Introdução

O foco deste projeto é atrair a atenção dos alunos do IME/USP em relação às disciplinas de física ministradas no curso de bacharelado em Ciência da Computação.

Visando compreender melhor a situação e apresentar uma proposta de reformulação da grade ou das disciplinas, foi criado no IME o Grupo de Apoio ao BCC, uma iniciativa da Comissão de Coordenação do BCC (CoC). Após as discussões e a aplicação de questionários nos Encontros BCC, um dos consensos de ambas as partes - professores e alunos - foi o de que seria interessante uma maior contextualização destas disciplinas para os alunos em termos de computação.

Em nossa monografia (seção Arquivos) há mais referências e informações sobre o Grupo de Apoio ao BCC.

Programa

O Physimulation é uma ferramenta para simulação e animação de fenômenos físicos e tem como um dos principais objetivos integrar o conhecimento adquirido em FAP-126 (Física I) com um ambiente de programação.

Com o Physimulation, o aluno da disciplina de física poderá simular comportamentos físicos estudados em sala de aula, por meio de criação de cenários e objetos com diferentes propriedades configuráveis. Exemplos de propriedades são: massa, tamanho, posição, velocidade inicial, coeficiente de atrito e de elasticidade.

Desde rampas, pequenas esferas e plataformas fixas a planetas orbitando em torno de um objeto de grande massa, tanto os alunos quanto o professor poderão utilizar o simulador para combinar tais objetos e observar resultados calculados em exercícios. Além disso, estes cenários podem ser guardados no sistema e carregados posteriormente para nova observação.

Exemplo

  • Cenários com o Physimulation

    Exemplos de cenários físicos criados com o Physimulation. Mais vídeos nas seções Animações e Tutorial.

Site construído com Bootstrap.

Physimulation no GitHub.