Novidades no BCC para 2024

Na última semana foram deliberadas e aprovadas em Conselho algumas mudanças referentes ao BCC, aqui reuniremos as informações disponíveis sobre cada uma das mudanças e o que esperar delas.

Optativa eletiva de Humanidades e Artes

A disciplina obrigatória para concluir o curso: FLC0474 – Língua Portuguesa, deixa de ser a única opção para conclusão do curso, agora é contemplada a possibilidade de cursar uma optativa de artes também.

O elenco de matérias aceitas automaticamente são:

FLC0474 – Língua Portuguesa
– 3 créditos aula

FLC1476 – Letramento acadêmico em diversas áreas do conhecimento
– 2 créditos aula
– 1 crédito trabalho

AUH2803 – Aspectos Conceituais e Estéticos do Design de Interface

AUP1301 – Tópicos de Design para Ambientes Digitais
– 1 crédito trabalho

AUP2409 – Teoria do Design

1610041 – Design: história e projeto
– 0 créditos trabalho

Outras disciplinas poderão ser aceitas dentro dessa categoria mediante aprovação da Comissão de Graduação do IME. Para que seja considerada a aprovação a disciplina em questão deve ser cursada em algum instituto ligado às áreas de Humanidades e Artes e ter no mínimo 3 créditos.

Curricularização da Extensão

A partir de 2024, o sistema Júpiter passa a contabilizar automaticamente horas de extensão associadas às disciplinas cursadas.

Essa mudança se aplica a todos os ingressantes do BCC a partir de 2023. No total deverão ser cumpridas 350 horas de extensão para a conclusão do curso.

O BCC passará a oferecer as seguintes disciplinas para realização de atividades de extensão e atribuição das respectivas horas de extensão associadas:

MAC0213 – Atividade Curricular em Comunidade (120 horas)
– 4 créditos trabalho

MAC0214 – Atividade Curricular em Cultura e Extensão (120 horas)
– 4 créditos trabalho

MAC0332 – Engenharia de Software (60 horas)
– 2 créditos trabalho

MAC0470 – Desenvolvimento de Software Livre (60 horas)
– 2 créditos trabalho

MAC0472 – Laboratório de Métodos Ágeis (120 horas)
– 2 créditos trabalho

MAC0500 – Trabalho de Formatura Supervisionado voltado à Extensão (480 horas)
– 16 créditos trabalho

Para permitir a condução de trabalhos de conclusão sem foco em extensão, a disciplina MAC0499 deixará de ser obrigatória e passará a fazer parte do grupo de disciplinas optativas eletivas de Trabalho de Conclusão de Curso, juntamente com MAC0500.

Outros cursos também passarão a oferecer disciplinas com esse mesmo propósito e caso o aluno opte por realizá-las as horas serão contabilizadas mesmo que a matéria não se encontre na lista acima.

Atualizações nas trilhas do BCC

A partir do próximo ano a trilha de Inteligência Artificial passa a incluir também a disciplina MAE0228 – Noções de Probabilidade e Processos Estocásticos na lista de disciplinas “Teoria associada à IA”.

Além disso a trilha de Ciência de Dados foi reformulada como resultado de conversas da CoC-BCC com seu corpo discente. A trilha passa a se denominar “Trilha de Ciência de Dados e Aprendizado de Máquina”.

Você pode acessar a descrição completa da trilha clicando aqui.