Título: Desenvolvimento de uma Plataforma web para divulgação e centralização de eventos na Cidade Universitária aplicando conceitos de Métodos Ágeis e Lean Startup



Alunos:
Caio Teixeira da Quinta
Eugênio Augusto Jimenes

Orientador: Prof. Dr. Alfredo Goldman vel Lejbman

Co-orientador: Jorge Melegati

Link para o projeto no ar

Monografia

Link para o projeto no Github

Pôster

Apreciação Pessoal e Crítica:


Motivação e Objetivos

A Cidade Universitária possui uma variedade de eventos sociais e acadêmicos, que ocorrem, por vezes, simultâneamente em toda sua extensão. Esse cenário se dá pela complexidade cultural existente no campus, que envolve discentes, docentes e comunidade.

Junto à comunidade USP, foi realizada uma enquete via e-mail, na qual constatou-se o interesse em uma plataforma para divulgar e centralizar os inúmeros eventos, acadêmicos ou não, da Cidade Universitária. Para atender a essa demanda de interesse, foi proposta a criação do USP Eventos, um sistema web voltado para os usuários se informarem sobre o que ocorre no campus, além de incentivar a organização de eventos de modo a ocupar o espaço público.

Para o desenvolvimento do projeto foi escolhida uma abordagem baseada em conceitos de Lean Startup e Métodos Ágeis. A escolha dessa metodologia combinada dá-se pela sua ampla aplicação em projetos com grande grau de incerteza, nos quais um tratamento interativo e um desenvolvimento incremental auxiliam no aprendizado sobre os interesses do usuários.

O objetivo do trabalho foi aplicar os conceitos de Lean Startup e Métodos Ágeis em um projeto prático a fim de desenvolver um software consistente que atendesse às necessidades dos usuários, além de possibilitar observar as vantagens e desvantagens das abordagens escolhidas.