Aluno: Eduardo Yukio Rodrigues.
Supervisor: Ricardo Nakamura.
Título do trabalho: Jogo digital 2D focado na expressão do jogador por meio da seleção de mecânicas de jogo.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo digital 2D, do gênero de plataforma, que desse ao jogador a possibilidade de se expressar por meio da escolha de mecânicas de jogo. Para cumprir este objetivo, inicialmente foi feito um processo de catalogação de mecânicas, no qual analisou-se 50 jogos relevantes para a indústria de videogames e elaborou-se uma lista de mecânicas utilizadas por eles. Em seguida, foi feito o game design, em que definiu-se todos os elementos fundamentais do jogo e quais mecânicas da lista seriam implementadas. Então, o processo avançou para a etapa de desenvolvimento, em que ocorreu a programação do jogo, com vasta utilização de máquinas de estado. Por último, o jogo foi lançado na plataforma Itch.io e obteve uma grande quantidade de feedback positivo, tanto por meio de um formulário ativamente compartilhado quanto por engajamento orgânico, proveniente da própria plataforma.