Proposta de Monografia


Tema

Estudo sobre metodologia e práticas que podem ser aplicadas ao desenvolvimento de jogos eletrônicos.


Resumo


Assim como qualquer atividade realizada em grupo, desenvolver jogos eletrônicos é uma tarefa que pode ser abordada de inúmeras formas. Acompanhando o trabalho do USPGameDev durante o ano de 2010, foi possível ver como uma abordagem ingênua sem uma metodologia clara de trabalho pode ser ineficiente, apesar de mesmo assim ter levado a um resultado satisfatório. Mas introduzir uma metodologia de desenvolvimento realmente aumenta a produtividade? Em caso afirmativo, quão expressivos são esses benefícios?

Este estudo visa responder essas questões. Para tanto, será mostrada uma comparação entre duas fases de um mesmo grupo, o USPGameDev. Na primeira dessas fases, os desenvolvedores não aplicavam qualquer tipo formal de metodologia, trabalhando de forma relativamente livre. Já na segunda fase, os conceitos de Scrum serão introduzidos e o grupo trabalhará seguindo essa metodologia.

Além da comparação do que deu certo e errado entre as duas fases, também será dada atenção a como o Scrum pode ser adaptado ao contexto de desenvolvimento de jogos. A motivação para essa observação reside nas diferenças existentes entre um aplicativo convencional e um jogo. Tais diferenças vão desde os requisitos até as especializações dos envolvidos nos projetos.

Como parte deste trabalho está diretamente relacionado ao desenvolvimento do próximo projeto do USPGameDev, vale ressaltar que eventualmente a monografia terá que ser concluída antes do término do segundo jogo do grupo. Nesse caso, as comparações serão feitas apenas entre etapas proporcionais de cada projeto.


Objetivos


  • Comparar o uso e o não uso de uma metodologia de trabalho e levantar os benefícios e desvantagens de cada abordagem;
  • Identificar práticas de Scrum que realmente contribuem ou facilitam o trabalho de desenvolver um jogo em grupo.

Atividades já Realizadas


  • Busca de material de referência;
  • Início do estudo sobre Scrum para games;
  • Definição do escopo, objetivos e estrutura da monografia;
  • Início do novo projeto do USPGameDev;

Cronograma


Atividade Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov
Levantamento de Referências check check check                
Estudo sobre Scrum       check check check check        
Acompanhamento das atividades do USPGameDev check check check check check check check check check check check
Monografia           check check check check check check
Apresentação                     check
Poster                     check

Estrutura da Monografia


  • Parte Objetiva
    • Introdução
    • O que é Scrum
    • Adaptações para o contexto de games
    • Antes
      • Quais eram as espectativas
      • Como foi o trabalho
      • Resultado obtido
      • O que deu certo
      • O que deu errado
      • Post-mortem
    • Depois
      • Quais eram as espectativas
      • Como foi o trabalho
      • Resultado obtido
      • O que deu certo
      • O que deu errado
      • Post-mortem
    • Comparações
    • Conclusão sobre o uso de Scrum para jogos
    • Bibliografia
  • Parte Subjetiva
    • Desafios e frustrações
    • Relação entre disciplinas e o TCC
    • Próximos passos