Grade Atual

Esta é a grade atual do curso, válida para os ingressantes a partir de 2020. O código do currículo atual do BCC é 45052 e vale para as alunas e alunos que ingressaram a partir de 2016. 

Sigla Nome da disciplina A+T
MAC0101 Integração na Universidade e na Profissão 2+0
MAC0105 Fundamentos de Matemática para a Computação
4+0
MAC0110 Introdução à Computação 4+0
MAC0329 Álgebra Booleana e Aplicações no Projeto de Arquitetura de Computadores 4+0
MAT2453 Cálculo Diferencial e Integral I 6+0
MAT0112 Vetores e Geometria 4+0
Sigla Nome da disciplina A+T
MAC0121 Algoritmos e Estruturas de Dados I
4+0
MAC0216 Técnicas de Programação I 4+2
MAC0239 Introdução à Lógica e Verificação de Programas 4+0
MAE0119 Introdução à Probabilidade e à Estatística 6+0
MAT2454 Cálculo Diferencial e Integral II 4+0
MAT0122 Álgebra Linear I 4+0
Sigla Nome da disciplina A+T
MAC0102 Caminhos no Bacharelado em Ciência da Computação 2+0
MAC0209 Modelagem e Simulação 4+0
MAC0210 Laboratório de Métodos Numéricos 4+0
MAC0323 Algoritmos e Estruturas de Dados II
4+2
MAT0236 Funções Diferenciáveis e Séries 4+0
. . . optativa Estatística/Probabilidade 4+0
Sigla Nome da disciplina A+T
MAC0316 Conceitos Fundamentais de Linguagens de Programação 4+0
MAC0338 Análise de Algoritmos 4+0
. . . optativa Ciências 4+0
. . . optativa I ?+?
. . . optativa II ?+?
Sigla Nome da disciplina A+T
MAC0350 Introdução ao Desenvolvimento de Sistemas de Software 4+2
MAC0422 Sistemas Operacionais 4+2
. . .  optativa III ?+?
. . .  optativa IV ?+?
. . .  optativa V ?+?
. . .  optativa VI ?+?
Sigla Nome da disciplina A+T
. . . optativa VII ?+?
. . . optativa VIII ?+?
. . . optativa IX ?+?
. . . optativa X ?+?
. . .  optativa XI ?+?
. . .  optativa XII ?+?
Sigla Nome da disciplina A+T
FLC0474 Língua Portuguesa 3+0
MAC0499 Trabalho de Formatura Supervisionado (2 semestres) 0+16
. . . optativa XIII ?+?
. . . optativa XIV ?+?
. . .  optativa XV ?+?
Sigla Nome da disciplina A+T
MAC0499 Trabalho de Formatura Supervisionado (continuação) 0+0
. . . optativa XVI ?+?
. . . optativa XVII ?+?
. . .  optativa XVIII ?+?
. . .  optativa XIX ?+?

Além das disciplinas obrigatórias, cada aluna e aluno deve cursar

tipo da disciplina disciplinas obrigatórias optativas eletivas optativas livres optativas ciências optativas estatística optativas humanidades totais
aula 84 ? ? ? ? ? 84+?
trabalho 24 ? ? ? ? ? 24+?
totais 108 52 24 4 4 3  

Disciplinas optativas eletivas de Estatística e Probabilidade

Em número suficiente para obter pelo menos 4 créditos (isso corresponde, usualmente, à disciplina indicada acima)

SiglaNome da disciplinaA+T
MAE0217Estatística Descritiva4+0
MAE0221Probabilidade I6+0
MAE0224Probabilidade II4+0
MAE0228Noções de Probabilidade e Processos Estocásticos4+0
MAE0312Introdução aos Processos Estocásticos4+0
MAE0399Análise de Dados e Simulação4+0
MAE0499Processos Estocásticos4+0
MAE0515Introdução à Teoria dos Jogos4+0

Disciplinas com códigos diferentes dessas devem ser equivalentes a alguma delas para serem aceitas. Alunos(as) que acreditem que uma disciplina já cursada, e na qual foram aprovados(as), é equivalente a alguma dessas acima devem fazer um requerimento de aproveitamento de estudos junto à Seção de Alunos do IME. Recomenda-se que esse requerimento não seja feito no último ano pois ele pode ser indeferido, exigindo mais um semestre para a conclusão do curso.

Disciplinas optativas eletivas de Humanidades

Em número suficiente para obter pelo menos 3 créditos

Sigla Nome da disciplina A+T
FLC0474 Língua Portuguesa 3+0
FLC1476 Letramento acadêmico em diversas áreas do conhecimento 2+1
AUH2803 Aspectos Conceituais e Estéticos do Design de Interface 4+0
AUP1301 Tópicos de Design para Ambientes Digitais 4+1
AUP2409 Teoria do Design 4+0
1610041 Design: história e projeto 4+0

Disciplinas com códigos diferentes dessas devem ser equivalentes a alguma delas para serem aceitas. Alunos(as) que acreditem que uma disciplina já cursada, e na qual foram aprovados(as), é equivalente a alguma dessas acima (ressaltando-se o fato de que a disciplina deve ter sido cursada em algum instituto voltado para a área de Humanas) devem fazer um requerimento de aproveitamento de estudos junto à Seção de Alunos do IME. Recomenda-se que esse requerimento não seja feito no último ano pois ele pode ser indeferido, exigindo mais um semestre para a conclusão do curso.

Disciplinas optativas eletivas de Ciência

Em número suficiente para obter pelo menos 4 créditos (isso corresponde, usualmente, à disciplina indicada acima).

Sigla Nome da disciplina A+T
4302112 Física II 6+0
4302401 Mecânica Estatística 4+0
GMG0630 Elementos de Mineralogia e Petrologia 4+0
0440620 Geologia Geral 4+0
QBQ0104 Bioquímica e Biologia Molecular 4+0
QBQ1252 Bioquímica Metabólica 4+1
QBQ1354 Bioquímica Molecular 4+1
AGA0215 Fundamentos de Astronomia 4+0

Disciplinas optativas eletivas

Em número suficiente para obter pelo menos outros 52 créditos (isso corresponde, usualmente, a 13 das 19 disciplinas optativas indicadas acima).

Sigla Nome da disciplina A+T
ACH2007 Engenharia de Sistemas de Informação II 4+2
ACH2023 Algoritmos e Estruturas de Dados I 4+2
ACH2028 Qualidade de Software 4+0
ACH2033 Matrizes, Vetores e Geometria Analítica 4+0
ACH2037 Métodos Quantitativos Aplicados à Sistemas de Informação 4+0
ACH2038 Laboratório de Redes de Computadores 4+2
ACH2048 Redes de Alto Desempenho 4+1
ACH2066 Tópicos Especiais em Bancos de Dados 4+2
ACH2067 Gestão de Processos de Negócios 4+0
ACH2068 Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais 4+0
ACH2076 Segurança da Informação 4+0
ACH2077 Soluções Web Baseadas em Software Livre 4+2
ACH2078 Gestão Empresarial 4+0
ACH2086 Fundamentos de Sistemas Hipermídia e Web 4+2
ACH2087 Construção de Compiladores 4+2
ACH2096 Laboratório de Sistemas Operacionais 4+0
ACH2098 Web Semântica 4+0
ACH2106 Projeto Integrado de Sistemas de Informação 4+2
ACH2107 Desafios de Programação I 4+0
ACH2108 Desafios de Programação II 4+0
ACH2117 Computação Gráfica 4+0
ACH2118 Introdução ao Processamento de Língua Natural 4+2
ACH2127 Governança de Tecnologia da Informação 4+2
ACH2137 Tópicos em Planejamento em Inteligência Artificial 4+0
AUH2803 Aspectos Conceituais e Estéticos do Design de Interface 4+0
AUP1301 Tópicos de Design para Ambientes Digitais: Informação, Interface, Interação, Ação e Colaboração 4+1
AUP2409 Teoria do Design 4+0
4302112 Física II 6+0
4302401 Mecânica Estatística 4+0
IOF0115 Modelagem Numérica em Oceanografia 4+0
IOF0255 Oceanografia por Satélites 3+0
IOF0265 Técnicas de Visualização e Distribuição de Dados Oceanográficos 4+0
GMG0630 Elementos de Mineralogia e Petrologia 4+0
0440620 Geologia Geral 4+0
CJE0642 Design de Interação para Editoração 4+2
MAC0213 Atividade Curricular em Comunidade 0+4
MAC0214 Atividade Curricular em Cultura e Extensão 0+4
MAC0215 Atividade Curricular em Pesquisa 0+4
MAC0218 Técnicas de Programação II 4+2
MAC0219 Programação Concorrente e Paralela 4+0
MAC0242 Laboratório de Programação II [video] 4+2
MAC0300 Métodos Numéricos da Álgebra Linear 4+0
MAC0315 Otimização Linear 4+0
MAC0317 Introdução ao Processamento de Sinais Digitais 4+0
MAC0318 Introdução à Programação de Robôs Móveis 4+0
MAC0319 Programação Funcional Contemporânea 4+0
MAC0320 Introdução à Teoria do Grafos 4+0
MAC0322 Introdução à Análise de Sistemas 4+0
MAC0325 Otimização Combinatória [video] 4+0
MAC0326 Computação, Cibernética e Sistemas Cognitivos 4+0
MAC0327 Desafios de Programação 4+0
MAC0328 Algoritmos em Grafos 4+0
MAC0331 Geometria Computacional [video] 4+0
MAC0332 Engenharia de Software [video] 4+2
MAC0333 Armazenamento e Recuperação de Informação 4+0
MAC0336 Criptografia para Segurança de Dados 4+0
MAC0337 Computação Musical 4+0
MAC0340 Laboratório de Engenharia de Software 4+0
MAC0341 Introdução a Bioinformática 4+0
MAC0343 Otimização Semidefinida e Aplicações 4+0
MAC0344 Arquitetura de Computadores 4+0
MAC0345 Desafios de Programação Avançados 4+2
MAC0346 Programação para Jogos Digitais 4+2
MAC0351 Algoritmos em Bioinformática 4+0
MAC0352 Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos 4+0
MAC0375 Biologia de Sistemas 4+0
MAC0385 Estruturas de Dados Avançadas 4+0
MAC0412 Organização de Computadores 4+0
MAC0413 Tópicos Avançados de Programação Orientada a Objetos [video] 4+2
MAC0414 Autômatos, Computabilidade e Complexidade 4+0
MAC0416 Tópicos de Sistemas Distribuídos 4+0
MAC0417 Visão e Processamento de Imagens [video] 4+0
MAC0419 Métodos de Otimização em Finanças 4+0
MAC0420 Introdução à Computação Gráfica [video] 4+0
MAC0424 O Computador na Sociedade e na Empresa [video] 4+0
MAC0425 Inteligência Artificial 4+2
MAC0426 Sistemas de Bancos de Dados [video] 4+0
MAC0427 Otimização Não Linear 4+0
MAC0430 Algoritmos e Complexidade de Computação 4+0
MAC0431 Introdução à Computação Paralela e Distribuída [video] 4+0
MAC0432 Processamento Digital de Imagens: Teoria e Aplicações 4+0
MAC0434 Tópicos de Sistemas de Computação 4+0
MAC0435 Métodos Formais para Especificação e Construção de Programas 4+0
MAC0436 Tópicos de Matemática Discreta I 4+0
MAC0438 Programação Concorrente [video] 4+0
MAC0439 Laboratório de Bancos de Dados [video] 4+2
MAC0441 Programação Orientada a Objetos [video] 4+0
MAC0444 Sistemas Baseados em Conhecimento 4+0
MAC0446 Princípios de Interação Humano-Computador [video] 4+0
MAC0447 Análise e Reconhecimento de Formas: Teoria e Prática 4+0
MAC0448 Programação para Redes de Computadores [video] 4+0
MAC0450 Algoritmos de Aproximação [video] 4+0
MAC0451 Tópicos Especiais em Desenvolvimento para Web 4+0
MAC0452 Tópicos de Otimização Combinatória I 4+0
MAC0453 Princípios de Pesquisa Operacional e Logística 4+0
MAC0456 Tópicos Especiais em Engenharia de Software 4+0
MAC0458 Direito e Software [video] 2+0
MAC0459 Ciência e Engenharia de Dados [video] 4+0
MAC0460 Introdução ao Aprendizado de Máquina 4+0
MAC0463 Computação Móvel 4+0
MAC0464 Sistemas Humano-Computacionais 4+0
MAC0465 Biologia Computacional 4+0
MAC0466 Teoria dos Jogos Algorítmica 4+0
MAC0467 Empreendedorismo Digital 4+2
MAC0468 Tópicos em Computação Gráfica 4+0
MAC0470 Desenvolvimento de Software Livre 4+2
MAC0471 Desenvolvimento para Web 4+2
MAC0472 Laboratório de Métodos Ágeis 4+2
MAC0473 Otimização Inteira 4+0
MAC0474 Teste de Software Baseado em Modelo 4+2
MAC0475 Laboratório de Sistemas Computacionais Complexos 4+2
MAC0485 Implicações Sociais da Computação 2+2
MAC0536 Tópicos de Matemática Discreta II 4+0
MAC0546 Fundamentos da Internet das Coisas 4+0
MAC0552 Tópicos de Otimização Combinatória II 4+0
MAC0690 Tópicos em Combinatória Contemporânea I 4+0
MAC0691 Tópicos na Teoria Algébrica dos Grafos 4+0
MAC0692 Tópicos em Combinatória Contemporânea II 4+0
MAC0693 Tópicos Matemáticos para Computação Contemporânea 4+0
MAC0775 Métodos Probabilísticos em Combinatória e em Teoria da Computação I 4+0
MAC0776 Métodos Probabilísticos em Combinatória e em Teoria da Computação II 4+0
MAE0217 Estatística Descritiva 4+0
MAE0221 Probabilidade I 6+0
MAE0224 Probabilidade II 4+0
MAE0228 Noções de Probabilidade e Processos Estocásticos 4+0
MAE0311 Inferência Estatística 6+0
MAE0312 Introdução aos Processos Estocásticos 4+0
MAE0314 Análise Estatística 4+0
MAE0315 Tecnologia da Amostragem 4+0
MAE0325 Séries Temporais 4+0
MAE0326 Aplicações de Processos Estocásticos 4+0
MAE0328 Modelos de Regressão I 4+0
MAE0330 Análise Multivariada de Dados 6+0
MAE0399 Análise de Dados e Simulação 4+0
MAE0515 Introdução à Teoria dos Jogos 4+0
MAE0532 Controle Estatístico de Qualidade 4+0
MAP0313 Cálculo de Diferenças Finitas 4+0
MAP2001 Matemática, Arquitetura e Design 4+0
MAP2210 Aplicações de Álgebra Linear 4+2
MAP2220 Fundamentos de Análise Numérica 4+2
MAP2310 Métodos Numéricos em Equações Diferenciais I 4+2
MAP2321 Técnicas em Teoria de Controle 4+2
MAP2411 Matemática Industrial I 4+0
MAT0206 Análise Real 6+0
MAT0222 Álgebra Linear II 4+0
MAT0223 Introdução à Teoria dos Números 4+0
MAT0225 Funções Analíticas 4+0
MAT0234 Medida e Integração 4+0
MAT0264 Anéis e Corpos 4+0
MAT0265 Grupos 4+0
MAT0311 Cálculo Diferencial e Integral V 6+0
MAT0330 Teoria dos Conjuntos 4+0
MAT0350 Introdução aos Fundamentos de Matemática 4+0
MAT0359 Lógica 4+0
MAT0364 Teoria de Galois 4+0
0323100 Introdução à Engenharia Elétrica 3+2
PCS0210 Redes de Computadores 4+0
PCS0216 Sistemas de Tempo Real 4+0
PCS2305 Laboratório Digital I 4+0
PCS3345 Laboratório Digital B 4+1
PCS3529 Criação e Administração de Empresas de Computação 4+0
PCS3549 Design e Programação de Games 4+0
QBQ0102 Bioquímica e Biologia Molecular 8+0
QBQ0104 Bioquímica e Biologia Molecular 4+0
QBQ0106 Bioquímica 6+0
QBQ0116 Bioquímica: Estrutura de Biomoléculas e Metabolismo 8+0
QBQ0126 Biologia Molecular 6+0
QBQ0204 Bioquímica: Estrutura de Biomoléculas e Metabolismo 6+0
QBQ0230 Bioquímica: Estrutura de Biomoléculas e Metabolismo 8+0
QBQ0250 Bioquímica: Estrutura de Biomoléculas e Metabolismo 8+0
QBQ0317 Biologia Molecular 4+0
QBQ1252 Bioquímica Metabólica 4+1
QBQ1354 Biologia Molecular 4+1
QBQ2457 Tecnologia do DNA Recombinante 4+0
QBQ2502 Enzimologia 2+0
QBQ2503 Expressão Gênica 2+0
QBQ2505 Biologia Estrutural 4+0
QBQ2507 Biologia Molecular Computacional 4+0
QBQ2508 Transporte e Sinalização Celular 2+0
QBQ2509 Bioquímica Redox 2+0

Requerimento para solicitar disciplina como eletiva

As disciplinas relacionadas acima são aceitas automaticamente como optativas eletivas. Outras disciplinas, mesmo de outras unidades da USP, poderão ser aceitas como optativas eletivas se houver aprovação prévia da Comissão de Graduação do IME.

Disciplinas optativas livres

Em número suficiente para obter pelos menos outros 24 créditos. 

Qualquer disciplina da USP é aceita como optativa livre, inclusive as optativas eletivas listadas. Das disciplinas oferecidas pelo IME, MAC0335 é aceita apenas como optativa livre.

Idealmente, a grande maioria das disciplinas optativas livres deveriam ser cursadas fora do IME, em outra unidade da USP (EACH, EP, FAU, FEA, FM, IAG, IB, IF, IO, IP, IQ,  . . .), mas optativas eletivas são também aceitas como livres.