Retrospectiva 2023

|

Neste post, apresentamos de forma abrangente a jornada, eventos marcantes, reconhecimentos e imagens que marcaram o ano de 2023.

Semana de Recepção: Uma Odisséia Scooby-Doo

A Semana de Recepção, cuidadosamente planejada por uma dedicada comissão, foi concebida para proporcionar aos novos ingressantes uma recepção verdadeiramente extraordinária. Tratou-se de uma semana repleta de atividades envolventes, intercâmbio de experiências e preparação para o início da vida acadêmica. O tema escolhido para a Semana de Recepção de 2023 foi nada menos que “Scooby-Doo”, trazendo consigo uma atmosfera de mistério e diversão.

As atividades cuidadosamente elaboradas incluíram gincanas e desafios ao ar livre, proporcionando aos participantes a oportunidade de se integrarem e formarem laços duradouros desde os primeiros dias na instituição. O espírito colaborativo e aventureiro do tema Scooby-Doo permearam cada aspecto da semana, criando uma experiência única e memorável para todos os envolvidos.

Durante essa jornada, os novos membros puderam desfrutar de momentos de descontração, compartilhar suas expectativas e receber orientações valiosas para o seu percurso acadêmico. As atividades não apenas fomentaram a integração, mas também cultivaram um ambiente acolhedor que promoveu a diversidade e a amizade entre os estudantes.

Além disso, a Semana de Recepção de 2023 foi marcada por premiações que reconheceram a participação exemplar, criatividade e espírito de equipe dos envolvidos. Esses momentos de celebração fortaleceram ainda mais os laços entre os calouros e estabeleceram um tom positivo para o ano acadêmico que se iniciava.

Code Lab: HackFools

Em 2023, ocorreu o HackFools, uma competição descontraída organizada pelo grupo de extensão Codelab. Estudantes uniram-se para elaborar soluções aos desafios propostos pelos organizadores.

O evento foi concebido para proporcionar diversão aos participantes, permitindo que aplicassem seus conhecimentos de desenvolvimento web de maneira prática. O desafio proposto foi a elaboração do tema “Dominação Mundial”, o que acabou gerando soluções muito criativas e engraçadas.

She Hacks Brasil

A quinta edição do evento destinado a universitárias ocorreu no ano de 2023. Esta maratona reuniu participantes que se identificam no espectro feminino de gênero, proporcionando um pré eventos com palestras abrangendo temas relacionados ao mundo da computação.

Além das palestras, o evento incluiu o hackathon, oferecendo oportunidades para as participantes demonstrarem suas habilidades e criatividade em desafios computacionais. O Hackaton também contemplou premiações, incentivando e reconhecendo as conquistas das participantes, destacando o talento e a inovação presentes nesse ambiente colaborativo e inspirador.

MaratonUSP: Final Brasileira da Maratona de Programação 2023

A Maratona de Programação 2023 teve êxito para a USP, com três times inéditos na final brasileira em Chapecó-SC, de 19 a 22 de outubro. Em destaque, dois times alcançaram o Top 10 na América Latina, qualificando-se para o Programadores de America em Guadalajara, México, de 14 a 19 de março de 2024. Enrique Junchaya e Gabriel Morete de Azevedo são os orgulhosos treinadores dos times. 🏆👏

Ranking Mundial: Pela 1ª vez, USP entra no top 100 de melhores universidades do mundo em ranking internacional

A USP subiu 30 posições em um ano, após melhorar reputação internacional e aumentar nível de empregabilidade dos ex-alunos. QS World University Ranking avalia aspectos como sustentabilidade, colocação no mercado de trabalho, citações em pesquisa e número de professores por estudante.

Premio PIPA: Evento

O Prêmio PIPA 2023 homenageou os vencedores em duas categorias:

1. Grupo: O primeiro, denominado “Hackers do Bem”, composto por membros do grupo de extensão Ime Sec, cuja realização consistiu em aperfeiçoar a varredura de segurança da USP. O segundo grupo, denominado “Maratonas USP”, teve como objetivo aprimorar a interface do Codeforces e o juiz online para o curso introdutório de programação competitiva.
  2. Individual: Daniel Silva Lopes da Costa foi reconhecido por centralizar e divulgar programas de permanência para os estudantes de graduação. Gabriel Caiaffa Floriano Mendonça recebeu o prêmio por desenvolver programação competitiva para o ensino público fundamental.

Agradecemos a todos por compartilharem desta jornada incrível. Que continuemos avançando, celebrando a trajetória percorrida e mantendo viva a essência da amizade, da colaboração e da determinação que caracterizaram o BCC 2023! 🎉