Trabalho de Conclusão de Curso


Mechanical Playground



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Vídeo completo do jogo


Aluno: Eduardo Yukio Rodrigues.

Supervisor: Ricardo Nakamura.

Título do trabalho: Jogo digital 2D focado na expressão do jogador por meio da seleção de mecânicas de jogo.

Resumo: O objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo digital 2D, do gênero de plataforma, que desse ao jogador a possibilidade de se expressar por meio da escolha de mecânicas de jogo. Para cumprir este objetivo, inicialmente foi feito um processo de catalogação de mecânicas, no qual analisou-se 50 jogos relevantes para a indústria de videogames e elaborou-se uma lista de mecânicas utilizadas por eles. Em seguida, foi feito o game design, em que definiu-se todos os elementos fundamentais do jogo e quais mecânicas da lista seriam implementadas. Então, o processo avançou para a etapa de desenvolvimento, em que ocorreu a programação do jogo, com vasta utilização de máquinas de estado. Por último, o jogo foi lançado na plataforma Itch.io e obteve uma grande quantidade de feedback positivo, tanto por meio de um formulário ativamente compartilhado quanto por engajamento orgânico, proveniente da própria plataforma.


Monografia (Revisada)


Proposta de trabalho

Repositório de código

Catálogo de mecânicas





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