next up previous contents
Next: Contents   Contents

Empacotamento de retângulos

Fábio Henrique Nishihara
Orientador: Ernesto G. Birgin

December 8, 2003

Abstract:

Um dos problemas mais clássicos de empacotamento é encontrar o número máximo de objetos que podem ser empacotados em uma dada região.

Empacotar ítens (por exemplo, caixas) em objetos maiores (palete) e cortar objetos (por exemplo, couro) para produzir ítens menores (carteiras) são problemas similares. O problema de empacotar um dado conjunto de peças em uma dada região maximizando o número total de peças, ocorrem em grande número de situações práticas, incluindo o carregamento de paletes do produtor e o estabelecimento de layout em indústrias de roupas. Muitos artigos foram publicados lidando com o problema de empacotamento. Um dos problemas mais populares e úteis nessa área é encontrar o número máximo de retângulos que podem ser empacotados ortogonamente em um retângulo maior.

Neste trabalho estudamos dois enfoques diferentes para resolver o problema de empacotamento de retângulos. Nos dois enfoques consideramos que os retângulos devem ser empacotados ortogonalmente, isto é, seus lados paralelos aos eixos.

Na primeira parte implementamos e testamos o algoritmo L para o empacotamento de retângulos em retângulos, recentemente introduzido em [26]. Este algoritmo é recursivo e empacota retângulos de dimensões $(l,w)$ em peças com formato de L e em peças retangulares maiores. O algoritmo particiona recursivamente um retângulo ou um L em duas novas peças, cada uma podendo ser de novo um retângulo ou um L.

Na segunda parte introduzimos modelos contínuos para o empacotamento de retângulos em conjuntos convexos arbitrários. Esses modelos estão baseados em [6] e em [7]. Experimentos numéricos mostram que tanto os modelos introduzidos como a metodologia proposta para resolver os problemas de otimização contínua são promissores.

Palavras-chaves: problemas de empacotamento, problemas de corte, carregamento de paletes, algoritmo recursivo, modelos contínuos, sentinelas




next up previous contents
Next: Contents   Contents
Fabio Henrique Nishihara 2003-12-08