Sistema Online de Acompanhamento Didático

menu



12. Desafios e Frustrações

Quando decidimos por fazer esta nova versão do Panda os objetivos eram bem diferentes comparados aos do projeto anterior pois dessa vez começamos a trabalhar exatamente do ponto em que paramos na versão antiga. Algumas das novas funcionalidades se mostraram necessárias com o uso da outra versão enquanto outras já haviam sido planejadas mas não implementadas devido à dificuldades ou falta de tempo. Dessa forma, durante o desenvolvimento deste novo Panda, foi preciso enfrentar e resolver diversos problemas, alguns que já haviam sido adiados e outros novos, com os quais não estávamos familiarizados.

Estender um projeto já existente se mostrou bem diferente do que fazer algo totalmente novo, principalmente neste caso que, além de adicionar algumas novas funcionalidades, estávamos também refazendo tudo o que já existia no Panda anterior. Felizmente este não foi um processo desanimador pois apesar das funcionalidades terem sido mantidas as diferenças entre o funcionamento interno dos dois projetos foram suficientes para tornar o trabalho interessante.

Outro desafio desse projeto foi a utilização de novas tecnologias e práticas de desenvolvimento. Esta foi a primeira vez em que tive a oportunidade de trabalhar intensamente com CVS, arquitetura Model View Controller, design patterns, etc.

Aperfeiçoar meus conhecimentos em Java e programação orientada a objetos foi um benefício proposto e adquirido com o projeto, assim como aprimorar a minha forma de trabalhar em equipe e com um projeto mais extenso.


Infelizmente tudo o que fazemos, ou quase tudo, tem os seus baixos e claro que com este novo Panda não foi diferente. Durante o desenvolvimento muitos pequenos problemas surgiram mas o que realmente chegou a atrapalhar o projeto e poderia ser melhorado foi a questão dos atrasos em relação aos prazos estabelecidos e o que mais me frustrou foi a exclusão de algumas boas idéais para novas funcionalidades.

O grande problema dos nossos prazos, ao meu ver, foi decidí-los sem levar em conta fatores importantes como possíveis problemas pessoais e tempo de adaptação à novos conceitos e tecnologias. Os freqüentes atrasos certamente acabam por ter uma má influência na disposição do grupo na hora de desenvolver o projeto e também acarretam em soluções de ultima hora e eliminação dos testes, que são mais que fundamentais em projetos desse tipo.

Apesar de termos desenvolvido uma base muito flexível que torna a adesão de novas funcionalidades muito simples, algumas das idéias foram postas de lado, e outras simplificadas, para que o projeto fosse terminado.

Realmente gostaria de ter incluído mais alguns detalhes nessa versão do Panda, mas a má distribuição do tempo aliada com um pouco de falta de planejamento tornaram isso impossível. Espero poder continuar melhorando o projeto nos próximos meses, antes de ele finalmente estar em uso.
login

2001 - 2002 panda.ime.usp.br