Trilhas: Sistemas de Software

A trilha Sistemas de Software é voltada para alunas e alunos que desejem se especializar na área de desenvolvimento de software, por meio de uma exposição extensa a teorias, técnicas, métodos e ferramentas mais modernas de desenvolvimento de software. Aquelas e aqueles que concluírem a trilha serão capazes de realizar diversas habilidades avançadas de um cientista da computação após concluírem o BCC: Gerenciar software de grande porte composto por muitos programas, vários deles de grande porte; Construir software para lidar com grandes quantidades de dados por meio de técnicas de Big Data, Mineração de Dados e Aprendizado de Máquina; Gerenciar equipes de desenvolvimento de software; e Comunicar-se com clientes e usuários para entender seus problemas, dificuldades e necessidades.

Um aluno que quer seguir a trilha deve:

    • Cursar 1 disciplina do módulo Sistemas Paralelos e Distribuídos
    • Cursar 2 disciplinas do módulo Desenvolvimento de Software
    • Cursar 1 disciplina do módulo Banco de Dados
    • Cursar mais 3 disciplinas da trilha

Módulos

MAC0332

MAC0218

MAC0413

MAC0467
Engenharia de Software

Técnicas de Programação II (esporádica)

Tópicos de Programação Orientada a Objetos

Empreendedorismo Digital
MAC0470 Desenvolvimento de Software Livre
MAC0472 Laboratório de Métodos Ágeis
MAC0475 Laboratório de Sistemas Computacionais Complexos (esporádica)
MAC0446 Princípios de Interação Humano-computador
MAC0696

PCS3863
 *
Cibersegurança e Privacidade (esporádica)

Gerência e Qualidade de Software
Sigla Nome da disciplina
MAC0426 Sistemas de Bancos de Dados
MAC0439 Laboratório de Banco de Dados
MAC0459 Ciência e Engenharia de Dados
Sigla Nome da disciplina
MAC0219 Programação Concorrente e Paralela
MAC0344 Arquitetura de Computadores
MAC0352 Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos
PCS3848* Sistemas Embarcados
PCS3858* Laboratório de Sistemas Embarcados

(*) Recomendações para cursar as disciplinas de sigla PCS

Essas disciplinas são disciplinas oferecidas no regime quadrimestral da Escola Politécnica, portanto, o período de matrícula pode ser diferente do período de matrícula para as disciplinas semestrais do BCC e de outros cursos da USP. Quem tiver interesse em cursar alguma dessas disciplinas, deve, após confirmar pela página da disciplina no jupiter que ela será oferecida no quadrimestre de interesse, realizar sua matrícula normalmente pelo jupiter, dentro do prazo estabelecido pela Escola Politécnica. Se ocorrer algum erro nesse processo (desde que não seja matrícula fora de prazo), deve-se escrever para a Secretaria do Departamento de Ciência da Computação (secmac@ime.usp.br) com cópia para o coordenador da CoC-BCC solicitando a matrícula. Os nomes das pessoas que não conseguiram se matricular normalmente serão enviados para o Serviço de Graduação do IME que incluirá as disciplinas nas grades horárias dessas pessoas.

Informações sobre o calendário quadrimestral da Poli devem ser obtidas no site da Poli (https://www.poli.usp.br/). Esse calendário precisa ser respeitado pois não serão aceitas matrículas fora de prazo.

Essas disciplinas não possuem pré-requisito formal para os alunos do BCC mas é altamente recomendável que quem tiver interesse em cursá-las, siga as recomendações abaixo