Sistema Online de Acompanhamento Didático

menu



2. Os Pandas

Não temos muitas informações sobre o que era o Panda antes da versão de 2001. Apenas sabemos que havia uma ferramenta utilizada para a entrega de trabalhos via internet. O administrador cadastrava os professores e suas respectivas matérias no sistema e qualquer pessoa, via internet, poderia se cadastrar e enviar um arquivo para qualquer matéria de qualquer professor. Ou seja, era um sistema muito simples e sem segurança alguma, porém com um enorme potencial.

A pedido dos professores resolveu-se criar um novo sistema de entrega de trabalhos. A nova versão incluiria funcionalidades como uma página na Internet com as informações de cada matéria para os alunos, um sistema de administração mais completo, sistema de correção de trabalhos via Internet, uma lista de discussão para cada matéria, login e senha para cada aluno fornecidos pelo professor da matéria aumentando dessa forma o nível de segurança e outras funcionalidades menores. Foi assim que surgiu o Panda.

Todo o sistema foi construído para ser usado e administrado via Internet. Um administrador cria contas paras os professores e cada professor cria contas para seus alunos. Foi nessa época que o Panda começou a ficar famoso. Os professores começaram a dar mais atenção ao sistema e utilizá-lo mais. A divulgação do sistema motivou outros professores a utilizá-lo também, mostrando que o Panda é um bom instrumento para o acompanhamento didático dos alunos. Surgiu então a idéia de introduzir mais funcionalidades no panda para que um dia ele pudesse substituir o webct da usp. Nascia aí o Panda 2.

O Panda estava muito bom. Os professores e alunos elogiaram e fizeram muitas críticas construtivas. Muitas idéias surgiram e queríamos colocar todas no panda, mas isso se tornou um problema. O panda tinha sido todo escrito em PHP. Apesar de ser uma boa linguagem e ter recursos poderosos, o PHP tem um problema. O código escrito, por melhor que seja, acaba se tornando muito bagunçado, pois não incorpora técnicas de orientação a objetos. Dessa forma, implementar mais funcionalidades ao panda seria um esforço que não compensaria o resultado. Resolvemos que o melhor a fazer seria reescrever o Panda utilizando uma linguagem mais flexível e mais poderosa, a nossa escolha foi o Java. Descreveremos a seguir tudo deste novo Panda. Tudo sobre as tecnologias e conceitos utilizados e todo nosso esforço para fazer um sistema melhor e que futuramente possa ser facilmente aprimorado.
login

2001 - 2002 panda.ime.usp.br