Desafios e frustrações

Cada projeto em que estive envolvido apresentou vários desafios. De uma forma geral, a etapa inicial de cada atividade já revelava desafios, uma vez que, na maioria dos casos, eu desconhecia algumas ferramentas e tecnologias que deveriam ser utilizadas. Constatei que o autodidatismo é um requisito importante, tendo que pesquisar em diversas fontes - livros, Internet, documentação e até código-fonte - para entender como resolver determinado problema.

Realmente me agradou a quantidade de assuntos e tecnologias que eu aprendi durante o estágio. Gostei da confiança que eu recebi, por ter tido a oportunidade de aprender tecnologias que poucas pessoas da empresa dominavam. Isso foi um indicativo de que acreditaram em minha capacidade para resolver problemas.

Também tive algumas frustrações. Para a minha primeira atividade na empresa, a integração com banco de dados usando JNI, além da necessidade de aprender a tecnologia, tive que ter, acima de tudo, bastante paciência. Fiquei um pouco frustrado com a falta de informação. De início, sabia apenas que deveria fazer uma certa integração e conhecia o nome da função a ser invocada, além do significado de cada argumento e do valor de retorno. Para conseguir o exemplo de uso da DLL, foi necessário aguardar quase uma semana, devido à demora por parte do cliente.

Também percebi que um desenvolvedor sempre deve estar preparado para mudanças. Em várias situações, me deparei com mudanças de estratégias ou mesmo cancelamento de projetos. O início de meu estágio foi um exemplo: recebi informações de que minhas primeiras atividades seriam direcionadas para o desenvolvimento em plataforma J2EE, mas após uma mudança de estratégia, comecei com JNI. Outro exemplo foi o estudo de Maven: a atividade estava previamente determinada para outro estagiário, mas acabei recebendo tal responsabilidade.

Senti um pouco de frustração devido às repentinas mudanças e por não saber exatamente quais seriam minhas tarefas e se as atividades desenvolvidas no momento seguiriam até a conclusão, ainda mais no momento em que tive que redigir a proposta para a monografia e enumerar as atividades para o segundo semestre.