Interação com mentores

Meu principal mentor foi Edson Alambert, um dos diretores da Omnidata Networking, pessoa a quem eu apresentava os resultados de progresso das minhas atividades. Achei interessante pois possuía a liberdade de opinar e dar sugestões a respeito de minhas atividades. Interessante também foi o fato de que ele já foi aluno do IME e com isso, pude esquecer por um momento das diferenças quanto ao nível hierárquico e expressar minhas sugestões e pontos de vista sem receio.

Ter contato direto com meu chefe também tornou o processo mais ágil. Em empresas de grande porte, onde nem sempre gerentes e diretores têm contato direto com os desenvolvedores, requisições de mudança ou quaisquer outros tipos de requisições devem ser repassados de pessoa para pessoa. No meu caso, ao me defrontar com alguma problema ou dúvida, podia falar diretamente com meu chefe, sem ter a necessidade de repassar a dúvida a outra pessoa.

Para a maioria das atividades, eu atuava sozinho, com exceção de alguns momentos em que tive a ajuda de um outro desenvolvedor. Por exemplo, para a fase posterior à especificação do protocolo, ou seja, o desenvolvimento da Central, o início da especificação do componente foi feito juntamente com um outro desenvolvedor da empresa. Mas esse processo foi curto pois, como eu já havia dito, tal etapa foi cancelada temporariamente.