Monografia - MAC 499 - Trabalho de Formatura Supervisionado

Estágio Supervisionado – Revista INFO Exame - Editora Abril

 

Eric Soares Costa – Número USP 251932

Professor Supervisor: Marco Dimas Gubitoso

Professor Responsável: Carlos Eduardo Ferreira

 

 

0. Minha outra experiência – Antes do estágio fiz uma iniciação científica que também contribui fortemente para minha formação. Clique aqui para saber mais sobre esse assunto.

 

1. A empresa

Meu estágio foi feito na revista INFO Exame, da Editora Abril. A INFO é a principal revista de Informática do país e a mais geral também. Trata tanto de negócios em informática quanto dicas e testes para informar o usuário doméstico. Também traz seções que visam auxiliar o profissional da área de Informática a escolher produtos e tecnologias para sua empresa. A INFO efetua pesquisas de grande destaque, como as maiores 100 empresas de tecnologia, o ranking de universidades e o prêmio INFO, que contempla os produtos, empresas e tecnologias de maior destaque do ano.

 

2. O estágio

 

2.1 – INFOLAB – Iniciei o estágio no INFOLAB, o laboratório de testes da INFO. Minha primeira incumbência era testar os produtos para a revista, gerando uma tabela comparativa que serviria de base para os editores escreverem sobre o que foi testado. Fiquei fazendo essa tarefa durante alguns meses.

 

2.2 – Sistema de Downloads – Depois fui alocado para criar um sistema para a seção de downloads do site da INFO, que, até então, era feito manualmente. Devido a restrições no provedor que hospeda as páginas da revista (UOL), tive que desenvolver um sistema que processa os dados e gera as páginas localmente, para depois fazer o upload para o servidor Web. Isso deixou o sistema muito restrito, mas certamente melhor que editar as páginas na mão, como era feito.

 

2.3 – Conteúdo de Downloads – Durante o desenvolvimento do sistema, acabei sendo incumbido de entrar com alguns downloads no banco de dados e testá-los. Como gostei muito de exercer essa tarefa e me mostrei interessado, acabei me tornando também responsável por toda a seção de downloads, conteúdo e sistema. Acabei deixando o sistema bem simples, já que só eu entrava com dados no banco. O problema era que todo fim de semestre, eu sumia do trabalho e o site ficava às moscas. Assim, participei do desenvolvimento do novo sistema, feito em PHP e acessível por toda a redação. Apesar da mudança, a geração de páginas continuou (e continua) local, pois as restrições do provedor se mantêm.

 

2.4 – Pesquisa de Universidades – No primeiro ano, a tabulação de universidades foi feita em uma planilha. Isso funcionava bem, já que a estrutura dos dados é bem simples. Mas tornava a entrada de dados muito lenta, pois apenas uma pessoa podia digitar na planilha ao mesmo tempo. Assim, fui encarregado de gerar um banco de dados (além de formulários de entrada e relatórios) para receber esses dados. Fiz a base de dados em Access, pois isso torna a integração com a planilha original muito mais fácil e também porque conhecia bastante desse banco de dados. A pesquisa, ainda em seu início, era bastante centralizada e não vi a necessidade naquele momento de fazer algo mais complexo e com acesso aberto. Essa necessidade acabou surgindo no ano seguinte. Não participei da criação do novo sistema, mas supervisionei e ajudei em questões de bancos de dados e dicas de PHP.

 

2.5 – Escrevendo para a revista – Depois de vários meses escrevendo para o site, fui escalado para escrever pela primeira vez para a revista. Como fui um dos pioneiros a instalar e fuçar o Linux na INFO, a minha primeira matéria foi de dicas (sites, livros) sobre este sistema operacional. Desde então venho escrevendo mensalmente, com colunas (de games e downloads), ou em matérias onde tenho maiores conhecimentos sobre o assunto, como vídeos, tecnologia Peer-to-Peer, Palm e computadores portáteis, entre outras. Uma das matérias em que participei (sobre MP3) foi indicada para o prêmio Abril de Jornalismo, mas infelizmente não ganhou. Recentemente também escrevi na Revista da Web, chegando a ser responsável por um caderno (conjunto de matérias mensais) da revista. Pena que a Revista da Web acabou (não foi culpa minha! J). Durante todo esse tempo, participei de cinco matérias de capa (a parte mais importante da revista), além de diversas matérias de destaque.

 

Algumas matérias escritas por mim:

Dezembro de 2001 – Capa – Dicas para deixar o micro mais rápido

Março de 2001 – Capa – Softwares de segurança

Colunas Mensais:

Download – Dezembro (Agendas)

Games – Dezembro (vários, destaque para FIFA 2001)

 

 

 

3. Problemas e dificuldades encontradas durante o estágio

Como dito brevemente, uma das chatices que encontrei durante o desenvolvimento do sistema para publicação dos downloads foi o excesso de restrições por conta das páginas da INFO estarem hospedadas no UOL. Isso me obrigou a fazer um sistema muito menos poderoso e completo do que poderia ter feito. Mas, em breve, o conteúdo das revistas da Abril ficará independente do UOL  e poderei deixar o site da INFO muito melhor.

Outra dificuldade foi começar a escrever. O que parece uma atividade tão normal quanto respirar para os jornalistas foi um “parto” para mim no primeiro mês. Era difícil organizar o raciocínio no espaço determinado e ter idéias para o visual das matérias. Mas, com o tempo, acabei pegando o jeito. Por isso, acho, fui sendo escalado para seções mais importantes da revista.

 

 

4. Projetos desenvolvidos

Conforme já foi dito, participei de diversos projetos, como a criação do sistema de downloads e também do banco de dados para a pesquisa de universidades. Também supervisionei o desenvolvimento do sistema de universidades para os anos posteriores, além de dar dicas para os outros sistemas da revista, como a publicação de notícias e a tabulação de dados das outras pesquisas. É claro, como falei exaustivamente, o meu principal trabalho na INFO acabou sendo escrever para a revista, que é algo que adoro fazer e em que venho melhorando minha habilidade ao longo do tempo. Um trabalho que faço rotineiramente na INFO é tirar dúvidas dos editores para as matérias deles. Eu costumo brincar que é impossível passar 15 minutos sem que alguém venha me perguntar: “Eric, o que é a tecnologia X?”. Apesar da brincadeira, eu gosto muito de fazer isso também, pois contribuo para a precisão técnica da revista.

 

 

5. Projetos futuros

O que não faltam são idéias para melhorar o site e a revista. O que falta é tempo para desenvolver todos. A principal idéia é melhorar o sistema de downloads. Gostaríamos de aumentar a interação do usuário no site, dando suporte a opinião sobre programas, dicas e cadastro online de software nacional para o site. O problema é que não é possível de maneira prática usar um banco de dados integrado às páginas. Mas, como já disse, esse problema é temporário. Logo, começarei em breve a trabalhar nos scripts que comandarão o site mais poderoso.

Outro projeto que está suspenso é a criação de um workflow para a revista. É muito comum matérias atrasarem ou os responsáveis pela arte demorarem a receber textos prontos. Assim, um sistema que mostrasse a cada momento o status de cada matéria da revista aumentaria consideravelmente a produtividade da redação. Só não iniciei esse projeto porque a Abril está em negociações para adquirir um sistema comercial que servirá a esse intuito. 

 

 

6. O BCC e o estágio

Como eu costumo dizer para minha chefe, alunos de Exatas na USP conseguem fazer de tudo. Se alguém precisar sofrer uma cirurgia de cérebro, basta entregar um livro de Neurologia a um aluno de Exatas e dar um fim de semana para ele estudar. Isso se deve ao alto desenvolvimento de raciocínio lógico e estruturado que é oferecido. Muitos alunos só vão ver o valor das matérias “chatas” ao perceber esse fato. Claro que não foi apenas isso que me ajudou no estágio. Os conhecimentos das disciplinas MAC426 (Bancos de Dados) e MAC332 (Engenharia de Software) foram essenciais para o desenvolvimento dos projetos, além de ajudar a supervisionar e auxiliar em projetos onde não participei diretamente. Gostaria de citar também a disciplina MAC424 (O Computador na Sociedade e na Empresa) como uma boa optativa que ajuda a pensar e aprender computação de uma maneira diferente, quase filosófica. Esse tipo de raciocínio sempre me ajudou a fazer analogias e buscar temas de interesse aos leitores.

 

 

7. Experiência adquirida

Uma grande vantagem de trabalhar em uma revista é a necessidade de manter-se atualizado. Ler sobre os mais diversos assuntos de informática para ter idéias que possam ter espaço na INFO me deixou extremamente informado e com conhecimentos em diversas áreas, de hardware a e-commerce, passando pelos campos mais distintos. Aprender a escrever direito e de forma concisa e clara é um bônus muito bem vindo também. Em programação, o maior ganho foi aprender a trabalhar com prazos e restrições, além de algum desenvolvimento em bancos de dados (comecei o projeto antes de cursar a disciplina MAC426 no IME).

 

8. Conclusão

Trabalhar é muito importante para o aluno aprender a lidar com prazos e chefes reclamando. Isso é muito útil, pois o clima da faculdade ainda é parecido com o da escola, e esse choque do estágio prepara o estudante para o baque de trabalhar e ter de sustentar a própria barriga. É também bom aprender a trabalhar em equipe e se acostumar ao clima diário e pessoas com temperamento e objetivos completamente diferentes (em geral, na universidade, as pessoas estão preocupadas em passar das matérias e se formar). Para mim, em especial, o trabalho foi bom para ganhar de volta um pouco da auto-estima de se destacar. Dentro do IME, devido a quase todo mundo ser muito inteligente, fica difícil ter uma projeção maior. No trabalho, devido a diversidade maior de formações, isso fica mais acessível.