka; Nonaka, Ikujito (Janeiro-Fevereiro 1986). "The New New Product Development Game". Harvard Business Review
  • Schwaber, Ken; Sutherland, Jeff. The Scrum Guide. Scrum.org

Essa etapa de estudos se iniciou no começo do ano e ainda não é considerada uma tarefa fechada, pois continuo procurando outros textos possam contribuir com o trabalho, principalmente agora que estou escrevendo a monografia. Apesar disso, em julho já comecei a introduzir os conceitos de Scrum no USPGameDev, apresentado em uma palestra para os integrantes do grupo as ideias principais e mostrando o que poderia ser implantado na prática.

Em agosto, foi quando de fato fechamos a proposta do novo projeto e demos início ao desenvolvimento - juntamente com a adoção de algumas práticas de Scrum.

Desde então, já foram completados dois sprints e o terceiro está prestes a terminar. Como não é trivial que as pessoas mudem seu comportamento de uma hora para outra, estamos tentando implantar uma ou duas novas práticas do Scrum a cada sprint, sendo que estou acompanhando essa experiência para relatar na monografia o que está trazendo benefício, que está sendo irrelevante e o que simplesmente não é possível de se aplicar num grupo como o USPGameDev, formado por estudantes.


O que falta ser feito


  • Terminar de escrever a monografia
    • Últimas seções explicando itens do Scrum;
    • Terminar explicação do que é o USPGameDev;
    • Transformar anotações do que tem acontecido no USPGameDev em texto formal;
    • Colocar bibliografia seguindo padrão (usando pacote específico do Latex);
  • Montar o poster;
  • Montar apresentação;
  • Escrever um roteiro da apresentação.