Sistema Online de Acompanhamento Didático

menu



1. Introdução

Uma faculdade como a Poli tem cerca de 800 alunos de primeiro ano. Cada aluno deve imprimir e entregar seus trabalhos aos professores para que possam ser corrigidos. Supondo que trabalhos de alunos de primeiro ano sejam relativamente pequenos, teremos uma média de 2 a 3 páginas por trabalho, ou seja, cerca de 2000 páginas que após serem corrigidas serão descartadas tornando-se lixo. Juntamente com os impressos serão entregues cerca de 800 disquetes com cópias dos trabalhos. Como todos sabem, disquetes são facilmente danificados, causando na maior parte das vezes a perda de seu conteúdo e obrigando o aluno a fazer outra cópia e entregá-la novamente ao professor.

Os alunos são normalmente divididos em várias turmas, com professores diferentes que, por algum motivo acabam por passar trabalhos diferentes para seus alunos. Isso gera o problema de onde cada turma deve entregar seus trabalho. Alguns são entregues em uma urna, outros na sala do professor ou para o monitor e talvez alguém aceite também por correio. O que acaba causando uma tremenda confusão e às vezes trabalhos acabam sendo perdidos.

Estes e muitos outros problemas fizeram surgir a idéia do sistema Panda.

O Panda foi criado para que os alunos pudessem entregar seus trabalhos sem ter nenhuma das complicações descritas. Eles simplesmente sentariam no computador, fariam o trabalho e o entregariam via internet aos seus respectivos professores. Sem complicações, sem desperdícios. Os trabalhos podem ser sincronizados. Assim suas datas de entrega e assunto podem ser os mesmos.

O Panda quer organizar a entrega dos trabalhos e centralizá-la em um só lugar, assim como disponibilizar as notas e permitir a correção dos mesmos diretamente no sistema, dessa forma criando uma ferramenta para acompanhar o aluno durante a sua graduação e facilitar a interação aluno-professor.

Este documento trata do aspecto técnico do sistema, desde arquitetura até detalhes da implementação.
login

2001 - 2002 panda.ime.usp.br