Proposta

Data: 29 de abril de 2014 | Autor: Rodrigo Duarte

 

Tema

Jogo para a plataforma android utilizando Web Service

 

Orientador

Professor Doutor Marco Dimas Gubitoso

 

Resumo da Proposta

Os jogos eletrônicos se tornaram cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. O primeiro jogo de computador foi criado em 1958 por Willian Higinbotham e Robert Dvorak. Chamava-se "Tennis for Two" e se tratava de uma simulação de uma partida de tênis, não havia placar e a tela era feita de um cinescópio de fósforo verde monocromático (NUNES, 2007 apud AMORIM, 2006). Desde então os jogos acompanharam a enorme evolução da computação. Com o advento e a popularização da internet a criação de aparelhos eletrônicos que possibilitassem com que todas as pessoas ficassem conectadas de maneira mais simples e por períodos maiores era questão de tempo. Estes aparelhos são os conhecidos tablets e smartphones, que fizeram com que a computação móvel fosse acessível pelo grande público.
A partir de então, diferentes e inúmeros tipos de mercados se abriram ou se adaptaram à computação móvel. Um deles, talvez o maior deles, foi a indústria de jogos, que se adaptou de maneira muito rápida e eficaz a nova plataforma.
Praticamente qualquer pessoa possui fácil acesso a alguma plataforma móvel, como tablets e smartphones, o que fez com que o estilo de jogo chamado casual, que em geral são jogos que apresentam mecânica com alto grau de simplicidade e que, ao contrário dos jogos tradicionais, exigem menos tempo e esforço do jogador, tendo se tornado uma grande forma de entretenimento rápido.
Dentre os jogos casuais podemos citar alguns exemplos de grande sucesso em que o sistema é multijogador, ou seja, jogos que de alguma forma realizam duelos entre os jogadores, havendo um vencedor e um perdedor (SongPop, BikeRace, What's the Movie?, etc) ou jogos em que exista a necessidade de que amigos do jogador eniviem a ele algum tipo de ajuda para o andamento do jogo (CandyCrush, FarmVille, Hay Day, etc). Para o desenvolvimento do sistema multijogador, geralmente utiliza-se alguma rede social (facebook, twitter, instagram, orkut, etc) como fonte de dados. Jogos que utilizam tais dados ficaram conhecidos como jogos sociais.
Diante disto, a proposta de trabalho consiste no desenvolvimento de um jogo com sistema multijogador para a plataforma android, que utiliza um Web Service para fazer a persistência de dados. Será um quiz inspirado no jogo de tabuleiro "Biografia", da empresa Algazarra, onde são expostos fatos sobre a vida de personalidades conhecidas e, através desses fatos, o jogador adivinhará quem é a personalidade.

 

Motivação

O cenário atual do mercado de jogos é muito atrativo e diversificado. Hoje em dia, um país como o Brasil, que a poucos anos atrás possuia uma indústria de jogos praticamente inexistente, passou a ter uma indústria especializada e um número muito grande de pequenas e médias empresas voltadas ao desenvolvimento de jogos.
A maior motivação para este trabalho é desenvolver uma aplicação para a plataforma android, pois com a experiencia adquirida no desenvolvimento de jogos para plataformas móveis da apple, obtive grande interesse pela área. A oportunidade do maior aprofundamento na linguagem Java também é um dos fatores de motivação, uma vez que não tive grande contato com tal linguagem durante a graduação, além de aplicar diferentes áreas do conhecimento adquirido no curso de Bacharelado em Ciência da Computação.

 

Objetivos

Desenvolver um jogo multijogador para plataforma android, em que o objetivo seja descobrir uma personalidade utilizando o menor número de dicas possíveis. O jogo se comunicará com um web service para realizar a troca de informações entre banco de dados e o aplicativo, tornando possível a opção multijogador, que se realizará de maneira assíncrona. O jogo será desenvolvido com auxilio da game engine AndEngine e será escrito em Java, utilizando o ambiente ADT (Android Developer Tools).

 

Cronograma



Atividade Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov
Definição das ferramentas x
Configurações de servidor/ Protocolo de comunicação x x
Modelagem do jogo/banco de dados x x
Estudo da game engine x
Implementação do jogo x x x x x
Testes de verificação x x
Monografia x x x x x
Pôster x
Apresentação x

Referências Bibliográficas


NUNES, Maira. Social Impact Games: Uma nova possibilidade de comunicação, disponível em http://www.direitoacomunicacao.org.br/index2.php?option=com_docman& task=doc_view&gid=363&Itemid=99999999, acessado em 27 de abril de 2014.

AMORIM, Antonio. Jogos Eletrônicos Interativos: A Origem dos Jogos Eletrônicos. Laboratório de Sistemas Integráveis.Universidade de São Paulo.São Paulo, 2006.