Hackers do Bem

A divulgação de informações e de resultados de pesquisa é fundamental para universidades. No caso de instituições públicas, há ainda a necessidade de disponibilizar dados que garantam a transparência para que os cidadãos saibam como os seus impostos estão sendo aplicados. Sem dúvida, a melhor forma de divulgar todas essas informações é por meio da Internet e tem sido assim nos últimos anos. Em particular, a Universidade de São Paulo está presente na Internet desde 1990.

Apesar dos claros pontos positivos em disponibilizar um conteúdo na Internet, é necessário que isso seja feito sem criar vulnerabilidades de segurança. Essas vulnerabilidades podem permitir que pessoas mal intencionadas (comumente chamadas de hackers) realizem ataques cibernéticos, como desfiguração de páginas web, vazamento de informações confidenciais e ataque de negação de serviço. Além de manchar a imagem da instituição, ataques bem sucedidos podem levar a significativas perdas financeiras e a interrupção do serviço prestado.

O programa Hackers do Bem foi criado como um complemento da graduação para alunos e alunas do Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) interessados(as) em segurança da Informação. No programa eles(as) aprendem e colocam em prática conhecimentos visando a encontrar vulnerabilidades nos sistemas computacionais da Universidade de São Paulo, além de recomendar correções para que as vulnerabilidades deixem de existir. Tal experiência pode ser um diferencial no momento de entrada no mercado de trabalho.

Objetivos

O programa Hackers do Bem tem como objetivos:

– Oferecer a estudantes do BCC mais uma atividade para melhorar as suas formações;
– Oferecer a estudantes do BCC um complemento ao conhecimento obtido no curso de graduação em termos de segurança da informação, redes de computadores e trabalho em grupo;
– Oferecer a estudantes do BCC acesso a um ambiente de grande porte para estágio prático em segurança da informação;
– Monitorar os sistemas computacionais da USP detectando e, preferencialmente, antecipando vulnerabilidades de segurança antes que elas sejam exploradas.

Procedimentos Metodológicos

Os bolsistas envolvidos neste programa são coordenados pelos professores responsáveis. São utilizadas técnicas bem difundidas para busca e correção de vulnerabilidades de segurança. O trabalho é realizado preferencialmente em grupo para que todas as pessoas possam aprender em conjunto. Também é difundida a cultura de reprodutibilidade e de documentação das explorações das vulnerabilidades encontradas, dois aspectos fundamentais em ciência.

Justificativa

Este programa se justifica por valorizar e qualificar a graduação em Ciência da Computação do IME-USP. Além disso, o programa está alinhado com o projeto acadêmico do IME (Ciclo avaliativo 2018-2022) no Eixo 1 – Ensino, mais precisamente na Meta 2 – “Aperfeiçoamento da graduação”.

Responsáveis

O programa Hackers do Bem é uma iniciativa do IME-USP juntamente com a Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade de São Paulo (STI-USP) e conta com os seguintes docentes do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP:

Prof. Dr. João Eduardo Ferreira
Prof. Dr. Junior Barrera
Prof. Dr. Carlos Eduardo Ferreira
Prof. Dr. Daniel Macêdo Batista

O programa também conta com o apoio da Comissão Coordenadora do Bacharelado em Ciência da Computação (CoC-BCC) e do Departamento de Ciência da Computação.

Equipe de alunos

(alunos atuais)

João Renner Rudge
Pedro Henrique Mariano Correa
Willian Wang

(alunos que passaram pelo grupo)

Cainã Setti Galante (pioneiro do programa)
Daniel de Sousa Martinez (pioneiro do programa)
Victor Aristoteles Rocha Campos
Victor Seiji Hariki (pioneiro do programa)

Alunas e alunos do BCC interessados em participar do programa devem ficar atentos(as) às listas de emails institucionais, pois os anúncios de bolsas de estágio disponíveis serão feitos nessas listas.